Atrair e Converter Leads
Negócios Redes Sociais

6 passos para atrair e converter leads através das Redes Sociais.

As redes sociais e os leads são duas coisas muito importantes para qualquer negócio. Para saber como os dois podem ser trabalhados juntos para atrair e converter leads, continue lendo!


As redes sociais são meios importantes de incrementar os negócios e ganhar mais clientes. Além de serem um veículo para divulgar a sua marca para um grande número de pessoas, elas são também uma forma de atrair e converter leads.

No entanto, para isso, é necessário conhecer a jornada de compra do consumidor moderno e como ele se comporta nas redes.

Lembre-se que lead não é sinônimo de cliente. O lead é, basicamente, um negócio em potencial que ainda não se concretizou.

Por isso, é necessário cuidar dele corretamente para garantir que ele traga resultados.

Continue lendo por que a gente vai te dar algumas dicas para captar e converter leads!


Passo 1: Defina as personas do seu negócio

Não dá para falar de Marketing Digital sem falar das personas, pois elas são peças características dele. Enquanto o público-alvo é mais abrangente e não traz informações mais detalhadas, a persona traça um perfil mais completo sobre a sua audiência nas redes.

A persona é um personagem semi fictício, criado a partir de dados dos seus clientes ou do segmento no qual você atua. Ela irá especificar informações como dúvidas, ambições, estilo de vida, idade, salário, composição familiar, entre outras coisas.

A ideia desse recurso está baseada no princípio de que muitas pessoas não têm poder na tomada de decisão para comprar o seu produto ou não se encaixam no seu público-alvo.

Por isso, a persona irá facilitar o trabalho de identificar e captar o lead ideal para a sua empresa.

Outra vantagem é que ao saber exatamente qual é o seu cliente ideal fica mais fácil produzir posts que tem relevância para os seus seguidores.

Atrair e Converter Leads nas Redes Sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para Converter Leads

Passo 2: Descubra as redes sociais que a persona usa

O investimento em certa rede social será inútil se ela não for o lugar onde a maioria do seu público está. Cada plataforma tem um perfil diferente de usuários, o que lhe dá um leque de opções.

 Por isso, a partir da definição da persona você deve descobrir qual é a rede social certa para se comunicar com clientes em potencial.

Exemplificando: https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-gerar-leads-em-cada-canal-de-marketing-digital/


Passo 3: Use o Copywriting

Lembra quando dissemos que por meio da persona você conseguirá produzir posts relevantes para ela? Então, na era do consumo pela internet a informação é o grande trunfo das empresas. Isso porque, elas são muito valorizadas pelos consumidores.

Mas para realmente consumirem seus materiais e, até, serem encaminhadas para as páginas de compra, essas pessoas precisam ser  persuadidas a realizarem determinadas ações – seja elas preencher um formulário, fazer download de materiais ou comprar algo.

Lembre-se que para um visitante ou seguidor da sua página se tornar lead ele precisa lhe fornecer informações. Então, a sua tarefa é convencer as pessoas a te darem os seus dados para poder começar a estabelecer uma relação com elas.

A melhor forma de fazer isso é por meio de peças de comunicação com o Copywriting.

O Copywriting, por sua vez, é uma técnica que explora gatilhos mentais com o objetivo de persuadir as pessoas a tomar decisões relevantes para o processo de compra.

Para fazer total proveito do copy, os seus textos precisam ser construídos com base na regra dos 4Cs. Essa regra determina que o texto deve ser:

  • Claro;
  • Conciso;
  • Convincente;
  • Credível.

Aqui, conte com os chamados CTAs (call to action) para estimular seus seguidores a fazer as ações. Frases, como “baixe agora!”, ‘deslize para cima” (no caso dos stories) e “clique no link da bio para saber mais!”, são exemplos de CTA.


Passo 4: Gere conteúdo rico para a sua persona

Como já mencionamos anteriormente, deter informações é um trunfo para o seu negócio nas redes sociais. Mas de nada adianta escolher a plataforma certa e utilizar o Copywriting se suas postagens não são ricas em informações realmente relevantes.

Dito isso, após o primeiro contato com sua persona e a captação de algumas informações chegou o momento de nutrir esse lead. De modo geral, o que será feito é a entrega de certos conteúdos que irão quebrar objeções e barreiras para, assim, guiar esse lead pela jornada de compra.

Por exemplo, se você tiver que trabalhar com convênio odontológico empresarial para empresas médias um dos desafios desse segmento é fazer os gestores entenderem as vantagens de oferecer esse benefício.

Isso daria um excelente e-Book sobre plano dental empresarial.

A melhor forma de fazer isso é por meio de materiais de qualidade ricos em informação.

Mas atenção! É necessário que você produzida esses materiais com base em cada momento da jornada de compra (procure sobre o funil de compras para saber mais). 

Um lead que ainda está na fase de reconhecimento não estão preparado para comprar e não deve ser bombardeado com publicidades mais invasivas, assim como um lead que está na fase de decisão de compra já está pronto para ser abordado com ofertas.


Passo 5 : Divulgue suas páginas de conversão

O objetivo de toda estratégia de Inbound Marketing é fazer com que o lead avance até a próxima etapa do funil de vendas. Utilizar as dicas acima são alguns meios de fazer isso, mas para que seus leads realmente se tornem clientes é preciso mostrar o que eles devem fazer.

No caso das redes sociais, na etapa de conversão será necessário encaminhar os seguidores para uma landing page. É nela que o usuário fará o seu cadastro.

Portanto, é importante criar postagens que levem o usuário para as páginas de cadastro ou questionários.

Não se esqueça de fazer testes para verificar os modelos que apresentam melhores performances.

Voltando ao exemplo anterior:

Para fazer com que o seu público de fato baixe o e-Book busque fazer posts que divulguem a página de download. Não se esqueça de utilizar termos de ordem, como “Baixe agora!” ou “Baixe o e-Book e aprenda como deixar seus funcionários mais satisfeitos oferecendo um plano odontológico!”

Não deixe, também, de otimizar a peças de divulgação com palavras-chave, como ‘plano odontológico empresarial preços” ou “dentista convênio”.

Capturar e Converter Leads
Como capturar e Converter Leads pelas redes sociais?

Passo 6: Invista em anúncios para geração de leads

O social ads é uma ferramenta conhecida do Marketing nas redes sociais, mas o que nem todo mundo sabe é que existem anúncios próprios para a captação de leads.

Algumas das principais redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, oferecem esse serviço.

Ele funciona da seguinte forma: o anunciante investe uma quantia na campanha. A seguir, o público-alvo selecionado irá preencher formulários com algumas informações, decididas pelo administrador da campanha em questão.

No Facebook, por exemplo, esse recurso é conhecido como Lead de Cadastro. Os formulários são disponibilizados pelo chat ou no feed do usuário.

Essa ferramenta é ótima para estabelecer uma conexão entre consumidores e marcas e, também, passar informações específicas, como preço, demonstrações, newsletters, entre outros.

Além disso, o preenchimento desses formulários são fáceis e rápidos, por causa do preenchimento automático a partir de dados que as redes já possuem.


Comece a ganhar dinheiro com as redes sociais!

A partir desse conteúdo você pôde perceber a importância do lead para qualquer negócio nas redes sociais.

Lembramos que as dicas acima são apenas um pedacinho de todas as possibilidades na captação e conversão de leads. Por isso, continue estudando sobre o Marketing nas redes sociais e fique de olhos nas oportunidades oferecidas pela rede para o seu negócio.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.


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