Games Internet

Como montar um setup de trabalho adequado.


Para muitos profissionais, a própria casa é o local de trabalho. Nesse caso, é preciso dedicar um lugar do lar para essa função e esse espaço passa a ser chamado de home office.  

Uma das partes mais importantes para fazer um bom uso desse espaço é montá-lo com uma estrutura necessária para maximizar as funções da rotina e para fazer isso é preciso montar um setup adequado. 

O setup é a estrutura do local do computador no local de trabalho e envolve questões como qualidade do hardware, espaço físico adequado, iluminação ideal e outros fatores que influenciam na qualidade do trabalho. 

Os traders, competidores de poker e gamers são as principais profissões que exigem uma boa estrutura no home office e abaixo trazemos algumas dicas importantes sobre como esses profissionais podem montar o setup correto. 


Setup para os gamers 

Um hardware de qualidade é imprescindível para o gamer. Afinal, sem um bom equipamento e uma placa de vídeo poderosa, esse profissional simplesmente não é capaz de jogar os jogos de última geração com a configurações adequadas para competir. 

Atualmente, um computador completo e que consiga suprir grande parte da demanda dos games de última geração requer configurações mínimas como um processador i7, 8 GB de memória RAM e uma placa de vídeo com pelo menos 2 GB.  

As peças no computador não são tudo e uma cadeira confortável e giratória também é necessária. Além disso, pelo menos outros dois monitores e um bom headphone que não incomode o ouvido e consiga suportar longas horas de ação são peças indispensáveis. 

O teclado e o mouse não deixam de ter o seu grau de relevância para um bom setup. Muitos gamers gostam de utilizar o teclado mecânico para os jogos e mouses especializados que são mais precisos e rápidos do que os comuns. 

Para completar o setup é preciso não esquecer de acessórios que são relevantes no conforto, como descanso de pés, luzes especiais e outros itens relacionados. 


Estação de trading adequada 

No mundo do trading, a estrutura operacional é chamada de estação e tem um lugar de muita importância na rotina do profissional, mas o setup certo para esse tipo de profissional depende do estilo operacional.  

Se o trader operar constantemente e tiver a necessidade de acompanhar muitos gráficos simultaneamente, o recomendado é utilizar uma máquina que tenha ótima memória RAM, processador acima da média e internet de muita potência. Dessa maneira, a máquina não vai ser um empecilho e possibilitará que o profissional execute várias tarefas ao mesmo tempo. 

Caso o investidor tenha como prioridade investimentos a longo prazo e seja adepto da análise fundamentalista, não é necessário investir tanto em hardware de última geração. 

Ainda assim, independentemente do foco principal do trader, é fundamental a presença de um no break para manter o equipamento saudável e uma bateria adicional que funcione como gerador para suportar um período sem energia e impedir que o trabalho seja prejudicado por questões externas.  

Outro aparato importante é ter um computador extra ou notebook para auxiliar nas transações. Vários traders não podem se dar ao luxo de um problema de hardware ou software na sua máquina principal e ter uma saída alternativa é relevante para um bom setup de trading. 


Setup para o competidor de poker 

O poker é um esporte centenário e com raízes fincadas no Brasil há algum tempo e a internet trouxe uma nova maneira de praticar o esporte das cartas através do modo online em que milhares de competidores do mundo todo se enfrentam em torneios diários. 

O setup apropriado é fundamental para o especialista em poker online, pois muitos competidores profissionais costumam disputar uma série de torneios simultâneos ao mesmo tempo e para isso é necessário uma grande quantidade de monitores no home office.  

Para se ter uma ideia do alto ritmo envolvido na profissão, um profissional dedicado ao poker pela internet disputa cerca de 30 a 50 torneios em um só dia. 

É recomendado ter pelos três monitores de 17” para maximizar os resultados. É o caso do português André Coimbra, ex-profissional do esporte das cartas que sempre contava com no mínimo dois monitores e um notebook para executar a carga de trabalho diária. 

Vários monitores proporcionam uma maior comodidade para o competidor trabalhar

Outro que aprova o setup é João Bauer, brasileiro especialista em poker online. “Eu acho legal ter vários monitores, pois é possível configurar as telas de cada site em um monitor. Além disso, faz com que eu foque em diferentes lugares” afirma o profissional. 

Bauer também atenta pela necessidade de uma placa de vídeo boa para conseguir rodar diferentes softwares de poker que exigem capacidade gráfica. No entanto, diferente do gamer (que depende mais da placa de vídeo), não é necessário um modelo de última geração. 

Assim como no caso do trader que precisa analisar gráficos simultâneos, o competidor de poker online necessita de um excelente hardware na parte de velocidade e processamento. Outra semelhança é a presença de um notebook ou computador extra para não ter prejuízos caso a máquina principal apresente alguma pane. 

Ivan Martins, outro profissional do poker, alerta sobre a presença de boas cadeiras, mouse e periféricos. “Já imaginou estar jogando e do nada seu mouse quebrar?! Para quem joga MTT e faz sessions que podem chegar a 10 horas, já pensou na diferença que a cadeira faz?”, indaga o competidor em seu blog pessoal.  

Portanto, a cadeira é essencial para o conforto e o bem-estar do profissional, ainda mais considerando o fato de que o uso prolongado de cadeiras ruins com baixa ergonomia pode acarretar até mesmo em problemas de saúde. 

Martins também ressalta a relevância do ambiente e para maximizar o setup é preciso ter um home office arejado, fresco, com boa iluminação e sem interferências que podem atrapalhar no resultado do trabalho. 


Setup adequado traz benefícios que vão além de uma maior produtividade 

Seja no poker, nos jogos eletrônicos, na rotina do trader ou em qualquer outra profissão que exija um escritório particular devidamente equipado, contar com a estrutura correta de trabalho é crucial e proporciona benefícios que superam a própria qualidade do trabalho e a produtividade do profissional. 

Afinal, como disse Martins, quem trabalha em casa geralmente passa muitas horas por dia no home office e ter um ambiente adequado e que atenda às necessidades está diretamente relacionado com uma melhor qualidade de vida. 

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.