Carros
Eletrônicos Utilitários

Carros autônomos: avanços da tecnologia de direção

Carros autônomos são automóveis que conseguem operar sem intervenção humana, por meio de sistemas de inteligência artificial, sensores e câmeras que percebem o ambiente ao redor e tomam decisões em tempo real.

O objetivo desses veículos é melhorar a segurança no trânsito, reduzir acidentes provocados por erros humanos e trazer mais eficiência para o transporte.

São capazes de interpretar sinais de trânsito, reconhecer obstáculos, calcular trajetos e interagir com outros carros coordenadamente.

Além de trazer benefícios em relação à segurança, eles também estão transformando a experiência na direção, pois os ocupantes podem realizar outras atividades durante todo o trajeto.

Mas mesmo trazendo diversas vantagens, inclusive para o meio ambiente, a implementação dos carros autônomos se vê diante de vários desafios, como regulamentação, ética e confiabilidade do sistema.

Apesar disso, é inegável que existe muito avanço tecnológico no setor, além de investimentos significativos de várias empresas que acreditam que esses automóveis vão desempenhar um papel muito importante na mobilidade futuramente.

Pensando nisso, este artigo vai explicar como funciona um carro autônomo, a tecnologia dentro dele, qual é o futuro da mobilidade com esse veículo, os prós e contras que apresentam e mostrar os modelos disponíveis no mercado.

Como funciona um carro autônomo?

O funcionamento desse tipo de automóvel depende de várias tecnologias, e entre as principais estão:

  • Sensores;
  • Câmeras;
  • Radares;
  • Sistemas de processamento de dados.

São carros projetados para perceber o ambiente ao redor e tomar decisões com base nas informações coletadas ao longo do trajeto.

As câmeras e radares conseguem captar dados em tempo real relacionados ao tráfego, sinalização de trânsito, obstáculos e pedestres. Seus lasers para medir distâncias com alta precisão ajudam a criar mapas tridimensionais sobre o entorno.

A frota utilizada por uma empresa de envelope personalizado para casamento pode usar esse tipo de veículo porque os dados são processados por sistemas de computação de bordo que funcionam com inteligência artificial.

Seus algoritmos conseguem interpretar as informações e escolher as ações necessárias para uma condução segura.

Os carros autônomos conseguem tomar decisões instantâneas, como mudar de faixa, frear ou acelerar, assim como lidar com alguma situação complexa.

Tudo isso mostra que além de automatizar a direção, são veículos que aumentam a segurança e a eficiência no trânsito, independentemente das condições de tráfego.

Tecnologia dos carros autônomos

Os carros autônomos dependem da combinação de várias tecnologias para seu funcionamento. Em seu sistema de sensores estão câmeras, ultrassom, entre outros recursos que captam informações sobre o trânsito.

Também existe uma tecnologia conhecida como Light Detection and Rending que conseguem medir distância com alta precisão, por meio de mapas tridimensionais do ambiente.

O carro autônomo usado por um fabricante de rastreador com teclado para caminhão também possui câmeras de alta resolução para capturar as imagens do ambiente.

Seus algoritmos processam as imagens para identificar objetos e interpretar sinais de trânsito. O sistema de radar emite ondas eletromagnéticas que medem a distância e a velocidade de outros objetos próximos ao veículo.

Outra tecnologia são as unidades de controle e processamento que processam os dados coletados pelos sensores em tempo real, por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

O veículo também depende de GPS para saber seu posicionamento, bem como mapas digitais detalhados para planejar rotas e interagir com o ambiente.

Qual é o futuro da mobilidade?

Os carros autônomos representam uma revolução no transporte, pois vão redefinir a maneira como o ser humano se desloca, além de trazer várias vantagens.

Onde seus benefícios é que consegue proporcionar melhorias na segurança viária, visto que consegue eliminar erros humanos que são a principal causa de acidentes.

A eficiência do tráfego também será muito maior, uma vez que os veículos conseguem se comunicar entre si e com a infraestrutura para melhorar o fluxo do tráfego e reduzir congestionamentos.

Para um fabricante de portão de alumínio duas folhas, é uma forma de economizar tempo e tornar o processo de entrega dos produtos mais sustentáveis, tendo em vista que esses veículos não poluem.

A acessibilidade será aprimorada, pois esses carros tem opções de transporte para pessoas com limitações de mobilidade, como idosos e pessoas com deficiência. Em outras palavras, carros autônomos são sinônimo de inclusão.

Prós e contras dessa tecnologia

Esse tipo de automóvel tem muito potencial para transformar a indústria automotiva e a experiência das pessoas na direção, no entanto, assim como qualquer outra tecnologia, também possui seus prós e contras.

Um de seus maiores benefícios é a capacidade de aumentar a segurança viária. Uma vez que elimina a possibilidade de erros humanos, a expectativa é reduzir significativamente o número de colisões e acidentes fatais.

Esses carros também conseguem se comunicar entre si e com o ambiente ao redor para otimizar o fluxo de tráfego.

Mesmo que muitas coisas mudem para tirar carta de carro e moto e até mesmo na legislação de trânsito, o fato é que a capacidade desses veículos vai tornar as estradas mais eficientes, as vias menos congestionadas e reduzir o tempo de viagem.

Indivíduos com mobilidade reduzida vão se beneficiar muito com a popularização desses carros, visto que são uma opção de transporte acessível e que traz independência.

Por ser capaz de operar de forma autônoma, tanto o motorista quanto os passageiros podem usar o tempo do trajeto para outras atividades.

Só que mesmo diante de todos esses benefícios, também existem alguns pontos negativos, como os desafios éticos e legais.

Essas questões sempre surgem em situações complexas, por exemplo, se houver um acidente com esse carro, fica difícil saber quem será o responsável. Se a colisão foi provocada por uma falha no sistema, não é simples encontrar o culpado.

As aulas particulares para habilitados continuarão sendo importantes porque mesmo que o carro opere 100% sozinho, o motorista precisa ter habilidades para intervir, caso seja necessário.

Muitos especialistas no assunto questionam a dependência excessiva de tecnologia que os veículos autônomos podem provocar.

Falhas no sistema, tanto por conta de mau funcionamento técnico, ataques cibernéticos e outros problemas, são situações que comprometem a eficácia dos veículos, então é necessário se conscientizar sobre a dependência tecnológica.

Além do mais, a aceitação dessa tecnologia não é tão simples quanto parece, pois algumas pessoas ainda resistem à ideia de entregar o trajeto totalmente ao controle do carro, o que acaba por limitar a adoção em larga escala.

Modelos disponíveis no mercado

Já existem diferentes modelos de carros autônomos disponíveis no mercado, mas antes de fazer a aquisição, o comprador precisa levar em conta a legislação do país.

Por exemplo, no Brasil, esses veículos são limitados por conta de restrições tecnológicas e até mesmo pela infraestrutura existente nas vias. De qualquer forma, as melhores opções são:

Hyundai Genesis G90 2023

Esse sedan foi classificado no nível 3 de automação e já está disponível na Coreia do Sul, na Europa e nos Estados Unidos.

Mercedes Benz Class S ou EQS

Pessoas que tiram a habilitação para micro ônibus costumam dirigir veículos da marca Mercedes Benz, e a montadora já disponibilizou diferentes tecnologias para seus veículos de automação nível 3, disponíveis na Europa.

São pacotes opcionais que podem ser integrados aos modelos EQS e Class S, e o propósito da empresa é expandir essa tecnologia para os Estados Unidos.

No Brasil, o veículo EQS já é comercializado e os interessados podem verificar se existem pacotes de tecnologia disponíveis.

Volvo XC90

Um fabricante de pele de vidro com porta pode adquirir esse modelo da fabricante sueca com o nível 2 de automação. Trata-se de um utilitário esportivo equipado com sistema Blind Spot Information System (BIIS).

Essa tecnologia ajuda o motorista em situações de risco de colisões laterais e consegue corrigir a direção sutilmente.

Honda Legend 2021

Esse modelo luxuoso da Honda possui o sistema Honda Sensing Elite, com nível 3 de automação e já pode ser adquirido em algumas partes do mundo.

O veículo já tem autorização da legislação de trânsito japonesa para ser usado em 90% das rodovias. Entretanto, apenas 100 unidades do carro foram produzidas já com o sistema de automação.

Esses carros funcionam normalmente com ou sem monitoramento de frota via GPS, mas para aproveitar todo o seu potencial, os motoristas precisam esperar regulamentações na legislação.

Considerações finais

Os carros autônomos prometem revolucionar a indústria automotiva e ainda trazem novidades que aumentam a segurança nas estradas.

Eles otimizam o tráfego e proporcionam mais acessibilidade para as pessoas, mas mesmo com tantos benefícios, ainda existem muitos desafios tecnológicos e de regulamentação para a total implantação desses carros.

A tecnologia continua evoluindo e desenha um futuro onde os carros autônomos serão significativos para a mobilidade.

Para acelerar o processo, é importante muita colaboração entre a indústria, o governo e a própria sociedade, e assim aproveitar todos os benefícios que esse tipo de veículo oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.