Tecnologia a serviço da odontológia
Aplicativos Utilitários

Tecnologia odontológica: aplicativos para a saúde bucal.

A tecnologia avança em todos os nichos e com a saúde bucal não é diferente. Veja aqui como a tecnologia odontológica evoluiu!


Com o avanço tecnológico, todos saem ganhando, não apenas profissionais. Com a tecnologia odontológica é a mesma coisa, ou seja, contribui tanto com dentistas e outros profissionais da área, quanto com os pacientes.

São muitos os aplicativos e produtos que ajudam a melhorar a saúde bucal, que vai além da boa higienização. Problemas como cáries, gengivites e periodontite são comuns, bem como bruxismo e outros.

A boa notícia é que existem muitas opções para melhorar e combater esses problemas. Selecionamos aqui alguns deles. Confira!


Tecnologia a favor da saúde bucal


Falar sobre saúde bucal remete a escovação, uso do fio dental e enxaguantes, não é mesmo? Porém, ela vai muito além, pois inclui todos os aspectos relacionados a boca.

E para contribuir com os profissionais e pacientes, a tecnologia avançou muito. São muitos os aplicativos desenvolvidos para contribuir com quem está preocupado com a saúde bucal. Veja aqui como a tecnologia odontológica pode ajudar!

Tecnologia Odontológica
Tecnologia Odontológica

1. Brush DJ

O app possui uma biblioteca musical que toca, aleatoriamente, uma música por dois minutos, tempo ideal para escovar os dentes. Sem contar que ele possui lembretes para a realização da escovação, uso do fio dental, visita ao dentista e também para a troca da escova.


2. Sorriso Teen

O aplicativo foi desenvolvido para ajudar os adolescentes a cuidar da saúde bucal. Ele traz dicas sobre clareamento, doença do beijo, ciso, gengivite, aftas e até sobre como guardar as escovas de dentes. Além disso, tem conteúdo sobre bruxismo e doenças bucais.


3. RadioXtudy

Esse app é um guia de estudos, em que o profissional pode realizar uma análise de radiografias que foram realizadas pelo paciente. Nele constam a anatomia dentária e todas as alterações patológicas, bem como exercícios de fixação das atividades, por meio de uma interface organizada, funcional e direta.


4. Desencoste seus dentes

É um app criado para ajudar quem sofre com bruxismo. Além de oferecer dicas sobre o problema, o usuário configura o app conforme os alertas que deseja receber, como não de apertar os dentes.

A Tecnologia auxilia a Odontologia
A Tecnologia auxilia a Odontologia

5. Dream Watcher

O app monitora o sono, gravando o som do usuário durante toda a noite. Assim, ele saberá se sofro ou não com o ronco e poderá procurar ajuda médica. Outras ferramentas são o despertador duplo e as músicas relaxantes, ideal para acordar quem tem dificuldade e para relaxar quem sofre com insônia.


6. Anestésico Dental

App desenvolvido para dentistas e estudantes, tem como objetivo auxiliar o cálculo para anestesia dental. Além disso, utiliza o histórico clínico de determinado paciente para auxiliar o profissional a dosar, corretamente, o anestésico. Entre as informações passadas, estão: altura, peso e doenças.


7. Brush Timer

O app foi desenvolvido para ajudar na limpeza correta dos dentes. Ele possui uma contagem regressiva com duração de dois minutos, o tempo ideal para correta escovação. Outra vantagem é que possui uma agenda para anotar a quantidade de escovações diárias e demais comentários. Ela funciona como um diário para mostrar ao dentista.


8. Dr. Odonto

O aplicativo foi desenvolvido para profissionais e estudantes de odontologia e conta com sugestões de prescrições de receitas que são mais utilizadas em consultórios odontológicos. Além de uma lista de medicamentos, o app permite o cadastro de pacientes, de forma a gravar as prescrições que foram feitas.

É importante salientar que, mesmo com a tecnologia contribuindo com a saúde bucal, as visitas ao dentista continuam sendo importantes. Independente se o paciente possui um plano odontológico, busca atendimento público ou opta por pagar a consulta particular, os profissionais recomendam que essas visitas sejam realizadas duas vezes ao ano, para check-up.


Por: Andreia Silveira, contribui com o site PlanodeSaude.net.

Fonte: UniFOA e Exame – Fonte das Imagens: Pixabay

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.