Atualidades Noticias

Bandeiras Tarifárias na conta de luz: O que você precisa saber?

Entenda a mudança das Bandeiras Tarifárias e como ela influencia no consumo de energia elétrica.


Há alguns anos a conta de luz dos brasileiros ganhou algumas cores a mais. E mesmo que essa mudança tenha começado lá atrás, em 2015, ela ainda hoje gera confusão.

Perguntas como “Para que servem as Bandeiras Tarifárias?”, “O que define a cor da bandeira presente na conta de luz?”, são as que mais confundem os consumidores.

Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não entendeu a função das Bandeiras Tarifárias e tem dúvidas sobre como elas influenciam no preço na conta de luz, basta continuar lendo.

Afinal, o que são as Bandeiras Tarifárias?

Essa é, sem dúvida, a principal dúvida dos consumidores. Afinal, o que são essas bandeiras?

O sistema de Bandeiras Tarifárias tem o papel de sinalizar o consumidor a respeito do status da geração de energia no país. Ou seja, a bandeira verde mostra que o sistema hidrelétrico brasileiro está caminhando bem e a relação oferta e demanda está alinhada.

Quando você olha na conta de energia e a bandeira indicada é a amarela, significa que há certo nível de déficit de geração de energia.

Como entender as Bandeiras Tarifárias

Isso significa que as hidrelétricas não estão dando conta de toda a demanda energética e o acionamento de algumas usinas termelétricas também pode ser necessário para suprir toda a necessidade da população, o que encarece o fornecimento.

Continuando na mesma linha de raciocínio, a bandeira vermelha patamar 1, conhecida também como bandeira rosa, e a bandeira vermelha patamar 2, também indicam déficit no fornecimento e acionamento não de algumas, mas da maioria, ou todas, usinas termelétricas do país. E alguém vai precisar pagar por isso.

As cores das bandeiras tarifárias mudam de acordo com o consumo individual?

Não. Como dito, as Bandeiras Tarifárias indicam a situação da geração de energia elétrica no país e servem para conscientizar os usuários acerca da importância do consumo energético consciente.

O que determina a mudança de bandeira é o sistema hidrelétrico brasileiro e a sua capacidade de dar conta de toda a demanda.

Quais são as bandeiras tarifárias e como elas encarecem a conta de luz?

Conheça os quatro tipos de Bandeiras Tarifárias da conta de luz e o respectivo impacto monetário no valor da energia elétrica:

  • BANDEIRA VERDE: indica que o sistema hidrelétrico brasileiro está dando conta do recado. Ou seja, a geração e fornecimento de energia elétrica são suficientes, compatíveis com a demanda, para abastecer todo o país.

Se a Bandeira Tarifária verde estiver ilustrada na sua conta de luz, pode se tranquilizar. Afinal, não haverá nenhum acréscimo de tarifa no seu consumo do mês.

  • BANDEIRA AMARELA: indica que o sistema hidrelétrico brasileiro está com algum déficit de geração de energia em comparação com a demanda. Nesse caso, haverá necessidade de acionar também alguma usina termelétrica, o que encarece o fornecimento.

Se a Bandeira Tarifária amarela estiver ilustrada na sua conta de luz, saiba que haverá acréscimo, no mínimo, de R$1,00 a cada 100 (kWh).

  • BANDEIRA VERMELHA: (patamar 1 e 2): seguindo a linha de raciocínio, a bandeira vermelha (patamar 1 e 2) indica que há maiores dificuldades na geração de energia elétrica por meio do sistema hidrelétrico brasileiro.

Aqui há maior acionamento de usinas termelétricas, o que encarece ainda mais o fornecimento.

Economizar Energia

Se a Bandeira Tarifária vermelha estiver ilustrada na sua conta de luz, saiba que haverá acréscimo de, no mínimo, R$2,00 a cada 100 (kWh).

  • Como descobrir as bandeiras tarifárias vigente?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulga as bandeiras vigentes no mês por meio do seu site, mídias sociais e também pela televisão.

  • O que fazer para fugir das altas tarifas da conta de luz?

Chuveiro, geladeira e ar condicionado estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia dentro de uma casa ou empresa. Portanto, o primeiro passo, é dosar o máximo possível o uso desses aparelhos.

  • Tente diminuir o tempo de chuveiro ligado para cinco minutos e mudar a temperatura para verão nos dias quentes. Além disso, que tal se ensaboar de chuveiro desligado? Essa medida vai ajudar você a economizar na conta de luz e também na de água.
  • Quando o ar condicionado estiver ligado, lembre-se de conferir se todas as janelas do ambiente estão fechadas. Também é importante manter os filtros sempre limpos.
  • Sempre verifique se a porta da geladeira está bem fechada. É bem comum deixá-la aberta por engano. Sabe aqueles potes maiores que quase não cabem na geladeira? Eles costumam atrapalhar a vedação muitas vezes sem ninguém perceber.
  • Antes de abrir a geladeira saiba exatamente o que vai pegar dentro dela. Isso evita que a porta fique aberta durante muito tempo.

Geradores de energia na redução da conta de luz

Outra forma de reduzir a conta de energia e, ao mesmo tempo, garantir eficiência energética é o uso de geradores. Alugar gerador pode ajudar você a economizar até 30% na conta de luz, já imaginou?

Agora que você já sabe, coloque em prática as alternativas citadas aqui e diminua o valor da sua conta de luz de uma vez por todas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.