Games Noticias

Você sabe o que aconteceria se você dissesse “Bingo” no Japão?

Nos também não sabíamos e achamos muito legal! Como assim? Vamos lá!


No Brasil jogamos bingo em milhares de variantes, mas sem importar o tipo de partida, mantemos uma constante: a palavra bingo sempre é dita, reconhecida e entendida da mesma forma.

Se a gente disser “Bingo” em –quase- qualquer parte do mundo, a associação imediata será com o jogo. Aliás, se você disser “Bingo” é muito provável que alguém lhe explique como comprar um cartão. Ou talvez onde achar um cassino por perto. Ou inclusive acabe conhecendo a tia de alguém, que adora companhia para jogar bingo á tarde.

Se for no Brasil, as pessoas provavelmente mostrem para você um, ou vários sites de bingo online, para você conseguir curtir o jogo e talvez até receba dicas a respeito. Mas todas as possibilidades de associação com a palavra bingo, vão girar em torno ao jogo.

Mas… Você sabe o que aconteceria se você dissesse “Bingo” no Japão? Caso você disser “Bingo” para um japonês ou estiver no Japão e disser a palavra “Bingo” as possibilidades de ter experiências totalmente diversas, aumentam ao dobro.

Isto é, você vai receber duas possíveis respostas. A primeira provavelmente seja relacionada ao jogo, mas a segunda possibilidade, é bem mais surpreendente.

A história que há dentro desse fonema no Japão é muito fascinante. Quase tanto quanto a foto. A palavra “Bingoescrita com as mesmas letras ocidentais que o jogo, refere-se a uma antiga província japonesa.

Após a Batalha de Sekigahara, Tokugawa Ieyasu repassou esse território para seus aliados.

Lá por 1868 na costa do Mar Interior no lado oeste da ilha de Honshū, localizava-se a província de “Bingo”. Abrangia também o Leste da atual prefeitura de Hiroshima onde acredita-se que estava a capital. Durante o Período Sengoku, “Bingo” localizava-se nos domínios do clã Mori.

A Batalha de Sekigahara, ou popularmente conhecida como a “Divisão do Reino”, foi o conflito decisivo ocorrido em 15 de setembro de 1600, que abriu caminho para a ascensão do Xogum Tokugawa Ieyasu ao poder do Japão.

Ieyasu Tokugawa foi o fundador e primeiro xogum do Xogunato Tokugawa do Japão, que perdurou desde a Batalha de Sekigahara em 1600 até a Restauração Meiji em 1868. Ieyasu tomou o poder em 1600, foi indicado xogum em 1603, abdicou do cargo em 1605, mas continuou no poder até a sua morte em Osaka, em 1615.

Uma das maravilhas de Bingo é essa edificação impressionante, o Castelo Fukuyama. Essa maravilhosa construção foi na época, o castelo do Han Bingo-Fukuyama durante o Período Edo da História do Japão.

Viu que maravilha? Quem diria que essa palavra além do jogo guardava um castelo dentro?

Muito bem, agora sim, após esclarecer essa chamativa coincidência de fonemas, vamos voltar ao nosso querido jogo e as suas múltiplas variantes no mundo e no Brasil. Todas elas inspiradas no clássico “beano”.

Vamos lá!


Tantas cores como variantes de Bingo!

Bingo

Trazemos 8 variantes bem conhecidas para você, confira e deixe seus comentários!

O Bingo Rápido ou Speed Bingo

Se usam 30 bolas e cartelas com apenas 9 casas e é jogado com apenas uma cartela de 3 por 3. Tem muitos fãs na Europa e com a ajuda do bingo online passou a ser muito jogado em outros lugares do mundo. Este tipo de bingo é fantástico para ganhar dinheiro de forma bem rápida.


Cartela Cheia ou Cover All

Nesse caso o grande objetivo é preencher os 25 números da cartela e o prêmio total vem completo somente quando o jogador completa a cartela até à 41ª bola. Depois disso o valor do prêmio diminui gradualmente. É uma das formas mais fáceis de jogar bingo. Dica: ficar de olho no cantador e marcar corretamente os números na cartela para poder vencer.

  • Círculo de Vencedor ou Winner’s Circle

Aqui o objetivo é preencher as 16 casas que estão na borda da cartela. Isto é, para vencer terá de conseguir um formato “O” na cartela mais depressa que os restantes jogadores.

  • Quatro Cantos ou Four Corners

Neste tipo de bingo o jogador tem de preencher os quatro cantos da cartela, e isso não é tão fácil quanto parece. Para jogar essa variante a chave é muita paciência: a vitória vem só com as casas B1, B5, O1 e O5 preenchidas.

  • Cruz ou Cross

Este tipo de bingo é bastante apreciado por pessoas religiosas. Quem vence e quem consegue formar uma cruz na cartela. O que significa preencher os espaços da linha 3 e na coluna N.

  • Bingo Regular, Normal ou em Linha

O clássico com as suas três formas de conseguir a vitória: preenchendo uma linha horizontal, duas horizontais ou toda a cartela. Como as chances de vencer são maiores os prêmios geralmente oferecidos são mais pequenos.

  • Bingo Combinado

Joga-se com as 90 bolas e pode ser combinado com outros tipos de bingo e desse jeito conseguir várias premiações.

  • Diamante

Os números deverão formar um diamante na cartela. Também requer de muita paciência e é aconselhável jogar com mais cartelas e assim aumentar as chances de vencer.


Curta!

Estas modalidades de jogo são as preferidas pela galera que curte o jogo de bingo online. Uma ótima forma de curtir a folga em casa. Além dessas recomendações, faça a sua própria experiência e vá descobrindo quais as suas preferidas, junto das regras e padrões do Bingo, é claro. Se souber de mais variantes, compartilhe conosco!

Foto: Castelo do Han Bingo-Fukuyama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.