Google Trends
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Como o Google Trends pode auxiliar o seu negócio.

“O conteúdo é rei”, “o conteúdo vale ouro”, “é importante investir em conteúdo”. Enfim, a palavra “conteúdo” salta aos olhos quando o assunto é Marketing Digital, reforçando a ideia de que as marcas investem em conteúdo para engajar o público e captar leads.

No entanto, diante de tanta informação gerada diariamente e ao mesmo tempo na web, é importante encontrar uma maneira de criar o conteúdo certo para o público certo. Para facilitar esse trabalho surge o Google Trends para salvar o dia.

O Google Trends consiste em uma ferramenta grátis criada advinha por quem? Pois então, o próprio nome já entrega.

O Google concebeu essa ferramenta com o intuito de auxiliar empreendedores a utilizar melhor as possibilidades que a Internet oferece quando o assunto é criação de conteúdo.

Essa ferramenta torna possível que o empreendedor acompanhe a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico durante vários períodos do tempo.

Sabe quando você quer utilizar as chamadas técnicas de SEO e necessita saber com exatidão quais são as melhores palavras-chaves para o seu blog ou site? Pois então, o Google auxilia você nessa tarefa.

Ao encontrar os termos adequados para a sua produção de conteúdo, você descobre como pensam a sua persona e os seus leads quando pesquisam por soluções na web.


Google Trends – O amigo do seu negócio


Google Trends amigo do seu negócio
Google Trends auxilia no crescimento do seu negócio

Se você gerencia um empreendimento, pode ser uma loja virtual ou uma loja física, sabe que algumas vezes é normal ficar sem saber qual pauta ou qual assunto vai mais impactar a sua persona.

Sendo assim, são em horas como essas que o Google Trends pode ser aquele amigo que vem assoprar em seus ouvidos alguma dica especial que vai ajudar com o seu trabalho.

Por essa razão, essa ferramenta auxilia o seu negócio de várias formas. Vamos ver quais são essas possibilidades?


Ideias para a produção de conteúdo


O Google Trends aponta quais são os termos mais procurados pelos usuários, o que é fundamental para a produção de conteúdo coerente com que o seu público-alvo pesquisa.

Os termos apontados podem ser pesquisados de acordo de períodos pré-determinados. Sendo assim, é possível pesquisar assunto por país, região e também por tempo, como, por exemplo, mês e ano.


Uma boa noção acerca das tendências do mercado


As pesquisar por palavras-chaves relacionadas ao seu negócio permitem que você avalie como está o crescimento ou qual é o motivo de uma queda das buscas destinadas ao seu nicho.

Não é à toa que o termo trends aparece no nome da ferramenta, já que essa palavra em português significa “tendências”.


Optar pelas melhores palavras-chaves


Google Trends - Veja o que o Mundo está pesquisando
Google Trends – Veja o que o Mundo está pesquisando

Quem utiliza o WordPress talvez saiba que existem plugins que auxiliam na busca pelas melhores keywords, porém o Google Trends é intuitivo e fácil de usar.

Essa ferramenta permite que você compare sinônimos ou variações de temas para averiguar qual vai trazer melhores resultados na hora de serem utilizados nas suas ações de Marketing Digital.

Outro ponto interessante: o Google Trends também efetua comparações relacionando as pesquisas realizadas entre diferentes termos e ainda analisa a sazonalidade ou o avanço de algum assunto durante um determinado período de tempo.

Isso ocorre, pois o Trends usa uma base de dados que faz parte do próprio Google. Essa base contém o histórico de todas as pesquisas que as pessoas fizeram desde o ano de 2004, excluindo termos pouco pesquisados ou com caracteres diferenciados.


O uso do Google Trends no Marketing Digital


Google Trends - Marketing Digital
Google Trends – Marketing Digital

Ter um site ou um blog com uma boa hospedagem é fundamental para as estratégias de Marketing Digital. Sites e blogs proporcionam a tão importante presença online, enquanto uma hospedagem garante o bom desempenho deles.

Em casos de lojas virtuais, a hospedagem representa uma alternativa bastante viável, pois é mais flexível, garante um bom espaço em disco e um excelente uptime.

Porém, para viabilizar o êxito das estratégias de Marketing Digital, o Google Trends possibilita uma série de vantagens interessantes. Um exemplo disso são as comparações.

Sendo assim, a ferramenta deixa que o usuário faça a comparação de até 5 palavras-chaves de maneira simultânea. Desse modo, você tem condições de saber quais possuem condições de auxiliar melhor na propagação do seu conteúdo.

Há a possibilidade também de comparar sinônimos, como “carne” e “churrasco”, bem como outras variações, como por exemplo, “culinária do Rio Grande do Sul” e “culinária gaúcha”, descobrindo quais delas irão apresentar o melhor desempenho.

Talvez algumas pessoas acreditem que essas pequenas variações não possuem relevância, mas, na verdade, elas estão aptas a provocar um impacto bastante significativo nos seus resultados.

Além disso, o Google Trends permite você estar a par sobre o crescimento das pesquisas relacionadas ao seu negócio, conhecendo quais são os termos mais buscados sobre a sua marca ou os problemas que os seus produtos e serviços pretendem solucionar para os clientes.


Conclusão


Conteúdo é a matéria-prima para quem quer ter relevância na web. Ele confere autoridade e ainda estreita as relações do cliente com a empresa.

Portanto, diante desse cenário, uma ferramenta como o Google Trends aparece para facilitar ao máximo o Marketing do seu negócio.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

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