Baixar arquivos com segurança no PC diferenças de download para upload
Segurança Software

6 dicas para baixar arquivos no PC com segurança

A internet traz diversas facilidades para a população, sendo um grande banco de dados, reunindo informações sobre todos os assuntos. Porém, baixar arquivos no PC para depois ter acesso a esses dados é algo que deve ser feito de maneira cuidadosa.

Realizar um download coloca um computador em uma situação de vulnerabilidade, pois o usuário pode baixar o que realmente deseja, mas às vezes se trata de algo completamente aleatório ou um vírus.

Esses perigos estão crescendo a cada ano, devido ao aumento da quantidade de usuários da internet.

Atualmente, a maior parte da população mundial está conectada na rede, através de computadores e smartphones.

Os smartphones foram um dos itens que ajudaram a difundir o download de arquivos, que, hoje, podem ser realizados através de um simples clique, apenas tendo acesso à internet e sendo feito até mesmo nas redes sociais.

Para evitar que imprevistos aconteçam e um computador fique vulnerável, a área de tecnologia desenvolveu uma subárea especializada em apenas cuidar dos riscos que a internet pode proporcionar: a segurança da informação.

Como baixar arquivos com segurança

Um dos tópicos da segurança da informação é justamente o download de arquivos, seja qual for sua natureza, softwares, assuntos como inversor de energia senoidal pura, entre outros exemplos, pois ele é uma das principais causas de contaminação por vírus.

Para orientar qualquer usuário da internet, este artigo irá apresentar o conceito por trás do download de arquivos, como um vírus funciona, a importância de proteger um computador e algumas dicas para realizar isso.

Para baixar arquivos com velocidade, você precisará também de uma boa internet banda larga. No mercado você consegue encontrar diversas empresas que oferecem um bom serviço, como no caso da Sky Internet.

Como um download funciona?

Download é uma palavra em inglês que significa baixar, sendo o ato de transferir dados de um servidor para um computador.

Essa transferência pode ser realizada a partir de servidores dedicados ou de computadores domésticos e inclui diversos tipos de arquivos, como:

  1. Softwares; 
  2. Documentos word; 
  3. Planilhas. 
  4. Apresentações;
  5. Vídeos.
  6. Filmes;
  7. Fotos;
  8. Gifs.

Qualquer informação na internet é passível de ser baixada, até mesmo programas que fazem uma impressora de etiquetas manual funcionar. Às vezes, fazer um download é necessário.

Basicamente, o servidor e o aparelho do usuário fazem a maior parte do trabalho técnico de realizar um download, restando apenas ao usuário iniciar, pausar e cancelar o processo.

Os tipos de download e riscos ao baixar arquivos

De forma geral, existem dois tipos de download, que são o temporário e o permanente. Isso porque qualquer página acessada na internet precisa de um download no aparelho digital do usuário para funcionar.

Portanto, o download temporário acontece nesse tipo de site, plataformas de vídeo e streaming.

Já o download permanente é aquele que sempre fica disponibilizado no computador, para que o usuário acesse no momento em que ele quiser e precisar.

Por exemplo, para um controlador de acesso noturno, é necessário um software que esteja instalado permanentemente no computador da empresa.

Como criar um site responsivo

A internet é um canal gratuito onde qualquer empresa ou pessoa pode disponibilizar conteúdos de sua autoria.

Existe até mesmo uma lei de proteção de conteúdos, denominada como Lei de Direitos Autorais ou Lei de Propriedade Intelectual.

Porém, mesmo com a existencia de leis antipirataria, existe uma série de conteudos disponibilizados de maneira ilegal.

São esses conteúdos que podem gerar danos aos aparelhos digitais, pois não existe algo que assegure que esses arquivos não sejam corrompidos, tenham vírus, sejam plagiados, dentre inúmeros outros problemas.

Entretanto, é importante ressaltar que até mesmo os arquivos originais disponibilizados de maneira legal podem vir a danificar um aparelho digital.

Afinal, diversas empresas usam do artifício do usuário não ler as informações durante um download para adicionar outros aplicativos ou arquivos indesejados no pacote.

Para as pessoas que realizam o aluguel de notebook para trabalharem e terem momentos de lazer, a preocupação com o download de vírus é redobrada.

A importância de baixar arquivos com segurança

Compreender sobre como baixar arquivos com segurança é importante para garantir a saúde de aparelhos digitais, como notebooks, computadores e celulares, além de impedir o vazamento de informações.

Portanto, qualquer pessoa deve saber como fazer um download seguro se não deseja ter dores de cabeça com computadores travando, dados sendo perdidos, dentre outros exemplos.

Baixar arquivos de maneira insegura pode prejudicar o funcionamento de sistema de câmera de segurança, hospitalares, produtivos, dentre outros exemplos importantes.

6 dicas para proteger seus aparelhos digitais

Apesar de uma grande parcela da população utilizar a internet, poucos sabem proteger seus aparelhos digitais. Portanto, algumas orientações de como realizar isso podem ser úteis:

  • Leia as informações atentamente;
  • Baixe de sites oficiais;
  • Tenha um antivírus;
  • Verifique a TDL;
  • Se atente ao certificado SSL;
  • Faça o scan do arquivo.

Essas dicas não podem ser aplicadas separadamente, é necessário aliá-las para que os resultados sejam completamente seguros.

1. Leia as informações atentamente

Uma das dicas mais simples, porém que garantem que um computador esteja seguro durante um download é ler atentamente todas as informações que aparecem na tela, principalmente durante a instalação de um software.

como remover dados pessoais do Google

Até mesmo nos sites oficiais existe o perigo de o usuário baixar algo que não deseja, ou que esteja fora da especificação de seu computador.

Por exemplo, às vezes o usuário deseja baixar um software que realize o reparo de impressora, porém, acaba fazendo o download de outros aplicativos, como leitores de PDFs.

Portanto, esteja atento aos mínimos detalhes e não pule etapas, leia todas as informações atentamente e cancele tudo aquilo que seja suspeito ou não deseje baixar.

2. Só baixar arquivos de sites oficiais

Uma outra dica válida é a de baixar apenas em sites oficiais, onde os criadores dos conteúdos sejam de fato remunerados e reconhecidos pelas obras que criaram.

Geralmente ao baixar nesses sites o risco de adquirir um vírus ou um conteúdo diferente do desejado é menor.

3. Tenha um antivírus

O antivírus é como uma lanterna preta pequena utilizada para iluminar a escuridão do processo de realizar o download de algo.

Existe uma série de antivírus gratuitos e pagos, basta o usuário escolher o que se enquadra melhor nas suas atividades diárias e em seu bolso.

melhor antivírus gratuito

Um antivírus é importante tanto para os computadores domésticos, quanto para as empresas privadas, pois todas as pessoas estão sujeitas aos riscos da internet.

Um vírus pode trazer diversos estragos em um computador, seja bloqueando funções, tornando mais lento, apagando dados, salvando dados indesejáveis ou vazando informações pessoais.

4. Verifique a TDL

O top-level domain, também conhecido pela sigla TDL, é a última parte do link de um site, sendo que, no Brasil, o TDL mais utilizado é o “.com”.

Não é possível um golpista criar um link de site igual ao do criador original dos arquivos. Portanto, para enganar o usuário, a mudança ocorre principalmente no TDL, que pode ser substituído por palavras como tech e net.

5. Se atente ao certificado SSL

Os certificados digitais, como o SSL, são documentos virtuais que comprovam a originalidade de um site.

Garantindo para o usuário, dessa forma, que ele está baixando as informações em locais seguros e que essas são criptografadas.

Certificado SSL

A criptografia é uma tecnologia que codifica os dados, dessa forma, durante a transferência de um servidor para um computador, é necessário decodificar, geralmente, apenas com ferramentas de empresa oficial.

Arquivos criptografados possuem menos chances de serem plagiados e utilizados para enganar as pessoas durante o download de arquivos ilegais.

6. Faça o scan do arquivo

Não basta apenas ter o antivírus no computador, é necessário saber utilizá-lo, baixando corretamente os arquivos apenas após o scan.

O scan é a análise do arquivo, realizada através de um software, de forma a não abrir o arquivo baixado, impedindo que qualquer espécie de vírus saia desses arquivos e contamine o aparelho eletrônico.

Dicas sobre como Baixar arquivos voltadas para empresas

Baixar um arquivo corrompido pode gerar danos ainda maiores no caso de empresas, pois essas possuem informações confidenciais de clientes e funcionários.

Portanto, uma dica importante é estabelecer políticas de uso de computadores empresariais, para evitar que os usuários baixem vírus ou tenham outro tipo de problema.

Informações na nuvem, baixar arquivos

Nas políticas internas é interessante destacar as outras dicas citadas anteriormente e até mesmo restringir o download de alguns sites.

Apesar de ser uma política vista como chata para muitas pessoas, ela garante a segurança das informações digitais de qualquer empresa.

Considerações finais

Um vírus ou arquivo indesejado não é algo bom como um brindes corporativos elegantes, pois traz diversos danos a um computador doméstico, empresarial e até mesmo em servidores.

Além dos vírus, realizar downloads sem segurança também pode gerar o vazamento de dados, o recebimento de arquivos indesejados, sem as informações requeridas, dentre outros exemplos.

Com as dicas oferecidas durante o artigo, qualquer pessoa ou empresa poderá garantir suas informações e a integridade de seus computadores protegidos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.