Economizar Energia
Dicas Eletrônicos

7 Dicas para Economizar Energia e Diminuir o valor da sua conta de luz.

Medidas simples adotadas no seu dia a dia podem ajudar a Economizar Energia e reduzir o valor que você paga na sua conta de luz no final do mês.


Economizar energia, principalmente para quem está trabalhando em regime de home-office, parece uma tarefa impossível, mas com a adoção de práticas simples podem contribuir para diminuir o valor da conta.

Mesmo com eventuais mudanças nas bandeiras tarifárias é possível seguir algumas dicas que podem ajudar a reduzir o consumo de energia. Quem dá as dicas é Davidson Andreoni, consultor da Cemig SIM.

1 – Iluminação e ventilação naturais

Durante o dia, deixe janelas e cortinas abertas e, se possível, deixe também as portas. Tudo isso vai deixar o ambiente mais iluminado e ventilado.

Utilizar a luz natural de forma inteligente é imprescindível para economizar: janelas em locais estratégicos e lâmpadas dimerizaveis ou LED podem contribuir.

Quando bem ventilado, o local também requer menor utilização equipamentos para reduzir a temperatura, como o ar condicionado.

2 – Chuveiro elétrico

O Chuveiro elétrico é considerado um dos vilões quando se fala em gasto com energia elétrica, ainda mais quando usado de forma irresponsável.

Esse equipamento pode representar até 35% do valor mensal da conta de luz.

Como economizar energia dentro de casa?


Sempre que possível, opte por banhos frios e menos demorados. Manter o interruptor na posição “verão” reduz consideravelmente o consumo de energia elétrica.

3 – Ferro de passar

O ferro de passar roupas também contribui bastante para aumentar o valor da sua conta de energia.

Em uma casa padrão no Brasil, o ferro de passar só fica atrás do chuveiro elétrico em consumo de energia. Por isso é importante seguir algumas dicas para economizar.

Junte a maior quantidade possível de roupas e siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido. O calor do ferro pode ser aproveitado, mantenha-o desligado para passar roupas leves.

4 – Geladeira

Quando abrimos a porta da geladeira, o ar frio sai. Ao fechar, a geladeira começa o processo de refrigeração para manter a temperatura adequada.

Quanto mais vezes abrimos a porta e mais tempo a porta ficar aberta, maior será a troca de calor e mais energia será consumida para atingir o funcionamento ideal.

Não abra a Geladeira sem necessidade. Durante o isolamento social como estamos ficando em casa com mais frequência, a tendência é abrirmos várias vezes para beliscar algo.

Verifique também o estado geral da borracha de vedação. Qualquer tipo de danos nesse componente pode significar redução na eficiência e consequente aumento no consumo.

5 – Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Muitos ainda crêem que é mito, mas o fato é que retirar os aparelhos eletrônicos da tomada pode reduzir o consumo de energia elétrica.

Entre os equipamentos que mais consomem energia nessa função são televisores e fornos microondas.

energia cara

Como Economizar Energia e diminuir o valor da sua conta de luz?


Até o carregador de celular que deixamos conectados na tomada consome energia.

Imagine em uma casa com 5 eletrônicos conectados na tomada durante um mês, o aumento na conta de luz pode ser significativo.

O modo stand by dos aparelhos costuma representar um boa fatia na sua conta de energia.

6 – Adoção de energia solar fotovoltaica

Outra dica para diminuir os gastos energéticos é usar a energia solar. A Cemig SIM é uma empresa especializada nesse segmento.

Podem usufruir do benefício pessoas jurídicas e pessoa físicas, mediante aprovação de cadastro.

Não é necessário nenhum tipo de investimento, instalação ou obras. A energia continuará chegando pela rede da CEMIG, porém, com menor custo. Saiba mais em www.cemigsim.com.br

7 – Revisão do sistema de energia

Problemas na instalação elétrica e o desgaste gradual da fiação e dos componentes utilizados podem resultar em altos custos com energia.

Além de colocar em risco a segurança do local e de comprometer o funcionamento dos equipamentos, o que pode provocar curtos-circuitos e incêndios, também existe a possibilidade de ser uma rede projetada para outra demanda energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.