Tendências do mercado de games
Games Hardware

O que a próxima geração de videogames tem a nos oferecer?

Após quase sete anos de protagonismo de videogames como Xbox One e PlayStation 4, finalmente a nona geração de videogames está prestes a sair do papel.

Com expectativa para lançamento dos novos consoles de Sony e Microsoft, o mercado dos games deve passar por uma transformação gigantesca nos próximos dois anos. Mas o que esperar dos novos consoles das duas principais gigantes do mercado?

Projeto Scarlett, Microsoft

Videogames Xbox - Microsoft

O novo projeto da Microsoft para a próxima geração de consoles foi revelado ao público na E3 2019. Segundo o jornalista Brad Sams, o console sucessor da Xbox One e Xbox One S, que tem o nome de código Project Scarlett, chegará ao mercado no Natal de 2020.

O design do Scarlett e detalhes específicos ainda não foram revelados de maneira oficial, mas o principal objetivo da Microsoft é lançar um console em que os jogos tenham desempenho em 4K nativo a 60 FPS, de acordo com Sams.

A empresa já confirmou que o novo console virá equipado de discos SSDs de próxima geração e memória GDDR6, que reduzirão o tempo de carregamento e possibilitarão formas mais rápidas de entrar em partidas multiplayer.

Já o processador do Projeto Scarlett será fabricado com arquitetura AMD. Além disso, o novo console poderá ser equipado com a tecnologia de GPU (Graphics Processing Unit) da próxima geração da AMD.

Um dos principais questionamentos das pessoas é com relação ao preço de lançamento. De acordo com Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft e também da Microsoft Studios, a empresa já tem um preço em mente para o novo console.

“O preço será importante. O preço é claramente uma das coisas que as pessoas querem saber e estamos atentos ao preço dos componentes que estão a chegar, coisas como esquemáticas e outras coisas, a tentar descobrir qual será o preço no próximo ano.

Temos um preço em mente e penso que conseguiremos chegar lá, mas queremos ter a certeza que tudo é bem feito, para ser o preço que conseguimos”, afirma ele.

Playstation 5 (PS5), Sony

Videogames PlayStation 5 Sony

Diferentemente da Microsoft, a Sony divulgou mais informações sobre hardware e novas tecnologias. Embora seu design externo ainda seja um mistério, os componentes internos são muito promissores.

O PS5 terá um chipset AMD de 8 núcleos feito sob medida baseado na arquitetura Ryzen de terceira geração, com uma GPU poderosa da família de Radeon Navi (com tecnologia Ray Tracing); um sistema de armazenamento SSD; áudio 3D; compatibilidade retroativa com jogos PS4; hardware PSVR e suporte para TV 8K.

Outra novidade é novo sistema para games em nuvem. Embora já existam serviços para jogos em nuvem, como Xcloud e o PS Now, ainda se trata de um mercado inexplorado. Não por acaso, Sony e Microsoft farão uma parceria para jogos em nuvem já na próxima geração de consoles.

O acordo entre ambas as partes foi assinado no primeiro semestre de 2019 e entrou para a história dos videogames. As duas concorrentes utilizarão as atuais soluções com base em datacenter do Microsoft Azure para os serviços de streaming de jogos e conteúdo da japonesa Sony.

Com isso, o PS5 poderá ter jogos em nuvem equipados com o Microsoft Azure, por exemplo. Porém, as empresas ainda não revelaram mais detalhes sobre quais recursos serão utilizados para desenvolver uma ferramenta streaming compartilhada.

“Acredito que o desenvolvimento conjunto (entre Sony e Microsoft) de futuras soluções em nuvem contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo”, disse Kenichiro Yoshida em comunicado oficial, presidente e CEO da Sony.

Outras experiências como realidade aumentada e realidade virtual deverão ser um componente importante da proposta para os consoles da próxima geração, mas precisarão passar por algumas mudanças em relação a atual e oitava geração.

Uma nova tendência de mercado para os videogames é que alguns fabricantes de hardware e empresas de tecnologia estão criando headsets independentes focados apenas em realidade virtual ou realidade aumentada.

Independente da preferência por Sony ou Microsoft, a nova geração de consoles deverá causar um grande impacto no mercado de jogos na próxima década, possibilitando formas de experiência que jamais foram experimentadas pelos jogadores.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.