Se você esta pensando em dá uma turbinada no seu notebook uma das poucas opções é acrescentar mais memória. Lembramos que diferente dos desktop que permite modificar uma grande parte dos seus componentes.
Os laptop são bem reduzido em relação as mudanças internas, permitindo apenas trocar o disco rígido e acrescentar mais memória. Que é o que vou ensinar hoje pra vocês.
Primeiro é descobrir se o upgrade é possível e se vale a pena. Se tudo correr bem. Então mãos a obra.
Primeiros passos:
Antes de qualquer coisa é preciso ler com atenção o manual do notebook, para saber qual a quantidade de memoria que ele suporta.
Se ele suportar apenas 2 GB e esse total já estiver sido instalado, nada feito, se prosseguir só irá gastar tempo e dinheiro podendo até danificar seu computador.
Outra informação fundamental é saber qual a configuração da memoria do seu notebook. Para saber isso você pode usar alguns utilitários que depois de instalados no seu micro mostram as configurações do seus componentes de hardware. O programa Everest pode realizar essa tarefa.
Depois de instalado rode ele no seu notebook, para descobrir as configurações de memória, e de outros componentes da máquina. Devemos ficar atento também a idade da memória, sendo que as do tipo mais antigo como a DDR, no geral são mais caras que as atuais (DDR2 e DDR3), o que também é uma questão a se considerar.
Lembrando que as memórias de notebook são do tipo SODIMM e tem praticamente a metade do tamanho das que são usadas no PC de mesa.
Considerando que você já sabe o modelo e a quantidade de memória suportada pelo seu notebook. Vamos ao que interessa.
Se houver slots livre, você só precisará adquirir os módulos adequados. E eles irão trabalhar ao lado dos outros já instalados.
No entanto você poderá encontrar uma situação em que a capacidade máxima é de 2 GB, e só tem dois slots, cada um com 512 MB. Nesse caso o aumento da memória só será possível mediante as trocas dos dois pentes existentes por outros de 1 GB cada um.
Em seguida desligue o notebook, tire de tomada e remova a bateria. Após abri-lo e antes de tocar em qualquer peça interna descarregue-se da eletricidade estática. Você pode fazer isso, segurando por alguns segundos uma superfície metálica.
Para instalar insira o pente no soquete segurando com as duas mãos. O encaixe correto é sinalizado por um som metálico – um ‘tlec“.
Após a instalação ligue a máquina e verifique se os novos módulos forram bem aceitos.
No Windows acesse Meu computador e em Propriedades veja se o sistema reconheceu o total de memória instalado. Se o modulo não foi reconhecido desligue a máquina e tenta reinstalar novamente.
Se gostou deixe um comentário!