Aplicativos no celular
Aplicativos Mobile

Aplicativos no celular: Como garantir a sua segurança durante o uso?

Hoje em dia é possível ter toda a facilidade e comodidade de acesso à Internet na palma da sua mão. Com os Aplicativos no celular, você pode pedir comida, chamar um táxi, ouvir música, assistir vídeos, acessar as redes sociais e até conseguir um encontro em um app de relacionamento. Tudo isso em um só lugar: seu celular.

E justamente por estar constantemente usando o smartphone, é muito importante tomar cuidado com a sua segurança em relação aos aplicativos baixados, para que não ocorra a instalação de vírus ou invasão aos seus dados pessoais.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como manter seu celular seguro para usar seus aplicativos sem preocupação. Vamos lá?


INSTALE UM ANTIVÍRUS


Antes de tudo, saiba que é muito bom, e importante, ter um antivírus instalado em seu celular. Muitas pessoas acreditam que antivírus para celular não funciona, mas muitas vezes são eles que protegem seus dados e contas de malwares que podem prejudicar o desempenho do seu aparelho.

Os antivírus para celular costumam proteger senhas, analisar arquivos a ser baixado, informar erros de aplicativos, impedir que itens prejudiciais se instalem em seu aparelho eletrônico e reforçar a segurança nos seus aplicativos de redes sociais.


TENHA SENHAS FORTES


segurança usando aplicativos no celular

A dica principal é: não usar a mesma senha para todas as contas. Caso seu smartphone seja invadido por vírus ou malwares, é muito fácil descobrir a senha dos seus aplicativos.

Além disso, caso alguém descubra sua senha, essa pessoa terá acesso a todas as suas informações de maneira fácil, podendo prejudicar até sua vida pessoal.

Vale considerar, também, instalar um aplicativo que permite a programação de senha em outros apps, como o WhatsApp, Instagram e Facebook, para que o acesso a eles seja ainda mais difícil.


SALVE SEUS ARQUIVOS NA NUVEM


Se você é uma pessoa apegada às suas fotos e vídeos, saiba que usar a nuvem ou o drive para salvar esses arquivos é de extrema importância. Assim, caso algo aconteça com seu celular e você perca todos os dados, suas fotos e vídeos estarão salvos na internet e você poderá recuperá-los mais tarde.

Lembre-se que a nuvem e o drive disponibilizam uma autenticação em duas etapas, que permite maior segurança à sua conta. Além disso, caso alguém tente acessar seus arquivos, você receberá uma notificação e poderá agir no mesmo instante para prevenir qualquer invasão de dados.


BAIXANDO APLICATIVOS


aplicativos no celular
Como usar os Aplicativos no celular com segurança?

Um das partes mais legais de ter um smartphone são os aplicativos para instalar, garantindo diversão, comodidade e entretenimento. Porém, alguns desses apps podem inserir vírus no seu aparelho e prejudicar seu desempenho.

Por isso, quando for fazer o download de algum aplicativo, seja um app de jogos ou um app de relacionamento,veja se a resposta para todas as perguntas a seguir condiz com os padrões de segurança:

  • O aplicativo é oficial?
  • As avaliações são altas?
  • Os comentários são positivos?
  • Há recomendações?
  • Comentários negativos estão focados em um único problema?
  • Há relatos de erros e reclamações de muitas propagandas?

Assim, se as respostas forem positivas e negativas nas perguntas certas, as chances de você baixar seu aplicativo e não ser prejudicado por malwares são altas e você poderá desfrutar dos recursos instalados sem preocupação.

Baixar aplicativos e utilizar suas funções é ótimo, mas é melhor ainda quando sua segurança é garantida. Viu como é fácil? Compartilhe nos comentários o que você faz para manter seu celular seguro!


Este artigo foi criado pela equipe BMatch para uso exclusivo do Infotec Blog.

Imagens: Pexels (Picjumbo.com); Unsplash (Neonbrand); Unsplash (William Hook).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.