Emprego de Desenvolvedor de Software
Antivirus Segurança

Vírus e antivírus: maiores mitos e verdades.

Desde que a internet se tornou um item fundamental no dia a dia de muitas pessoas, a proliferação de vírus e web ataques também se intensificou em grande escala.

Felizmente, muitas ferramentas e softwares foram criados para que os usuários possam se proteger contra qualquer tipo de ameaça que coloque em risco sua privacidade. Isso deu origem a vários mitos – que se tornaram dúvidas frequentes – para quem busca proteção e tranquilidade ao navegar na internet.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns dos principais mitos e verdades sobre vírus e antivírus. Confira!

1. Posso ser infectado apenas visitando uma página?

Verdade! Infelizmente, pode. Assim como mensagens de e-mails, sites também podem contar com scripts maliciosos. Muitas vezes, esses códigos são inseridos indevidamente em sites altamente populares, aumentando ainda mais o risco de proliferação.

Neste caso, a dica é manter seu navegador e antivírus atualizados para evitar qualquer tipo de problema.

2. Dois antivírus funcionam melhor do que um?

Mito! Está muito enganado quem pensa que dois antivírus instalados em um computador é sinônimo de mais proteção. Com esta ação, os softwares podem competir entre si, deixando o sistema mais lento e abrindo brecha para que a funcionalidade de um anule a proteção do outro.

No geral, o que difere um antivírus do outro são detalhes de desempenho e configurações. Por isso, escolha sempre o mais apropriado para suas necessidades pessoais.

Um exemplo é o Software Internet Security, da Bitdefender, que oferece proteção contra ameaças na internet para Windows, sem comprometer os recursos do sistema.

Homem sorridente utilizando computador livre de vírus

3. Vírus tem capacidade suficiente para destruir o hardware?

Verdade! A maioria dos malwares não possui capacidade para causar danos específicos ou físicos diretos na máquina, mas programas nocivos podem abrir caminhos para que componentes do computador entrem em exaustão.

Em outras palavras, eles têm sim capacidade para destruir um hardware do seu PC. Não de forma imediata, mas é um risco a ser corrido.

4. Firewall básico pode funcionar como antivírus?

Mito! Um firewall, desde o básico ao mais completo, é apenas um complemento ao antivírus e em nenhuma hipótese irá substituí-lo.

Grande parte dos antivírus possui firewalls de qualidade, mas quem quer evitar conexões suspeitas e não autorizadas em sua máquina com maior efetividade, recomenda-se instalar softwares mais sofisticados desta categoria.

Mas é preciso deixar claro: antivírus e firewall não é a mesma coisa.

5. Vírus deixam o computador lento?

Verdade! Quase como um ditado popular, se o computador está lento é porque está com vírus. E quem diz isso tem razão.

Programas maliciosos abusam da capacidade do processamento das máquinas e fazem com que o PC fique mais “pesado”.

O motivo? Em geral, malwares utilizam parte da banda larga do usuário, dando a impressão de que o sinal da internet está debilitado. Além da lentidão de funcionamento de programas e outros itens.

E você, tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários! Teremos o maior prazer em ajudar! 🙂

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec Blog.

Imagens: Pexels (Bruce Mars), Unsplash (Chris Ried)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.