Criar um logotipo atrelado à marca da sua empresa ou produto é um passo importante para se diferenciar entre os concorrentes e conquistar o reconhecimento do mercado.
Embora muitos designers tenham que pesquisar e realizar vários testes para obter a versão final da marca, é possível utilizar um criador de logotipo para facilitar o processo.
Ainda que estas ferramentas online facilitem o processo, é preciso um conhecimento técnico para criar uma marca que consiga se comunicar com o seu público.
Separamos 6 elementos essenciais que estão presentes em todas as grandes marcas e que você pode aplicar no seu logotipo.
Boa leitura!
1. Comece contando sua história
Criar um negócio de sucesso requer a venda de você mesmo e de seu produto. Os marqueteiros de hoje tendem a concordar que os compradores se conectam muito mais fortemente com os vendedores do que com os produtos.
Os vendedores são necessários para fazer um produto vender. Os marqueteiros hoje concordam que os compradores se conectam muito mais fortemente às histórias do que aos fatos.
Antes que alguém pense em como será este logotipo, reserve um tempo e pergunte-se qual é a história de sua empresa. Quando olhamos para a Coca-cola, não vemos uma bebida marrom e carbonatada – vemos ursos polares e letras grossas e brancas.
O “porquê” do que você faz deve brilhar em seu logotipo. O título de um filme é geralmente ousado e dramático. O logotipo de sua empresa deve ser ousado e dramático.
2. Faça um brainstorming
Uma sessão de brainstorming é quando as pessoas são encorajadas a pensar criativamente sobre um problema. A sessão de brainstorming é produtiva.
Escrever um logotipo a partir de uma história. Pesquisar um termo que melhor descreva seu produto.
No exemplo da palavra “força”, você pode ver que há muitas palavras que remetem a esse significado e que podem ser utilizadas na sua marca.
Selecione de cinco a dez palavras que descrevam não apenas o que você faz, mas o porquê. Faça destas dez palavras o ponto de partida para o seu esboço.
O Brainstorming é uma ótima maneira de obter novas ideias. Desenhe cada ideia que lhe vier à mente e use esboços anteriores para influenciar o resultado.
Não fique frustrado se os primeiros não representarem o que você deseja, no decorrer do processo você irá lapidar a sua marca.
Crie o máximo de conceitos que puder. Quando você terminar de esboçar, escolha o melhor.
Mantenha-o simples. Evite formas complexas e que dificultem a memorização dos consumidores.
Evite figuras que parecem com pinturas artísticas, símbolos genéricos como um globo, estrela ou ícones similares que possam remeter a outras marcas já consolidadas no mercado.
As cores podem ser sua melhor amiga ou a pior inimiga. Geralmente, escolha não mais do que três cores para seu logotipo.
Escolher as cores certas para o design de seu logotipo é muito importante. Você precisa incluir cores, mas atente-se às tendências atuais de cores. Você deve limitar o número de cores a não mais do que três.
3. Sua marca de ter relação com a sua persona
Considere os três principais conceitos que você extraiu de seus esboços. Mostre-os aos outros, não pense demais.
Assim que você tiver alguns esboços diferentes, faça uma breve leitura das semelhanças e diferenças entre eles.
Compartilhe estes esboços com seus colegas, seus clientes e sua família. Apresente para pessoas que tenham alguma semelhança com os seus clientes, a opinião de alguém de fora com certeza irá ajudar neste processo.
Nunca leve às críticas para o lado pessoal, lembre-se que as pessoas estão opinando sobre a sua marca e a forma como elas se relacionam com ela. Nada disso é sobre você, então deixe o ego de lado.
4. Leve os seus esboços para o digital
Se você chegou até aqui é porque certamente já possui algo muito próximo do seu logo ideal.
É interessante criar algo no papel e depois levar para o digital, prática comum entre os designers.
Você pode utilizar os desenhos que você criou no papel, para ferramentas digitais de vetorização de imagens ou para o seu criador de logotipo online. Desta forma você dará vida para a sua nova marca.
5. Escolha a fonte
Este é o momento de experimentar diferentes fontes e estilos de escrita. Se a empresa possui o sobrenome da família, considere uma letra cursiva, algo que remeta a assinatura da família.
Lembre-se que o nome da empresa deve comunicar sua essência. Se o símbolo for uma forma, considere a junção do símbolo e da fonte.
A fonte também é parte da comunicação da sua marca, por exemplo, se você deseja transmitir uma ideia de força e seriedade para a sua marca, certamente uma fonte com letras grossas atenderá às suas necessidades.
6. Faça uma pesquisa de mercado
Verifique se a marca que você deseja criar já existe, pois pode acabar criando algo semelhante ou idêntico. Caso isso ocorra, você poderá sofrer medidas legais e além de pagar a indenização, terá que reformular toda a comunicação da sua marca.
Nestes casos é aconselhável contratar um escritório de registro de marcas e patentes para auxiliar nas medidas legais do registro do seu logotipo.
Atualmente é possível realizar todo o trâmite de registro de marca online, o que torna o processo mais flexível e rápido.
Cuide da sua marca
Como vimos ao longo deste artigo, é preciso tomar certos cuidados ao construir um logotipo para a sua empresa, porém são medidas necessárias, para evitar problemas no futuro.
E você, já possui o logotipo da sua empresa ou produto? Como foi o processo de criação? Compartilhe conosco nos comentários e aproveite para ler o nosso artigo sobre a história dos logotipos das gigantes da tecnologia.
William Mendes é consultor de Marketing na LogosBR, Atua no mercado de Marketing Digital desde 2014, atendendo empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos.