Carreira Cursos

Apps e plataformas online estão mudando a forma de ensinar e aprender.

A forma como as pessoas estão aprendendo e ensinando está mudando radicalmente, isso se deve ao avanço desenfreado da tecnologia e dos apps e plataformas de ensino online.


Se antes as grandes inovações no ensino aconteciam dentro das salas de aula, hoje não existe mais paredes e nem obstáculos que empeçam as grandes mudanças que a tecnologia está causando na educação.

A tecnologia vem ocupando um espaço importante dentro das instituições de ensino no Brasil, mas ainda vivemos um confronto: os professores são analógicos e os alunos digitais.

O modo como os professores ensinam e como os alunos aprendem vem se transformando ano a ano.

Hoje o papel do professor está mudando, os docentes devem reavaliar o modo como ensinam, podendo assumir outras funções dentro das salas de aula, promovendo conteúdos mais interativos para que os alunos continuem interessados e não percam o foco com tanta tecnologia.

Apps e plataformas online
Aplicativos e plataformas para aprender online

A tecnologia atual permite que possamos estudar a qualquer hora e de qualquer lugar. Basta se conectar à internet para acompanhar as informações, obter conhecimentos e aproveitar as inúmeras oportunidades que a internet nos oferece.

Abaixo listamos alguns apps e plataformas online que auxiliam no aprendizado.

DUOLINGO

Um dos melhores aplicativos voltados para o ensino de idiomas. O duolingo é um app gratuito, muito popular e a sua utilização é muito simples.

O usuário aprende a ler, ouvir, falar e escrever em diversos idiomas, a aprendizagem é dividida em “módulos”, onde o estudante tem quer responder os desafios e acertar uma boa porcentagem das perguntas para poder acumular pontos e mudar de fase.

O aplicativo permite o compartilhamento e a conexão com amigos das principais redes sociais, onde é criado uma tabela de pontos, para comparar o desempenho dos participantes. Disponível para Android e iOS.

COURSERA

O Coursera é uma plataforma de ensino a distância, que tem parceria com mais de 80 universidades renomadas em todo o mundo.

Recentemente essa plataforma chegou também aos Smartphones, foi lançado uma versão mobile, onde o aluno pode se inscrever e assistir as aulas, como já acontece no site.

Os materiais que são disponibilizados em vídeo podem ser acompanhados via download ou Streaming, inclusive no idioma português.

Dessa forma o portal permite a interação de pessoas de todos os países, com grandes especialistas em diversos assuntos, que vão desde genética até dicas de liderança e gestão.

Após o término dos cursos os alunos tem direito a um certificado. Disponível para Android e iOS.

HELLO TALK

O Hello Talk também é um dos bons aplicativos usados para aprender idiomas, mas tem um diferencial: promove um intercâmbio linguístico entre as redes sociais.

Através do app é possível encontrar falantes nativos da língua que se quer aprender, e auxiliar outros alunos afim de ensina-los sobre a sua língua materna, permitindo uma troca de experiência e conhecimento.

Os usuários podem compartilhar fotos e informações sobre o dia a dia e a cultura dos seus países de origem, o que pode despertar o interesse de outros alunos e assim criar uma rede de amigos e ficar em contato com vários idiomas simultaneamente.  Disponível para Android e iOS.

ROSETTA COURSE

O famoso método de aprendizado de idiomas Rosetta Stone, agora também está disponível para tablets e Smartfones com as mesmas funcionalidades do software disponível para computadores e foi ganhador do Academics Choice Smart Media Award e finalista do Tabby Awards deste ano.

O aplicativo aposta no método de ensino diferenciado, sem traduções, investindo em um “efeito” diferente, que estimula o aluno a pensar em outro idioma, promovendo associações entre as palavras e imagens usando um contexto do mundo real.

Possui 22 idiomas presentes em sua plataforma de ensino, incluindo variações de inglês e espanhol. Disponível para Android e iOS.

KHAN ACADEMY

Este aplicativo permite que o usuário tenha acesso a uma biblioteca com mais de 4 mil videos e artigos do acervo da Khan Academy – organização sem fins lucrativos com o objetivo de fornecer um ensino de qualidade para todos, seja aluno ou professor.

Segundo os próprios usuários, é considerado o melhor aplicativo para aprender matemática, é possível navegar pelos vídeos, fazer download dos seus favoritos, monitorar o desempenho do aluno e visualizar os resultados.

Para facilitar para os alunos brasileiros, a Fundação Lemman traduziu grande partes dos conteúdos para o idioma português. Disponível oficialmente para iOS e tem versões genéricas para Android.

TED

Nesse aplicativo é possível encontrar palestras de alto nível com os mais variados temas, desde computação quântica, até psicologia e saúde. Na verdade trata-se de uma conferência dos melhores pesquisadores e experts do mundo.

“São ideias que vale a pena espalhar por ai” esse é o slogan do projeto, que traduz ao “pé da letra” a intenção e a funcionalidade do app.

O TED permite realizar o download dos videos, já legendados em português ou que se crie sua própria playlist.

Atualizado quase diariamente, possui um acervo de mais de 1,7 milhões de palestras, também presentes em seu canal no YouTube, onde é possível encontrar suas variações como o TEDEd, voltado para a Educação. Disponível para Android e iOS.

E você já usou ou está usando algum desses Apps e plataformas online para aprender algo novo pela internet?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.