Kanban Online
Negócios Produtividade

DIY – aprenda a gerenciar as contas do seu negócio.

Saber como manter as contas e o caixa sempre no positivo faz toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso para a sua empresa!


Gerenciar um negócio é sempre um grande desafio, seja pela primeira vez na vida ou em sua décima empresa. Cada uma traz suas particularidades e diferenças, ou seja, não existe um manual de instruções perfeito para todos os casos.

Mesmo assim, existem algumas dicas que você pode seguir para facilitar essa tarefa tão árdua e fazer com que seu dia a dia como gestor seja mais prático, sem surpresas desagradáveis e nem o tão temido caixa no vermelho.

É claro que o processo será mais complicado no começo, mas você se tornará mais experiente e capacitado com o passar do tempo, o que tende a manter a saúde financeira do seu negócio sempre lá em cima!


» Dicas fundamentais para gerenciar as contas da sua empresa

Seguir a todas essas dicas de uma vez pode ser difícil, mas se você começar de uma em uma, logo terá um negócio perfeitamente organizado e gerenciado, que só te trará ótimos frutos – e lucros!


#1 – Tome nota de todas as contas

Calma, isso não quer dizer que você vai ter que anotar tudo manualmente, ainda mais com o grande número de softwares disponíveis atualmente para a gestão financeira de uma empresa, mas nenhum valor deve passar despercebido.

Essa é uma questão em que muitos gestores pecam, muitas vezes sem intenção. Todos os débitos e todos os créditos devem ser devidamente controlados para evitar surpresas com a sua empresa.

Por isso, não importa se você teve que adquirir um novo equipamento, que custou alguns milhares de reais, ou se precisou comprar mais pó de café para abastecer a máquina, todos os valores devem entrar no balanço financeiro.


#2 – Se precisar, peça ajuda

A empresa pode ser sua no papel, ter o seu nome no CNPJ e ter tido seu nome fantasia escolhido por você depois de vários meses, mas a gestão da sua empresa pode precisar da ajuda de outras pessoas.

Você pode contar com a ajuda de alguém da sua família ou um amigo de confiança se estiver com o orçamento apertado e ainda não tiver uma rentabilidade suficiente para a sua empresa. Assim, a organização será mais simples.

Caso a empresa já esteja com um bom crescimento e um número considerável de clientes, que resulte em um bom lucro ao final do mês, considere contratar uma pessoa para lhe ajudar com isso. Acredite, os resultados farão valer a pena.


#3 – Programe gastos inesperados

Ninguém deseja ter gastos indesejados com a sua empresa, ainda mais quando a importância de se ter tudo organizado foi tão ressaltada, mas sempre existe a possibilidade de ter que gastar com algo que não estava no roteiro.

Equipamentos que quebram, colaboradores que pedem as contas, furtos… São vários os fatores que podem te levar a ter que gastar mais no final do mês, e o melhor a se fazer é se precaver para isso.

Na hora de planejar os gastos para o próximo mês, sempre inclua um valor para despesas emergenciais, que pode variar de acordo com o tamanho da sua empresa. Assim, caso precise gastar, o baque não será tão grande assim.



#4 – Preste atenção em todas as faturas

Não apenas o valor das contas deve ser analisado, mas sim o seu conteúdo. É até uma praxe do mercado pagar as faturas de água, luz, telefone, internet e demais serviços sem nem olhar para elas, mas isso não é bom.

Ao se atentar a cada uma das faturas, você saberá por que o valor final foi aquele e, mais importante, se ele foi justo ou não, já que as empresas podem cobrar valores desproporcionais ou incorretos por engano.

Para evitar esse problema, analise com cuidado as faturas, compare com as dos meses seguintes e entenda pelo que você realmente paga. Assim, as chances de ser enganado diminuem consideravelmente.


#5 – Procure a opinião de pessoas mais experientes

Sempre existe alguém que pode lhe ajudar com ideias, planos e estratégias para a gestão das contas do seu negócio, mesmo que ela não converse com você fisicamente.

Existem vários blogs, canais no YouTube e colunas em revistas, jornais e sites de notícias onde gestores de empresas de sucesso contam um pouco da sua experiência para as pessoas que ainda estão no início da sua jornada.

Separar um período do seu dia para consumir esses conteúdos pode ser uma boa, ainda mais quando se tratam de horários “perdidos”, como o tempo em que você fica no transporte público, por exemplo.


#6 – Distraia sua mente

Parece um pouco estranho que essa seja uma das dicas para melhorar a gestão das contas da sua empresa, mas acredite: ela tem muito mais importância do que você pode imaginar à primeira vista.

Você pode (e deve) investir o seu tempo para cuidar da empresa, mas a partir do momento em que a sua vida se resume unicamente a isso, a estafa mental pode ser tão grande que você perderá suas energias para continuar.

Separe um tempo para ficar com sua família, seus amigos e para relaxar a mente da forma que você mais gosta. Pode ser assistir a uma série, jogar videogame, jogar futebol ou tomar uma cerveja, mas o lazer também é fundamental para o seu sucesso.


#7 – Aprenda com os erros

Mesmo que você siga a todas essas dicas e a outras sugestões de pessoas de sucesso, ainda assim você vai errar. As contas do mês podem fechar no vermelho, você pode se esquecer de alguma dívida ou enfrentar outro problema, mas fique calmo.

Acertar é muito bom, mas nós aprendemos demais com os erros. Você já saberá o que deve (e o que não deve) fazer das próximas vezes, o que colabora tanto para o seu crescimento profissional quanto pessoal.

Portanto, saiba valorizar as vitórias, mas também dê os devidos créditos às derrotas, já que elas te darão energia e motivação para se manter firme na caminhada rumo ao sucesso.


♦ Torne-se um gestor de sucesso!

Cada uma dessas dicas será de grande valia se você deseja se tornar um ótimo gestor de empresas. Cada minuto investido e cada gota de suor serão recompensados durante sua jornada.

Por isso, tenha tudo sob controle, peça ajuda quando necessário, programe-se com cuidado e invista na auditoria de contas, mas não se esqueça de viver uma vida feliz, que é o que você tem de mais valioso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.