Calibrar o monitor do computador
Hardware Tutoriais

Como calibrar o monitor e obter a melhor aparência de imagem?

Dicas para calibrar o seu monitor com um software ou hardware para obter a melhor aparência de imagem da tela e deixar do seu gosto.


Muitas pessoas olham para o monitor do computador o dia todo – se você está lendo este artigo, provavelmente esteja fazendo exatamente isso. Mas quantas pessoas reservam um tempo para calibrar o monitor do computador? 

A calibração adequada garantirá que suas cores e níveis de preto sejam verdadeiros e que seu monitor esteja produzindo os melhores resultados para editar e visualizar imagens e vídeos. Além disso, a calibração correta ajuda a não deixar a sua visão cansada.

Você pode levar seu monitor a um profissional para que ele realize a calibração, mas você mesmo pode fazer esse procedimento, é relativamente rápido e simples, e irá melhorar bastante a qualidade da imagem da sua tela

Os fabricantes continuam lançando telas com novas tecnologias, como resolução 4K UHD, alta faixa dinâmica (HDR) e monitores curvos, proporcionando um verdadeiro atrativo para os olhos – mas apenas se forem calibrados adequadamente e que será possível extrair todo o potencial desses equipamentos.

O QUE FAZER ANTES DE COMEÇAR A CALIBRAGEM DO MONITOR?

Você vai querer fazer várias coisas antes de iniciar o processo de calibração. Essas etapas NÃO são absolutamente obrigatórias, mas são boas dicas que vão te ajudar a obter os melhores resultados.

Calibrar monitor facilmente
  • Ligue o monitor pelo menos meia hora antes da calibração, para que possa aquecer até a temperatura e condições operacionais normais.
  • Defina a resolução do seu monitor para sua resolução de tela padrão nativa.
  • Certifique-se de calibrar em uma sala com iluminação ambiente moderada. A sala não precisa estar totalmente escura, mas um ambiente muito iluminado pode atrapalhar a sua percepção de calibragem.
  • Familiarize-se com os controles de exibição do seu monitor. Eles podem estar localizados no próprio monitor, no teclado ou no painel de controle do sistema operacional.

CALIBRAR MONITOR USANDO FERRAMENTAS INTERNAS DO WINDOWS E MAC

O MacOS e o Windows possuem ferramentas de calibração integradas para ajudar a guiá-lo passo a passo no processo, o que é particularmente útil se você é um usuário novo e nunca usou a ferramenta de calibração do seu monitor.

Exibição de Calibragem de cores - Windows

Essas ferramentas gratuitas devem ser a primeira parada se você é apenas um viciado em imagens casuais ou trabalha com um orçamento apertado. Lembre-se de que os ajustes serão limitados pelo tipo e modelo de exibição.

Os termos variados – gama, ponto branco etc. – podem parecer um pouco assustadores à primeira vista, mas cada utilitário fornece uma explicação relativamente simples do que todos eles significam. 

Realisticamente, você não precisa conhecer os meandros do jargão para calibrar seu monitor.

FERRAMENTA DE CALIBRAÇÃO DO WINDOWS 10

Na versão mais recente do Windows 10, a maneira mais fácil de encontrar a ferramenta de calibração de cores é através da barra de pesquisa do Windows.

Etapa 1: Digite Calibração de cores na barra de pesquisa da Janela e clique no resultado correspondente.

Nas versões anteriores do Windows, você pode encontrar o utilitário Calibração de cores na seção Exibir do painel de controle, listada em Aparência e personalização.

Etapa 2: Agora que você está na ferramenta de calibração, siga as instruções na tela para escolher as configurações de gama, brilho, contraste e equilíbrio de cores da tela.

Uma imagem de amostra para você combinar a melhor calibragem será mostrada em várias etapas da configuração. Basta fazer os ajustes necessários para imitar a amostra o mais próximo possível.

Etapa 3: Quando o assistente de calibração estiver concluído, escolha a calibração atual ou retorne à calibração anterior se não estiver satisfeito com os resultados.

Gerenciamento de cores do computador

A nova calibração será armazenada como um arquivo.ics ou um arquivo de calibração de cores e aparecerá como um novo perfil do International Color Consortium (ICC) no aplicativo de configurações de gerenciamento de cores. 

A maneira mais fácil de abrir este aplicativo é digitar gerenciamento de cores na caixa de pesquisa e escolher o primeiro resultado. 

Depois de aberto, você pode selecionar seu monitor na lista de dispositivos e ver quais perfis ICC estão disponíveis.

FERRAMENTA DE CALIBRAÇÃO DO MAC IOS

Etapa 1 : no MacOS, o  Assistente de exibição do calibrador está localizado nas preferências do sistema, na guia Monitores, na seção Cor

Se estiver com problemas para encontrá-lo, tente digitar calibrar no Spotlight para verificar as várias pastas e arquivos do computador. 

O resultado deve mostrar uma opção para abrir o utilitário no  painel Preferências do Sistema.

Ajustar o monitor no MAC

Etapa 2 : As instruções passo a passo do seu Mac o guiarão pelo processo de calibração depois de encontrar e abrir o utilitário de software. Basta seguir as instruções na tela para escolher:

  • Ponto branco: O ponto branco normalmente deve ser um ponto D50 ou D65 padrão para evitar problemas de tonalidades estranhas.
  • Ajustes de cores: O ponto branco é um dado, mas a Apple tentará detectar sua tela e oferecer várias outras calibrações de cores neste momento … ou pode pular completamente o restante das opções de ajuste. Os monitores nativos da Apple podem ter menos calibrações de cores neste momento (porque a Apple já os calibrou).
  • Acesso de administrador: Importante apenas se você estiver preocupado com outras pessoas que alteram seu perfil de cores específico.
  • Nome: Nomeie o perfil como algo distinto, para que você o reconheça no futuro.

Etapa 3 : Isso criará um novo perfil de cores para sua exibição. Se você não conseguiu fazer os ajustes desejados, selecione esse novo perfil e escolha Abrir perfil

Isso abrirá uma nova janela com todas as tags associadas ao perfil de cores e suas descrições. Você pode escolher cada tag para ver mais informações. 

Algumas tags serão apenas dados básicos de cores, mas outras podem ser alteradas para modificar fatores de cores específicos da exibição. 

Se você tiver uma tela nativa, procure a etiqueta de informações nativas da Apple como um bom lugar para começar. 

Como você pode ver, isso pode se tornar rapidamente técnico, portanto, você precisará conhecer seus dados de cores (valores de fósforo, curvas de resposta etc.) para fazer alterações precisas com esse método.

CALIBRAR O MONITOR USANDO FERRAMENTAS ONLINE

Existem várias ferramentas de calibração baseadas na Web que ajudam a ajustar manualmente as configurações do monitor. 

Eles podem fornecer calibração mais precisa ou mais personalizada do que os utilitários embutidos nos sistemas operacionais.

Calibrar tela com ferramentas online
  • Foto sexta-feira – Foto sexta-feira é uma página da web simples, projetada para ajudá-lo a calibrar o brilho e o contraste da tela. Basta ajustar as configurações do monitor até que a transição de tons de preto para branco seja claramente distinguível na tela.
  • Teste de cores da tela W4zt – esta página da Web simples fornece vários gradientes de cores e caixas de cores em escala de cinza que você pode usar para comparações rápidas, além de um teste de gama fácil que você pode executar. É bom ter tantos testes em uma página, tornando esta solução excelente para calibração rápida.
  • As Páginas de Teste do Monitor Lagom LCD – Úteis para uso on-line e off-line, as Páginas de Teste do Monitor LCD Lagom não apenas permitem o ajuste de várias coisas, como o contraste e o tempo de resposta, mas também permitem o download das imagens como um arquivo zip de 120 KB, portanto você pode verificar qualquer monitor na loja que esteja pensando em comprar.
  • Calibrize 2.0 – Se você deseja uma ótima ferramenta que seja um pouco mais profunda que as opções de calibração nativa, sugerimos o download do Calibrize 2.0. É um excelente assistente gratuito que o orienta com cuidado por etapas bem explicadas para ajudá-lo a calibrar configurações de cores, tons de cinza, gama e similares no seu computador.

CALIBRAR O MONITOR USANDO UM HARDWARE COLORÍMETRO

Os utilitários de calibração e os softwares baseados na Web são ótimos para uma solução rápida, mas são inerentemente falhos por causa de uma coisa: você. 

Esses processos de calibração dependem da percepção de cores de um indivíduo e, portanto, estão abertos à subjetividade com base em como você vê os diferentes tons de cores.

A compra de um dispositivo de calibração é uma maneira de contornar esse dilema e garantir que o seu monitor seja calibrado com seu verdadeiro potencial. 

Aparelho de calibragem de monitor

Você precisará investir muito dinheiro se estiver buscando maior precisão e controle, mas ainda existem algumas alternativas acessíveis que funcionam bem com um orçamento apertado e ajudam a obter consistência de cores em todos os seus monitores.

Comprar um aparelho para calibrar o monitor só é recomendado para alguém que, primeiro, tenha condições de comprar, sofra de algum problema de visão e quer a todo custo melhorar a sua percepção de cores, ou para profissionais que trabalham com edição de imagens e vídeos e pretendem extrair o máximo da resolução do monitor.

Se você optar pela compra de algum aparelho para calibrar o monitor, aqui vai alguns nomes de hardwares de calibragem: ColorMunki Display, i1Display da X-Rite, Spyder, entre outros. Pesquisando por dispositivos de calibragem, com certeza você irá encontrar um ideal para as suas necessidades.


E você caro leitor, costumar calibrar o seu monitor? Quais as ferramentas que costuma utilizar? conta pra gente nos comentários.

5 thoughts on “Como calibrar o monitor e obter a melhor aparência de imagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.