Itens Ergonômicos para trabalhar em casa
Carreira Produtividade

7 Itens ergonômicos recomendados para o seu home office.

Trabalhar de casa pode e dever ser confortável para a maioria das pessoas, mas é preciso tomar alguns cuidados e aderir a itens ergonômicos para manter o conforto do seu Home Office.


Com milhões de pessoas trabalhando em casa e com todo o conforto que o nosso lar oferece, é fácil cair na tentação de trabalhar de pijama, responder um e-mail deitado na cama ou mesmo participar de uma reunião online de bermuda.

Atitudes como essas podem parecer inofensivas, mas é preciso tomar alguns cuidados relacionados a ergonomia para evitar lesões ou outros traumas causados pelo esforço repetitivo relacionados ao trabalho.

Muitas empresas elaboram diretrizes para os locais de trabalho dentro do escritório e mantêm recomendações para que os funcionários possam usar os itens ergonômicos em home office da melhor forma possível para evitar lesões e ter um dia de trabalho mais confortável e produtivo.

A diferença é que dentro do escritório a empresa costuma fornecer os equipamentos adequados e fiscalizar o uso correto por seus funcionários. Quando esse mesmo funcionário vai trabalhar em casa, por necessidade ou por exigência da empresa, muitas vezes fica encarregado de comprar e montar o seu próprio espaço de trabalho em casa.

É nesse momento que deve haver um maior cuidado para adquirir os melhores itens ergonômicos de acordo com a recomendação da sua empresa ou de especialistas da área.

Aqui estão 7 opções de equipamentos e itens de ergonomia para ajudar a reduzir a possibilidade de tensão e fadiga indevida durante o seu home office e manter a sua saúde preservada.


1 – TECLADO ERGONÔMICO

Teclado Ergonômico ideal para trabalhar em casa

Esses teclados parecem estranhos num primeiro momento e durante os primeiros dias de uso você provavelmente não vai gostar. Haverá um período de aprendizado para voltar à sua velocidade normal de digitação.

No entanto, pode reduzir muito o potencial para certos problemas de pulso. Seu design estranho posiciona suas mãos em uma linha reta mais natural, em vez de ser dobrado como quando usa um teclado tradicional.

De acordo com a OSHA: (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA) “Teclados alternativos ajudam a manter posturas neutras no pulso, mas pesquisas disponíveis não fornecem evidências conclusivas de que o uso desses teclados previne desconforto e lesões.”

Ou seja, nem todo mundo vai precisar de um, nem resolverá problemas potenciais para todos. No entanto, aqueles usuários que estão acostumados com esse tipo de teclado, dificilmente voltam a usar um teclado normal.

Os teclado tradicionais se usados corretamente podem ser suficientes para manter o conforto dos seus pulsos, mas se você sentir dores na região depois de um longo dia de trabalho, um teclado ergonômico como este pode ajudar.


2 – MOUSE ERGONÔMICO OU COM TAMANHO CORRETO

Mouse com tamanho correto para aumentar o conforto


Na mesma linha que o teclado, a forma de garra que a nossa mão faz para manusear um mouse não é muito ergonômica, ou como a OSHA descreve: “O tamanho e a forma inadequada de alguns mouses podem aumentar o estresse, causar posturas estranhas e levar ao excesso de deslocamento dos punhos.

Obter um mouse que se encaixe na forma da sua mão pode ajudar a aliviar a dor dos tendões na palma da mão. Os mouses possuem várias formas e tamanhos, assim como as mãos que os usarão.

Dificilmente o mouse que vem junto com o computador que você comprou é adequado para você, pois esse equipamento tem um tamanho padrão e não leva em consideração o tamanho da sua mão.

A opção ergonômica listada aqui funcionará muito bem para algumas pessoas, mas como todos os itens, devem seguir sempre a recomendação de um especialista e focar nas necessidades de cada usuário.


3 – CADEIRA ADEQUADA

Cadeira adequada para o seu home office


Cadeiras rígidas como as usadas nas mesas de cozinha e sala de jantar não são ideais para sessões de trabalho de mais de 8 horas. Se você já usou uma cadeira dessas, neste momento, você provavelmente já descobriu isso sozinho.

Mas se não, aqui está o que a OSHA tem a dizer: “Uma cadeira bem projetada e adequadamente ajustada é um elemento essencial de uma estação de trabalho de computador segura e produtiva.

Uma boa cadeira fornece suporte necessário para as costas, pernas, nádegas e braços, ao mesmo tempo em que reduz exposições a posturas desajeitadas, estresse de contato e esforços contundentes.”

Ao considerar uma cadeira de escritório, escolha uma que seja altamente ajustável. As pessoas tem peso e tamanhos diferentes, então quando se trata de ergonomia, um produto fixo não se encaixa para todos os perfis.

Dê preferencia às cadeiras com vários ajustes, incluindo apoios de braço ajustáveis, que a maioria das cadeiras baratas não têm. Certificar-se de que seus ombros não estão curvados ou caídos é fundamental.


4 – SUPORTE PARA NOTEBOOK

Suporte para Notebook


Por sua própria natureza, a tela do seu notebook será muito menor do que um monitor tradicional. De acordo com a OSHA, “Uma tela de exibição muito alta ou baixa fará com que você trabalhe com a cabeça, pescoço, ombros e até mesmo as costas em posturas inadequadas.

Quando o monitor está muito alto, por exemplo, você tem que trabalhar com a cabeça e o pescoço inclinados para trás. Trabalhando nessas posturas desajeitadas por um período prolongado, fadiga os músculos que sustentam a cabeça.”

Se você não quiser comprar um monitor tradicional separado para se conectar, considere adquirir um suporte para o notebook. Existem vários modelos baratos e eficientes que podem ser encontrados facilmente na internet.

Um bom suporte para notebook deve deixar a parte superior da tela ao nível dos olhos aproximadamente. O design vazado do suporte também ajuda a evitar que o seu notebook aqueça muito durante o uso.


5 – FONES DE OUVIDO ADEQUADOS

Itens ergonômicos
Itens ergonômicos para melhor o seu home office

Os fones de ouvido são ótimos para se manter isolados do mundo externo e evitar sons e barulhos que não estejam relacionados a sua estação de trabalho, principalmente quando você mora em um local barulhento ou quando costuma dividir seu ambiente de trabalho com outras pessoas da casa.

No entanto, fones de ouvido over-ear – aqueles que ficam por cima da orelha – geralmente são mais pesados e podem causar dores no pescoço se usados por longas horas.

Os fones de ouvido recomendados são os chamados in-ear ou intra-auriculares são aqueles que normalmente vêm acompanhados de uma borrachinha de silicone que se ajusta ao ouvido do usuário, encaixando o fone no canal auditivo – por serem mais leves e ajustáveis esses fones ajudam a minimizar ou eliminar dores no pescoço ao final do dia.

Atualmente é fácil encontrar diversas marcas e modelos de fones de ouvido para os mais variados gostos e necessidades. Você também pode optar pelos fones de ouvidos sem fio – que estão na moda e ainda tem maior mobilidade uma vez que não têm cabos e fios pendurados atrapalhando sua locomoção.


6 – ÓCULOS PARA BLOQUEAR A LUZ AZUL

Itens ergonômicos
Itens ergonômicos para melhor o seu home office

Esta opção pode até parecer estranha ou desnecessária, mas é muito recomendada por especialistas que cuidam da saúde dos olhos. Eu mesmo fui orientado pelo Oftalmologista a usar um óculos desses a partir do momento que comecei a me queixar de cansaço na vista após um dia inteiro de trabalho diante do computador.

A idéia aqui é reduzir a quantidade de luz azul que chega aos seus olhos a partir do monitor. Existem alguns estudos que mostram que quantidade excessiva de luz azul – como as que são emitidas pelas telas do computador e notebook – podem causar fadiga ocular e afetar o sono principalmente para quem fica exposto por muito tempo.

É muito provável que os óculos devem ajudar, embora eu acredito que se você for capaz de diminuir o brilho no seu monitor, teria o mesmo efeito. Muitos monitores mesmo com o brilho mínimo ainda assim podem emitir muita luz, por isso devem ser analisadas as opções já listadas aqui.

Então, nesse caso, chegamos a conclusão que além dos óculos para bloquear a luz azul emitida pelos monitores, você pode usar as ferramentas que esses equipamentos já oferecem, como: ajustar o brilho da tela ou ativar o “modo noturno” no Windows, macOS ou iOS e Android.


7 – MESA AJUSTÁVEL

Itens ergonômicos
Mesa ajustável – Itens ergonômicos para melhor o seu home office

Se você está escalado para trabalhar em casa por um período indeterminado ou mais ainda de forma definitiva, vale a pena considerar a aquisição de uma mesa ajustável.

Uma mesa ajustável adequada deve ser capaz de ajustar sua altura para ter certeza de que você esteja em uma posição correta para reduzir a tensão nas costas, ombros e manter uma postura confortável durante o trabalho.

Por que considerar isso? A posição da mesa pode ser uma parte crucial do seu conforto geral, desde a altura da base, suporte dos braços, posição dos ombros, até o quão longe você tem que chegar para alcançar o teclado e o mouse.

Existem vários formatos de mesa para o seu home office. O ideal é escolher uma mesa que seja a mais ajustável possível, permitindo que você modifique o seu formato para se adequar melhor a sua necessidade.


As informações contidas neste artigo são apenas para fins educacionais e informativos e não são dicas de saúde ou aconselhamento médico. Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre quaisquer dúvidas que você possa ter sobre sua saúde ocupacional.


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