Criar Partições no Windows
Hardware Tutoriais

Como criar partições no Disco Rígido do PC Windows.

Quer criar várias partições no seu HD? Veja como particionar o disco rígido do computador no Windows e gerenciar melhor os seus arquivos e programas.


Particionar seu disco rígido é uma ótima maneira de organizar seus arquivos, pastas e aplicativos em suas próprias unidades virtuais. Embora haja vantagens em ter várias unidades físicas com o mesmo propósito.

Com o aumento de discos rígidos de vários terabytes, particionar uma única unidade é um método viável para fornecer ao seu sistema a funcionalidade de vários discos com muito espaço em cada um, sem aglomerar os seus arquivos em um único local.

Se você acabou de comprar uma nova unidade e quer dividi-la, precisará particioná-la antes de usá-la. Se você está trabalhando com uma nova unidade, ou apenas procurando particionar uma já existente, o processo é praticamente o mesmo. 

Felizmente, aprender a particionar seu disco rígido no Windows 10 é rápido e fácil. Se você seguir as etapas abaixo, nós ajudaremos a levá-lo de um único sistema de acionamento para um com o número de unidades virtuais desejado em apenas algumas etapas rápidas.

Se você deseja criar novos volumes para fins de backup, recomendamos que use discos rígidos externos. Se você preferir que outra pessoa manipule o processo de backup para você online, o ideal seria usar provedores de nuvem para guardar os backups.

COMO CRIAR PARTIÇÕES COM O GERENCIAMENTO DE DISCO DO WINDOWS?

A maneira mais simples de particionar seu disco rígido novo ou existente é com a ferramenta interna de gerenciamento de disco do Windows

Ainda que alguns aplicativos de terceiros tenham um conjunto de recursos ligeiramente expandido, a ferramenta padrão do Windows é perfeitamente capaz de criar novas partições para você trabalhar. 

Embora as etapas abaixo sejam especificamente para sistemas Windows 10, elas também são aplicáveis ​​ao Windows 7 e 8.1, em que o processo é praticamente o mesmo.


Etapa 1: Use a caixa de pesquisa do Windows para procurar pelo Gerenciamento de disco  e selecione Criar e formatar partições  do disco rígido na caixa de resultados. Como alternativa, use o  menu de usuário avançado do Windows (tecla Win + X) e clique em Gerenciamento de disco.

Pesquisa Gerenciar disco no Windows 10
Pesquisa Gerenciar disco no Windows 10

Etapa 2: Selecione o disco rígido que você deseja particionar na lista de unidades disponíveis. Se for uma nova unidade, pule para a Etapa 4 . 

Se for uma unidade existente com arquivos e até mesmo o sistema operacional instalado, você precisará criar um espaço não alocado antes de poder particioná-lo. Clique com o botão direito do mouse e selecione o volume de redução no menu suspenso resultante.

Expandir Volume de Partição
Como criar partições no HD e expandir o volume

Passo 3: O seu PC irá calcular quanto espaço livre você pode alocar para a nova partição. Depois de concluído, ele perguntará quanto você deseja usar. Se você quiser usar todo o espaço livre no disco rígido, basta clicar no  botão Reduzir

Se você quiser especificar o tamanho da partição eventual, insira-a em megabytes no respectivo campo, antes de pressionar Diminuir.

O processo pode levar alguns minutos, dependendo da velocidade da sua unidade, mas, quando concluído, você terá um novo espaço não alocado mostrado ao lado da unidade física correspondente na metade inferior da tela Gerenciamento de disco.

como criar partições no HD

Etapa 4: Clique com o botão direito do mouse no espaço Não alocado e selecione Novo Volume Simples no menu resultante.


Etapa 5: Siga as instruções na tela e selecione o tamanho do volume (o padrão usará todo o espaço não alocado) e a letra da unidade.

como criar partições

Etapa 6: É aconselhável formatar unidades novas e antigas ao criar uma nova partição. Quando tiver a opção, selecione para fazer isso. Para o sistema de arquivos, selecione NTFS

A  opção exFAT é mais comumente usada para dispositivos portáteis. Você também pode adicionar um rótulo de volume – nome – se desejar. Você pode deixar o tamanho da unidade de alocação como padrão. Selecione o formato rápido se você estiver com pouco tempo. Um formato completo raramente é necessário.

Partições do HD

Etapa 7: Continue clicando nos  botões Avançar e, finalmente, pressione Concluir para criar o volume. Seu disco rígido agora terá uma nova partição com sua própria designação. Você poderá vê-lo e todas as informações sobre ele na página Gerenciamento de disco.

como criar partições

ALTERNATIVAS DE TERCEIROS

Se você preferir usar uma ferramenta de terceiros específica para particionar seu disco rígido no Windows 10, há alguns que valem a pena considerar. Estes são alguns que podemos recomendar:

EaseUS Partition Master Gratuito

Com ferramentas para mover e redimensionar partições, limpando-as e alterando rótulos e designações, o Partition Master Free do EaseUS é uma ótima ferramenta usada por milhões de usuários em todo o mundo. 

Ele ainda vem com um “Partition Recovery Wizard”, que pode ajudá-lo a recuperar partições perdidas ou excluídas após uma falha no disco rígido.

Mini Assistente de Partição de Ferramentas Grátis

O aplicativo de particionamento da Mini Tool é totalmente caracterizado, mesmo na versão gratuita, e adiciona a capacidade de converter sistemas de arquivos sem formatar uma unidade e até mesmo testar a estabilidade do seu disco rígido para ver se há setores defeituosos.

GParted

Incrivelmente leve, o GParted não é o mais bonito dos gerenciadores de partição, mas tem amplo suporte para sistemas de arquivos e formatos e possui um conjunto completo de habilidades de criação, redimensionamento e exclusão de particionamento.


Fonte: Digital Trends

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.