A Mobilidade urbana
Atualidades Noticias

Quais são os Bairros de São Paulo em que mais falta energia no mês.

Cidade de São Paulo costuma sofrer com a interrupção do fornecimento de energia elétrica e alguns bairros são “favoritos” desse fenômeno.


Falhas na distribuição de energia elétrica podem acontecer em todos os lugares, já que nunca se sabe quando algum problema afetará as instalações. A situação é bem comum na cidade de São Paulo, principalmente em alguns bairros.

Esse é um problema grave para os moradores, comércios, indústrias e outros estabelecimentos que são vitais para a população, como hospitais, escolas e demais serviços públicos.

Nós separamos os bairros em que a situação acontece mais, bem como os motivos que contribuem para que o abastecimento de energia elétrica encontre tantos contratempos.


♦ Bairros Que Mais Sofrem Com Problemas na Distribuição de Energia Elétrica

Para facilitar, os bairros foram separados nas cinco regiões da cidade de São Paulo.

» Zona Norte

  • Casa Verde
  • Limão
  • Pirituba
  • Tucuruvi

» Zona Sul

  • Berrini
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Chácara Santo Antônio
  • Santo Amaro

» Zona Leste

  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Guaianazes

» Zona Oeste

  • Água Branca
  • Butantã
  • Jaguaré
  • Lapa
  • Perdizes
  • Pinheiros
  • Pompéia
  • Sumaré
  • Vila Madalena

» Centro

  • Campos Elíseos
  • Higienópolis
  • Jardim Europa
  • Santa Cecília

♦ O Que Causa Problemas na Distribuição de Energia Elétrica?

São vários os motivos que podem levar a problemas na rede elétrica, como chuva forte, ventania, falhas humanas e horários de pico, entre outros.

Os bairros citados são alguns dos quais as falhas de transmissão de energia elétrica são mais comuns, mas elas podem acontecer em todas as regiões. A grande questão é por que isso é tão comum assim.

Olhar com mais cuidado e atenção para cada um dos motivos pode ajudar a compreender como eles resultam em problemas na rede elétrica.


♦ Chuvas Fortes

De acordo com o Boletim Climatológico São Paulo, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o total das chuvas na capital de São Paulo foi de 572,3 mm. Além disso, a maior chuva em 24 horas se deu no dia 27 de fevereiro, com 73,1 mm.

Esse é um índice pluviométrico relativamente alto, além da força das chuvas na cidade, que costumam apresentar como uma de suas consequências a falta de energia elétrica.

Não é possível conter as chuvas e os ventos fortes, que por sua vez resultam na queda de galhos e até mesmo de árvores nas ruas. Então, uma das consequências diretas é a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Por mais que as equipes das concessionárias de energia elétrica estejam sempre a postos para resolver esse tipo de problema, pode demorar um pouco até que elas consigam, o que invariavelmente resulta na queda de energia.

Bairros de São Paulo em que mais falta energia.

♦ Grande Densidade Demográfica

A densidade demográfica da cidade de São Paulo é de 7.387,69 habitantes por quilômetro quadrado, de acordo com levantamento de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em outras palavras, é muita gente.

A grande maioria dessas pessoas precisa utilizar energia elétrica no trabalho, na faculdade ou em casa, e quanto maior é o volume de uso, maiores são as chances de que o sistema elétrico apresente problemas.

Além disso, quando a rede elétrica para de funcionar, o número de pessoas afetadas é muito grande, o que aumenta ainda mais a proporção do problema e faz com que ele pareça ainda mais grave.


♦ Horários de Pico

Esse assunto é bem parecido com o anterior, embora a abordagem seja um pouco diferente.

O grande número de habitantes da cidade de São Paulo costuma ter hábitos e horários similares. É claro que sempre existem exceções, mas, via de regra, todas as pessoas usam energia elétrica ao mesmo tempo, como quando chegam do serviço.

O consumo de energia elétrica entre as 18 e 21 horas é muito maior do que no restante do dia. Esse é o resultado de milhares (ou milhões) de chuveiros ligados ao mesmo tempo, que consomem muita energia, além da iluminação pública e dos demais equipamentos elétricos.

Quando muitas pessoas usam energia elétrica ao mesmo tempo, as chances de que o sistema de transmissão apresente falhas também aumenta consideravelmente.


♦ Falhas Humanas

É praticamente inevitável a ocorrência de falhas humanas em todas as atividades da vida, e não poderia ser diferente com os técnicos e profissionais que trabalham com redes elétricas.

Se eles desconectarem um cabo errado ou fizerem qualquer tipo de ajuste indevido em transformadores e demais equipamentos, a consequência pode ser a interrupção da transmissão de energia elétrica, seja imediatamente ou não.

Tais profissionais passam por treinamentos bastante rigorosos até que venham a trabalhar diretamente nas redes elétricas, mas todos estão sujeitos a falhas. Com a maior demanda por energia elétrica na região de São Paulo, a ocorrência dessas falhas pode ser ainda maior.


♦ Como Não Ser Prejudicado Pelas Falhas na Rede Elétrica?

É praticamente impossível evitar que a rede apresente problemas, já que muita coisa foge do nosso alcance, mas ainda assim é possível se precaver para não sofrer com esses problemas quando eles acontecerem.

Um ótimo exemplo é o uso de geradores de energia, sistemas desenvolvidos especialmente para dar suporte à rede elétrica, seja para operar em conjunto com ela (como nos horários de pico) ou para segurar a barra quando a energia para de funcionar.

Ao manter um gerador ligado, o estabelecimento em que ele estiver conectado à rede elétrica continuará funcionando normalmente no caso de uma eventual falha, já que a sua fonte de energia é um combustível, geralmente o diesel, até que ele se esgote. Então, é só reabastecer o tanque.

É importante ressaltar que esses equipamentos podem ser alugados pelo período de tempo necessário, o que se mostra como uma opção bem mais economicamente viável do que sua aquisição, que demanda um investimento considerável.

Portanto, para não ter que sofrer com esse tipo de problema, o melhor a se fazer é contar com um gerador de energia a diesel. Assim, mesmo que a rede elétrica pare de funcionar, você não será prejudicado!

3 thoughts on “Quais são os Bairros de São Paulo em que mais falta energia no mês.

  1. Plinio Macedo disse:

    Moro no Morumbi altura do no. 5.291 da Giovanni Gronch (rua Itaiteva) onde é constante a luz piscar por 10 segundos diversas vezes ao dia. Com isso, caem computadores, internet, tv a cabo etc. extremamente irritante. Hoje 17-10-2018 estou sem energia há 3 horas e a previsão do retorno está em mais 3 horas. Tenho uma filha que mora em San Francisco há 10 anos e nunca houve interrupções, mesmo o tal pisca. Estamos mais para os países pobres da Africa do que países desenvolvidos. Uma vergonha!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.