Alugar, comprar ou financiar uma casa
Dicas Finanças

Alugar, comprar ou financiar uma casa? Qual é o mais vantajoso?

Você sabe quais as vantagens e desvantagens de alugar, comprar ou financiar uma casa? Leia o texto até o final e descubra qual a melhor opção para você.


Comprar um imóvel é o objetivo de muitos, afinal, nada melhor do que pagar por uma coisa que é sua. Mas, esse objetivo seria inalcançável se não houvesse modalidades, como o financiamento ou o consórcio.

Alugar também pode ser uma boa opção para quem ainda não pode adquirir a propriedade, mas quer se organizar financeiramente para poder fazer a aquisição.

Independentemente do que você faça, ter a sua própria casa é ser independente e viver da maneira como prefere. Mas, muitas pessoas têm dúvidas em relação às opções oferecidas pelo mercado, afinal, todas elas mexem com o bolso.

A decisão entre comprar, financiar ou alugar é algo muito particular e o sujeito precisa considerar sua realidade financeira, antes de tomar uma decisão.

Além de avaliar as finanças, é necessário ponderar o estilo de vida e os objetivos para o futuro, pois pode não ser vantajoso fazer um investimento desse tipo em algumas situações, como uma mudança de país.

Neste artigo, vamos explicar as vantagens e desvantagens do financiamento e do aluguel, mostrar as vantagens de comprar o próprio imóvel e explicar se vale a pena ou não fazer um consórcio imobiliário.

Vantagens e desvantagens do financiamento

Vamos começar pelo financiamento, uma das modalidades de compra mais procuradas no Brasil, se não é mais requisitada pelos brasileiros.

A primeira vantagem de financiar um imóvel é que essa prática é bem simples, pois após escolher o imóvel, basta reunir a documentação necessária e aguardar a aprovação do banco.

É possível financiar diferentes tipos de propriedade, inclusive para derrubar e construir novamente, por meio de uma demolidora terraplenagem. Mas, antes de fechar negócio, verifique as condições de cada instituição financeira.

Outra vantagem é a rapidez, visto que não é necessário juntar uma quantia para pagar o imóvel e ainda é possível finalizar tudo em cerca de 30 dias.

Aluga, comprar ou financiar uma casa - qual a melhor escolha

Quais as vantagens de Alugar, comprar ou financiar uma casa?


O financiamento é uma boa opção para quem encontrou o imóvel que queria, mas não sabe se terá tempo hábil para juntar todo o dinheiro da compra.

Por fim, o comprador terá um período longo para fazer o pagamento, de acordo com suas possibilidades, e com o passar do tempo, as parcelas podem ficar menores.

Entretanto, o financiamento também tem suas desvantagens, e a que mais se destaca são os juros. Isso porque ao final do financiamento, o comprador terá pago um valor muito superior ao preço original do imóvel.

Neste caso, vale a pena considerar a locação para se organizar financeiramente, pois ela também tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens da locação

Alugar um imóvel também tem suas vantagens, por exemplo, é muito mais fácil fazer um acordo, pois ao término do contrato, o inquilino pode se mudar para outro local, sem se preocupar com os custos e as condições do mercado.

Qualquer mudança no imóvel é de responsabilidade do proprietário, portanto, é ele quem deve procurar uma empresa de reforma de apartamento, se quiser fazer melhorias.

Além disso, os gastos com manutenção também são de responsabilidade do proprietário e cabe ao agente imobiliário administrar a situação.

Os inquilinos também têm mais agilidade na mudança, principalmente se a pessoa precisa mudar de cidade por conta do trabalho.

Ademais, quem tem a intenção de morar no exterior terá dificuldades para vender um imóvel em curto prazo.

Aluguel e Locação de casas

Por fim, o aluguel é a oportunidade perfeita para quem quer economizar, mas lembre-se de que isso só é possível se o aluguel e o IPTU corresponderem a 20% da sua renda.

Mas, o aluguel também tem suas desvantagens, como a possibilidade de ser obrigado a se mudar, mesmo que não queira. O locador pode simplesmente reivindicar o imóvel ao final do contrato, que costuma durar 12 meses.

Outra situação é que existem reajustes anuais, que podem acontecer por diversos motivos. Por exemplo, se o proprietário fizer automação de portão de garagem, ao final do contrato, se for renovado, pode cobrar um valor a mais.

Para quem mora em apartamento, não terá poder de voto nas assembléias condominiais, a menos que o inquilino receba uma carta de permissão do proprietário.

Analisando essas condições, vale a pena pensar nas vantagens de comprar o seu próprio imóvel.

Vantagens de comprar um imóvel

Você já deve ter ouvido muitas vezes sobre o sonho da casa própria no Brasil, e o brasileiro busca essa meta com afinco, afinal, você vai pagar por algo que é seu, além de ser um excelente investimento.

O proprietário de um imóvel também tem muito mais liberdade para fazer as mudanças que achar necessárias, como sala planejada moderna e outras alterações, como:

  • Móveis planejados;
  • Mudanças na pintura;
  • Instalação de papel de parede;
  • Instalação de ar-condicionado;
  • Reformas em geral.

Se você é dono da propriedade, então poderá usar sua criatividade e fazer as mudanças que quiser, de acordo com suas possibilidades financeiras, assim, o lar vai ficar com a sua cara.

Também existe mais tranquilidade em morar em um local que te pertence e que ao longo do tempo vai se valorizar, portanto, um investimento de longo prazo que traz segurança para o futuro.

Quem quer comprar um imóvel e sair do aluguel o quanto antes, existem alternativas que podem ajudar a realizar esse sonho, de maneira muito mais rápida e econômica.

Uma das modalidades mais procuradas são os leilões, onde o comprador pode conseguir um imóvel com descontos de até 70% no valor original.

Financiamento de imóveis

Qual a melhor escolha, Alugar, comprar ou financiar uma casa?


Você também pode procurar uma imobiliária online para comparar valores rapidamente entre propriedades de diferentes características e regiões.

Além do financiamento, que mostramos anteriormente, algumas pessoas preferem construir o imóvel e decorá-lo de acordo com sua personalidade, com capacho vinil personalizado.

Construir a casa própria envolve os custos de mão de obra e materiais de construção, que costumam variar muito entre as regiões do país, mas vale a pena calcular as despesas para saber se essa opção é interessante para você.

Outra modalidade de compra de longo prazo e que interessa a muitas pessoas é o consórcio, mas é necessário conhecê-lo antes de adquiri-lo.

Vale a pena fazer um consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário nada mais é do que um grupo de pessoas com um objetivo em comum: comprar um imóvel e conseguir crédito para fazer isso.

É uma modalidade mais flexível porque não possui juros exorbitantes, apenas algumas taxas administrativas e regras que o comprador precisa seguir para adquirir a propriedade depois de certo tempo pagando.

O consórcio imobiliário costuma ter duração de 120 meses, ou seja, 10 anos, mas é possível entrar em um grupo em andamento, o que te permite pagar menos tempo. Mas, para isso, alguém deve ter desistido.

As propriedades podem ou não ter junta de dilatação gesso, ser uma casa ou um apartamento e até mesmo um terreno. 

Embora você não tenha acesso ao imóvel rapidamente, como no caso da compra à vista ou financiamento, o consórcio tem suas vantagens.

Uma delas é que não existem juros, apenas taxas de administração que não chegam perto dos valores cobrados durante um financiamento.

Alugar comprar ou financiar uma casa

Alugar, comprar ou financiar uma casa – Como fazer a melhor escolha de acordo com o seu perfil


Outra vantagem é que o participante não precisa dar um valor de entrada, pois o consórcio pode ser 100% valor do bem, ao passo que o financiamento costuma cobrar uma entrada de 20%.

No entanto, você pode ser contemplado logo no início e pegar a carta de crédito para comprar aquela casa com portão de ferro tão sonhada. Uma dica para ser sorteado quanto antes é ofertar lances, de cerca de 50% do valor do imóvel.

Por outro lado, é necessário ponderar as desvantagens dessa modalidade, pois assim como no caso do financiamento, também é necessário comprovar renda, ao contrário do que algumas pessoas acreditam.

Isso é necessário porque, se você for sorteado, precisa ter uma renda boa o suficiente para arcar com o pagamento da propriedade.

Outra coisa é que se você desistir do consórcio, precisa pagar uma multa que costuma ser de 10% do valor pago até o momento.

Mas, esse valor não inclui as taxas administrativas e o desistente não recebe o dinheiro tão rápido, apenas se for o único do grupo a desistir.

Agora, se você ou outra pessoa quiser sair do consórcio, haverá um sorteio para decidir quem recebe primeiro.

Considerações finais

Portanto, com base nas informações que mostramos ao longo deste conteúdo, fica mais fácil decidir de que maneira você vai adquirir um imóvel com sacada com vidro fumê, pois pode ser à vista, em um financiamento ou por meio de um consórcio.

Não se esqueça de que até ter condições financeiras de alcançar essa meta de vida, o aluguel pode trazer mais tranquilidade para o seu bolso e te ajudar a se organizar até lá.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.