Gravar tela do seu computador
Software Utilitários

Como gravar a tela do seu computador – Mac e Windows.


Como gravar facilmente a tela do seu laptop com aplicativos que você já possui.

Você pode ser um jogador no YouTube ou apenas tentar filmar seu projeto mais recente. Se você já precisou gravar algo na tela do computador, pode ter tido momentos em que pensou: “Gostaria que houvesse uma maneira de gravar isso!”

Enquanto muitos computadores vêm com microfones e webcams, eles nem sempre têm opções para gravar facilmente o monitor do computador ou do telefone em tempo real – ou seja, a menos que você saiba onde encontrá-los.

Veja como gravar a tela do computador através de métodos que funcionam melhor para a sua situação, se você deseja gravar usando um programa gratuito que você já possui ou através de um aplicativo cheio de recursos de nível profissional.


Como gravar sua tela no Windows


Se você preferir não baixar nenhum software adicional, há uma boa chance de que alguns dos aplicativos existentes já possam gravar sua tela, mesmo que esse não seja o objetivo principal. Aqui estão vários aplicativos aos quais você provavelmente tem acesso agora e como eles podem gravar para você.


Como gravar sua tela no PowerPoint


Não sabia que você poderia gravar sua tela com o PowerPoint? É verdade – as versões mais recentes do PowerPoint incluem esse recurso. Veja como fazê-lo, passo a passo:

Etapa 1: Vá para a  guia Inserir e selecione Gravação de tela .

Etapa 2: Clique em Selecionar área  para escolher a área específica da sua tela que você deseja gravar. Se você quer gravar a tela inteira, pressione a tecla Windows + Shift + F .

Etapa 3: clique no  botão Gravar ou pressione a tecla Windows + Shift + R.

Etapa 4 : você pode selecionar Pausar para pausar o vídeo quando quiser e Parar  para finalizá-lo e salvar quando estiver pronto.

Quando terminar, você pode salvar o vídeo como um arquivo separado para acessar ou incorporar como achar melhor. As opções de edição e controle são muito limitadas depois disso, mas é uma ótima opção para gravação rápida e simples – especialmente se você estiver fazendo isso para uma apresentação urgente. 

E não ignore as ferramentas de aprimoramento de vídeo que o PowerPoint oferece, como alterar a forma do vídeo, adicionar uma borda e adicionar efeitos como sombras, brilho e muito mais.


Como gravar sua tela usando o YouTube Live Streaming.



Se você não deseja gastar muito tempo gravando, mas ainda deseja um vídeo para o seu canal do YouTube ou qualquer outra plataforma de mídia social compatível, o YouTube pode ajudar.

Etapa 1: faça login na sua conta como faria normalmente, usando o navegador Chrome do Google. Clique no ícone da sua conta e selecione YouTube Studio (beta) .

Etapa 2: escolha Eventos ao vivo em Outros recursos e escolha  Ativar transmissão ao vivo, se necessário (se você ainda não criou seu canal no YouTube, isso iniciará o processo). Em seguida, selecione Novo evento ao vivo .

Transmissão rápida e personalizada do YouTube
Gravar tela do seu computador

Etapa 3: preencha as informações necessárias e escolha Rápida ou Personalizada para o tipo de vídeo que você deseja. Personalizado permite escolher mais opções de codificação para sua gravação, enquanto o Quick abre imediatamente uma janela de streaming. 

Observe que o Quick atualmente usa o Google Hangouts On Air para iniciar, mas como o Google está desativando o Hangouts, essa opção pode mudar no futuro. 

Quando estiver pronto para começar, clique em Go Live Now e selecione o botão verde de compartilhamento de tela no canto superior esquerdo.

Etapa 4: selecione Parar a transmissão  ao terminar e salve o seu evento como desejar.


Aplicativos offline para Gravar tela do seu computador.


Se você deseja uma experiência de gravação aprimorada a partir de um aplicativo projetado especificamente para clipes mais profissionais – e orientados a jogos – sua melhor opção é fazer o download de um dos aplicativos abaixo.

OBS Studio (grátis)

gravar tela do computador

Um dos mais avançados aplicativos de gravação de tela disponíveis gratuitamente, o OBS Studio é totalmente de código aberto e permite gravação ilimitada em tela cheia sem marcas d’água. 

Ele possui funções de streaming integradas para quem deseja ter uma audiência ao vivo durante a gravação e possui excelente suporte de hardware, portanto, a gravação a 60 FPS é perfeitamente viável.

É mais completo do que alguns aplicativos freemium e pode demorar um pouco mais para configurar suas preferências pessoais por causa disso. No entanto, ainda é o melhor dos aplicativos gratuitos de gravação de tela disponíveis hoje.


Snagit (US $ 50 ou mais)

gravar tela do seu computador
Gravar tela do seu computador

O Snagit foi projetado mais para startups do que para gamers, com uma tonelada de recursos de gravação feitos para exibir produtos e criar seus próprios vídeos de marketing, recursos de instruções, vlogs etc. 

Se você está planejando um vídeo elaborado que inclui vários tipos de vídeo e vários gráficos, além de gravação de tela, o Snagit é uma ótima opção para necessidades mais simples. Custa US $ 50, mas se você não se importa em pagar pelo privilégio, os recursos adicionais valem a pena.


Como gravar sua tela em um Mac


Gravador de tela MacOS

gravar tela do seu computador

Incluído na atualização do MacOS Mojave, há um recurso que permite gravar vídeos da tela e tirar capturas de tela com a ferramenta de captura de tela do MacOS.

Etapa 1: pressione Command + Shift + 5 para abrir a barra de ferramentas da captura de tela.

Etapa 2: decida se você deseja gravar sua tela inteira ou apenas uma parte dela e clique no botão respectivo. Se você escolher a ultima opção, será necessário selecionar onde deseja gravar, caso contrário, a gravação começará imediatamente.

Etapa 3: Quando você tiver gravado tudo o que deseja, clique no botão Parar para interromper a gravação.

Etapa 4: como parte desta versão do MacOS, quando uma captura de tela ou gravação é feita, elas aparecem como uma miniatura no canto inferior direito da tela. Clique nele e escolha um local para salvar.


QuickTime Player

Se você estiver executando uma versão mais antiga do MacOS, sempre poderá usar o QuickTime Player para a gravação básica da tela (além da gravação de áudio). 

As gravações do QuickTime não são fáceis de editar na postagem, mas se você deseja um método de gravação rápido e fácil no MacOS, é um dos mais simples.

Etapa 1: inicie o QuickTime.

Etapa 2: Selecione Arquivo e escolha Nova gravação de tela.

Etapa 3:  para decidir se os cliques e sons do mouse aparecem ou não na sua gravação, clique na pequena seta branca e selecione as opções apropriadas no menu suspenso. Esse menu também permite que você decida qual câmera usar se tiver várias opções de câmera.

Etapa 4: quando estiver pronto, clique no botão vermelho de gravação.

Etapa 5: você precisará selecionar o que deseja gravar. Para gravar a tela inteira, clique uma vez em qualquer lugar. Para gravar apenas uma parte dela, clique e arraste uma caixa e clique em Iniciar gravação.

Etapa 6: quando terminar, navegue até a barra de menus e clique no botão Parar gravação, designado pelo símbolo quadrado. Como alternativa, se você tiver um, toque no símbolo apropriado na sua Touch Bar.

Etapa 7: Para salvar sua gravação, clique em Arquivo, em Salvar e escolha um local e nome de gravação adequados para a gravação.


Gostou das dicas? Informe nos comentários se você utiliza algum outro software para gravação de tela.

Fonte: Digital Trends

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.