Recrutar, reproduzir e reter bons profissionais está entre os grandes desafios da área de Recursos Humanos. Especificamente nos dias de hoje, no momento em que o RH desempenha um papel cada vez mais fundamental na estratégia das companhias.
Porém, esta também é um seção conhecida por trabalhos burocráticas, inclusive em atividades que demandam prontidão, como recrutamento e seleção.
Por isto, automatizar os processos de contratação tem sido a melhor solução para desafogar a burocracia, acelerar ações e aumentar a eficiência da área.
O que está abrangido no processamento de contratação?
Essa questão se torna essencial no momento em que analisamos a porção de ciclos e gargalos que são capazes de durar ao longo da contratação de candidatos.
São muitas fases com avaliações e, várias vezes, uma longa algema de decisões envolvendo solicitantes e gestores. Há também um grande volume de documentação que necessita ser comedido, checado e arquivado com precisão e segurança.
Uma abertura em qualquer dessas ciclos pode colocar a desposar todo o esforço empreendido nas demais.
Por que automatizar os processos de contratação?
Com tantas variáveis, torna-se enorme o desafio de otimizar o processamento de contratação e garantir a melhor escolha. Logo, a automatização se transforma em uma grande aliada. Confira 6 benefícios de adotar essa ferramenta:
1. Processamento centralizado
Com a tecnologia adequada, torna-se mais fácil moderar os processos de alistamento. É possível alinhar este controle, acompanhando o andada das muitas fases de contratação — a partir de o anúncio da vaga até a efetivação do candidato. Isto acarreta maior controle a todas as ciclos e permite desenhar cada uma delas.
2. Visão absoluta
Essa é uma consequência natural da centralização. Ao acrescentar em um único sistema as informações e o andada dos processos seletivos, ganha-se uma visão absoluto das atividades.
Dessa maneira, pode-se identificar pontos problemáticos e ingerir ações rápidas para solucioná-los. Além disso, em pouco tempo, essa visão absoluto permitirá um planejamento mais efetivo, atacando pontos de bloqueio, ajustando prazos e favorecendo melhores entregas.
3. Acompanhamento de aprovações
Várias áreas e gestores estão abrangidos no processamento decisório de uma contratação. Isto ação atenção no agendamento de entrevistas e aprovações de candidatos.
A automatização destes procedimentos permite acompanhar em tempo atualidade cada etapa, identificando depressa eventuais gargalos.
Logo, há mais eficiência na cobrança de respostas, com avanço no cumprimento de prazos e prontidão em toda a algema decisória.
4. Informações constantemente disponíveis
Automatiza os processos de contratação é proporciona maior transparência e informação rápida aos interessados. Isto pretende dizer que todos os abrangidos — gestores, solicitantes e analistas — são capazes de acessar e entender como está o andada de cada ação.
Dúvidas e questionamentos rápidos são esclarecidos na momento, sem necessidade de acenar o RH. Tudo acessível em qualquer aparelho — como smartphones ou tablets, por adágio.
5. Rapidez para acessar e abandonar documentos
Qual profissional de RH de modo algum perder horas preciosas buscando documentos em arquivos empoeirados? Quanto tempo é demandado para que novos documentos sejam arquivados adequadamente?
Com plataformas digitais, estes procedimentos ganham prontidão e qualidade. Tanto o arquivamento quanto a procura por um dado tornam-se atividades simples e desburocratizadas. Sem abordar no recebido de espaço com a redução de papel.