Pesquisa de Satisfação ANATEL
Noticias Utilitários

Anatel começa a entrevistar usuário para pesquisa de satisfação de 2022.

A sétima edição da pesquisa de Satisfação e da Qualidade Percebida, feita anualmente pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações já começou e o objetivo é ouvir cerca de 90 mil consumidores de todo o Brasil para avaliar as operadoras e nortear a população na hora de tomar decisões.

A pesquisa é feita através do telefone, não dura mais do que 10 minutos e é realizada pela empresa Kantar – líder no mercado e que acompanha o projeto desde 2015.

As entrevistas são feitas com clientes e assinantes de telefonia móvel pós paga, internet banda larga, telefonia móvel pré paga, TV por assinatura, e telefonia fixa das operadoras: Vivo, Unifique, Tim, Algar Telecom, SKY, MOB Telecom, Oi, Claro Net e Brisanet.

Algumas empresas regionais não entram na pesquisa porque se trata de uma pesquisa a nível nacional, mas muitas são consideradas quando filtramos os resultados por estado, no site da Anatel e inclusive, muitas passam as grandes empresas do segmento, no mercado. 

Acompanhe todo conteúdo que a gente te ensina como fazer. 

Como são as perguntas feitas?

As perguntas são formuladas para criar dados que ajudam os usuários a fazer uma boa escolha na hora de assinar ou contratar o serviço de uma determinada operadora, afinal, é ótimo saber que a empresa soluciona bem os problemas, agenda rapidamente visitas técnicas, é ágil em seus atendimentos ou tem ótima estabilidade em seu sinal, certo?

Muito mais do que isso, os dados coletados também são sobre a qualidade da empresa – de um modo geral, como ela tem oferecido os serviços, como está a satisfação com o produto contratado, se as cobranças são corretas e justas, se o funcionamento é o esperado, se em pacotes pré pagos as recargas foram rápidas, se diante de um problema a empresa atendeu o cliente com prontidão, enfim… A cada ano que passa a Anatel se empenha em entregar uma pesquisa ainda mais completa para as pessoas.

Pesquisa de Satisfação ANATEL

Segundo a agência: “Os resultados do levantamento são utilizados pela Anatel com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho da instituição e de prestar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço”

A grande novidade para esse ano é o ISG – Índice de Satisfação Geral que tem o objetivo de somar três pontos de satisfação, até que ele se complete.

Ou seja, para a empresa atingir o selo ISG ela precisa ter o mínimo de queixas possível contra ela na Anatel, ter um excelente desempenho na qualidade de serviços prestados e ainda um bom índice de qualidade percebida. Nas pesquisas de satisfação anteriores, apenas uma opção era necessária para se pontuar no Índice de Satisfação Geral.

A pesquisa é bastante segura e não inclui ou solicita em nenhum momento qualquer dado pessoal como endereço, e-mail, CEP, conta bancária, dados de cartões, senhas, números pessoais ou redes sociais.

Porém, durante o contato telefônico, para ajudar a compor um perfil sociodemográfico dos participantes, a Kantar solicitará informações básicas como: escolaridade, renda aproximada, idade, estado e cidade. Nada além disso, pode ficar tranquilo.

Mas, fique esperto para não cair em golpes e não forneça seus dados pessoais como números do cartão de crédito, dados bancários ou senhas pessoais, de forma alguma.

Confira todos os resultados dos anos anteriores

Esse novo modelo de questionário mais completo nos traz um panorama ainda melhor sobre as operadoras porque aperfeiçoa ainda mais a análise de seus dados.

Uma robustez de informações que ampara a sociedade a tomar boas decisões quando se trata de escolher sua operadora, seja para telefonia fixa, telefonia móvel, internet banda larga ou TV por assinatura.

Nem sempre é fácil decidir entre uma marca ou produto, mas podendo comparar detalhadamente como cada empresa trata seu usuário, enfrenta problemas, lida com o atendimento, é ágil diante de uma emergência, faz toda diferença, não é mesmo?

Pesquisa Telefonia

Quem venceu a última edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, segundo os participantes, foi a Claro. Que dentre todas as categorias foi a que mais se destacou e levou os louros da vitória.

Os resultados para 2022 são divulgados ao longo do primeiro trimestre do ano, mas se quiser, você pode conferir todos os resultados das últimas 6 pesquisas, separados por: indicador, ano, estado, serviço, média no estado e satisfação geral, no próprio site da Anatel. É muito simples e intuitivo de navegar.

Caso tenha dúvidas, eles possuem um vídeo que ensina o passo a passo para navegar por todas as abas e visualizar os temas, utilizar os filtros e assim, obter exatamente todos os dados que você necessita e deseja no momento.

Lembrando que o ranking pode variar de estado para estado e de acordo com a categoria que você escolher comparar.

Um dado curioso:

A Anatel sempre teve o interesse e promoveu pesquisas de satisfação com seus usuários, isso ocorre desde 2002 e já não era uma novidade.

Foi a partir de 2012 que passou a fazer pesquisas de qualidade percebidas e, somente em 2015, com a Resolução nº 654 que as pesquisas de Satisfação e de Qualidade Percebida passaram a ser reconhecidas feitas e divulgadas anualmente. Um grande avanço para a informação do público.

Ainda existem outras formas de encontrar o melhor plano ou pacote para você. Seja uma internet residencial, TV a cabo, telefone móvel, fixo, internet móvel ou até um combo de tudo isso.

Atualmente, o mercado vem se modernizando para atender cada vez mais as necessidades de um usuário exigente.

Muitas operadoras já possuem planos, pacotes e serviços que, com certeza, podem se adequar exatamente ao que você precisa e do jeitinho que você quer. Seja somente uma banda larga, ou internet + telefone + TV, ou TV por assinatura com streamings.

A gente sabe que as opções são muitas. Por isso, temos o Portal de Planos disponível para que você possa consultar o comparador, todos os planos, pacotes e serviços que as operadoras oferecem, realizar o teste de velocidade e  escolher a melhor opção para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.