Segurança contra golpes on-line
Dicas Segurança

Dicas de Segurança para Não Cair em Golpes On-line.

Golpes pela internet se tornaram muito comuns, é fácil encontrar pessoas que já foram vitimas ou conhece alguém que sofreu algum tipo de golpe on-line. Veja dicas de como se proteger dessa ameaça real.


Com cerca de 26 mil tentativas de golpes virtuais por dia, o Brasil é um terreno fértil para os famosos golpes da internet. Diferentemente dos vírus que são programas maliciosos que se espalham na rede, os golpes tentam enganar e induzir o usuário ao erro.

Alguns desses golpes existem antes mesmo da internet, mas foram adaptados para a era virtual e estão ficando cada vez mais sofisticados e difíceis de identificar.

Além de atualizar seu antivírus 2019 para a versão 2020 e proteger seu computador, daremos aqui algumas dicas de como identificar e se prevenir contra golpes on-line. Confira!


1) DESCONFIE DE OFERTAS MUITO TENTADORAS


Um dos golpes mais comuns é o de spam e phishing enviados por e-mail, onde as mensagens estão sempre avisando que você ganhou um grande prêmio ou herdou uma herança milionária.

Os golpistas exigem o pagamento de uma “taxa” para você ter acesso ao prêmio e é aí que se encontra o perigo.

Para evitar esse tipo de e-mail o melhor é sempre sinalizá-lo na sua caixa de entrada como “lixo eletrônico” e ele automaticamente será mandado para a lixeira. Alguns e-mails já possuem um botão para identificar o phishing e reportar esta prática.

Proteger de Golpes On-line

2) CUIDADO COM DESCONHECIDOS


Outro tipo de golpe via e-mail ou redes sociais/chats é o scam amoroso ou golpe do namoro virtual. É basicamente um golpista por trás de um perfil falso seduzindo pessoas on-line.

Geralmente se passa por uma pessoa de outro país, que depois de ganhar intimidade e a confiança da vítima começa a pedir quantias em dinheiro.

Uma forma de evitar o scam amoroso é sempre desconfiar de estranhos que tentem se aproximar de você na internet pedindo informações pessoais e denunciando o perfil para a Safernet.


3) CONFIRA A FONTE DAS INFORMAÇÕES


Com uma população de 13 milhões de desempregados segundo o IBGE, o golpe do emprego falso tem feito muitas vítimas no Brasil. As vagas falsas são sempre em empresas de grande renome e oferecem um salário acima da média.

Quando as pessoas clicam no link são redirecionadas para páginas fraudulentas que pedem informações pessoais, senhas e até mesmo transferências bancárias para “provas de seleção” ou “materiais de apoio”.

Uma forma de identificar esse golpe é sempre conferir se as vagas de emprego são reais nas plataformas das empresas e em sites confiáveis como LinkedIn, Infojobs e outros.

Gostou das dicas? Sabe mais alguma forma de se defender contra golpes na internet? Compartilhe com a gente nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec Blog

Imagens:  Pixabay (Methodshop); Rawpixel

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.