Oportunidade de Vendas
Finanças Negócios

Como criar e identificar oportunidades de vendas?

Ter um leque em oportunidades de vendas é extremamente importante para aumentar os lucros do seu negócio, e por isso vamos te auxiliar a criá-las no artigo de hoje!

Diariamente nas vendas, os clientes passam pelas etapas do funil, com isso vão se interessando pelo produto ou pela empresa e tentam entrar em contato para efetuar a compra.

É bem comum que os clientes não cheguem até o fundo do funil, por isso é importante você ter uma boa estratégia para melhorar essa etapa que é a tão conhecida venda.

Nessa parte entra o seu time que precisa identificar novas formas de gerar oportunidades de vendas.

Uma das coisas que você precisa considerar é a forma de comunicação que a sua empresa oferece para os futuros consumidores, essa questão é bem importante.

Para aumentar os lucros é importante ter uma boa captação de leads. 

E para te auxiliar o Cadastro Empresa disponibiliza uma Plataforma ideal para te ajudar na Prospecção de Fornecedores com alta qualidade para a sua empresa.

Como perceber as melhores oportunidades de vendas?

Alguns pontos precisam ser considerados, vamos listá-los.

oportunidades-de-venda
  • Observar as estratégias anteriores:

Observar esses dados é importante porque é possível identificar onde você pecou naquela oportunidade específica.

Ótimo para identificar como foi realizada essa oportunidade e qual o resultado foi apresentado, com isso você vai poder filtrar as suas possíveis estratégias.

Observar os pontos fortes e fracos sempre é uma boa opção, além de poder analisar qual foi a reação do cliente com aquela estratégia.

  • O mercado e a situação atual:

Entender como anda o mercado e a situação atual é ótimo para ter uma visão mais ampla para saber como inserir seu produto no mercado.

Quando você observar todo o mercado, você pode perceber como vai administrar o seu marketing para ajudar a aumentar mais os lucros.

Mas cuidado, porque dependendo do momento que estamos vivendo, é necessário saber qual estratégia é mais adequada para ser aplicada.

  • Consumidores:

Estudar e conhecer seus consumidores é ótimo para ter aquele norte sobre onde você deve explorar para conseguir vender e com isso, aumentar os lucros.

E também permite que você saiba a forma de se comunicar com eles, mas de uma forma personalizada e única.

A utilização do upselling e cross selling é ideal para após a compra do cliente, a empresa conseguir identificar o que seria a próxima compra ideal, essa é uma forma de personalização.

  • Concorrentes:

É necessário você ter conhecimento sobre os seus concorrentes, o ideal é você optar pelo benchmarking.

Os concorrentes precisam ser estudados com frequência, não se limite a concorrentes próximos, vá além, veja de outros países, por exemplo.

Com isso, você tem o seu gerador de ideias para organizar seu marketing e suas vendas. 

Formas de criar estratégias de vendas

Estratégias para vender mais
  • Metas

Defina com calma objetos e metas com bastante clareza, tudo isso é ótimo para evitar as perdas de tempo e focar em pontos mais importantes no projeto.

Quando for definir suas metas, não esqueça que precisa ser coisas alcançáveis e que vá trazer benefícios para a empresa.

  • Fãs do seu negócio

Todo negócio atualmente tem os seus fãs que são os defensores da sua marca, com isso você terá a divulgação do seu negócio apenas por esses defensores.

É uma forma mais orgânica e espontânea.

  • Ações de marketing

Quando você criar as oportunidades de vendas, elas devem passar pela ação de marketing e é extremamente necessário pensar em boas abordagens afetivas.

O seu time deve pensar nas ações para o mundo digital e para o mundo offline também.

  • Conteúdos

É bom apostar em bons conteúdos para o seu site e que sejam relevantes, um bom conteúdo é considerado uma máquina de geração de leads.

Optar pelos conteúdos é vantajoso porque consegue educar os clientes, apenas com assuntos que interesse a eles.

O marketing de conteúdo é uma vantagem para a sua empresa porque possibilita você se comunicar da forma correta, independente do estágio do funil que os consumidores estejam.

Plano de vendas

O plano de vendas é importante porque é a forma de estruturar de maneira mais organizada e com metas, estratégias, etc.

Estratégias para aumentar as vendas
  • Monitoramento:

Monitorar as vendas é importante para você conseguir identificar o que precisa melhorar.

O planejamento consegue definir a base para acompanhar os números e com isso, você consegue analisar se está indo bem ou não.

  • Clareza: 

O plano de venda tem muita transparência para a sua equipe entender todos os processos necessários.

A clareza é bom para saber o que deve ser feito e como deverá ser feito, além de gerar um alinhamento melhor com sua equipe.

  • Qualidade:

O seu time de vendas precisa ter em mente o que fazer e como realizar a interação para ter boas oportunidades de vendas.

Deixe sempre essa frase na sua cabeça “Se tem padronização, tem qualidade, de uma forma constante”

Sabemos que o comportamento do consumidor pode ser um pouco complicado, por isso, não aja da mesma forma com todos os clientes. 

  • Impacto nos setores:

Quando definir as metas para as suas oportunidades de vendas, os outros setores vão ser impactados, mas com um tempo eles vão acompanhar o ritmo.

Quando você organiza a geração de demanda essa é uma forma de complementar as vendas com o marketing, o famoso vendarketing.

  • Menos tempo:

Com o plano de vendas você e sua empresa vão perder menos tempo com estratégias que não vão funcionar realmente e nem vão agregar a sua empresa.

  • Engajamento:

O plano de vendas permiti um engajamento e uma motivação a mais para a sua equipe.

Se você conseguir ter organização, metas e objetivos claros, isso pode aumentar a motivação do time.

Quando tudo é mais claro de compreender, com menos desperdício de tempo e certos recursos, tudo fica mais fácil.

  • Criação:

Para criar boas oportunidades de vendas, o planejamento é crucial para conseguir definir os clientes, as formas de comunicação, etc.

Conclusão

Como você viu durante todo o artigo, existem inúmeras formas de gerar novas oportunidades de vendas.

oportunidades-de-vendas

Uma delas é a Plataforma do Cadastro Empresa, no qual permite que você encontre qualquer empresa, em todo Brasil. Dando a você, chances em realizar uma prospecção assertiva.

Independente das formas escolhidas, tenha em mente que a estruturação antecipada de sua estratégia será o diferencial, é o ponto que definirá seu sucesso. 

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar!

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.