Como manter o seu celular limpo
Dicas Smartphones

Como cuidar bem do celular para aumentar a vida útil e evitar troca-lo com frequência.

O celular tornou-se um dispositivo primordial no mundo moderno, através do aparelho é possível executar várias tarefas. Siga essas dicas de como cuidar bem do celular para garantir que continue funcionando por mais tempo.


Se o isolamento social em decorrência do coronavírus nos ensinou alguma coisa, é que nossos celulares são realmente nosso principal dispositivo para acessar fontes de notícias e fazer contato com mundo exterior.

Como os nossos Smartphones são de grande importância para nossa rotina diária, é importante fazer a manutenção preventiva – como você faria em um carro – para garantir que ele continue funcionando o maior tempo possível e evitar que você gaste dinheiro trocando de celular frequentemente. 

É lógico que muitos usuários trocam de celular apenas para possuir um modelo mais moderno e atualizado que o mercado oferece. Mas se você é daqueles que só troca de celular quando o aparelho apresenta algum defeito ou para de funcionar definitivamente. Aqui estão algumas dicas de como cuidar bem do seu celular e aumentar a sua vida útil.

NÃO PULE AS ATUALIZAÇÕES DOS APLICATIVOS, ELAS SÃO IMPORTANTES

Para manter o celular funcionando corretamente e evitar problemas de segurança e incompatibilidades, é importante atualizar o sistema operacional e os aplicativos de terceiros à medida que as atualizações são lançadas. 

Essas atualizações não demoram muito e os benefícios podem ser enormes: desde a correção de bugs e a resolução de problemas de segurança, até alterações que trazem novos recursos e melhoram o desempenho geral, para que o dispositivo funcione de maneira mais suave e rápida. 

Aplicativos no celular
Atualize os aplicativos do celular para manter a segurança do aparelho

O Android e o iPhone oferecem atualizações automáticas de aplicativos, que devem ser ativadas por padrão. Você pode verificar em um celular Android abrindo a Play Store, deslizando o menu pelo lado esquerdo da tela, tocando em Configurações e marcando a opção Atualizar aplicativos automaticamente.

Se você possui um iPhone, vá para Configurações > iTunes & App Store e deslize a opção Atualizações de aplicativos para a posição Ativado.

Para atualizações do sistema em um celular Android, você pode verificar se há atualizações abrindo o aplicativo em Configurações e pesquisando Atualização. Ou você pode aguardar o sistema avisá-lo de que uma atualização está pendente e seguir as instruções.

O Google lança atualizações de segurança mensais do Android no primeiro dia de cada mês, portanto, verificar no meio do mês se o seu celular tem uma atualização disponível deveria se tornar um hábito.

Quanto aos proprietários do iPhone, têm a opção de permitir que o aparelho instale automaticamente novas atualizações. Não se preocupe, seu telefone não fará o download e instalará as atualizações minutos depois de lançadas. 

Em vez disso, o iphone fará o download da atualização um ou dois dias após o término e agendará uma instalação para a próxima vez que estiver carregando durante a noite. 

Para instalar uma atualização ou ativar as atualizações automáticas, vá para Configurações > Geral > Atualização de software. Se uma atualização estiver disponível, siga as instruções para instalá-la. Caso contrário, toque em Atualizações automáticas para ativá-las ou desativá-las.

Muitos usuários, tanto de celulares android, quanto iOS deixam de instalar as atualizações dos sistemas e dos aplicativos devido à falta de espaço de armazenado no aparelho. Instalar novas atualizações, principalmente de segurança não deveria ser uma opção e sim uma obrigação.

Se você procurar no seu dispositivo, é bem provável que encontre pelo menos 3 aplicativos que você não usou nos últimos 3 meses, isso quer dizer que esses apps não são tão uteis para você e podem ser excluídos para liberar espaço para uma eventual nova atualização disponível. Pense nisso!

DESINSTALAR APLICATIVOS PARA AUMENTAR O DESEMPENHO DO CELULAR

Os celulares possuem uma quantidade finita de armazenamento e memória, e é por isso que é importante reduzir ao mínimo o número de aplicativos não utilizados. 

A exclusão rotineira de aplicativos do celular que você não usa economiza espaço de armazenamento e impede a execução de aplicativos em segundo plano, usando recursos preciosos e fazendo com que o telefone pareça mais lento e mais próximo do final da vida útil do que realmente é. 

armazenamento interno
Como cuidar bem do celular e aumentar sua vida útil?

Você pode definir um evento na sua agenda mensal intitulada “Excluir aplicativos não utilizados” para se lembrar de acessar regularmente seus aplicativos e desinstalar aqueles que não usa ou usa muito pouco.

Agora, acesse a guia de aplicativos ou a tela inicial do seu celular e remova todos os aplicativos que você instalou em algum momento por qualquer motivo, mas que nunca usa. 

É fácil excluir aplicativos em um iPhone – pressione e segure até que eles comecem a se mexer e toque no X que aparece nas bordas do aplicativo que você deseja remover e depois só selecionar apagar aplicativo.

Os usuários do Android têm mais algumas opções para desinstalar aplicativos, mas podem seguir uma abordagem semelhante: Pressione e segure o app, selecione Informações do aplicativo no “i” que aparece em cima e depois na tela seguinte clicar em desinstalar.

USE CAPAS DE PROTEÇÃO E PELÍCULAS

Você gosta do seu Smartphone? Então por que não protege-lo de quedas e arranhões na tela? Talvez, algumas das coisas que mais contribuem para a degradação e defeitos físicos do celular é deixa-lo cair em qualquer superfície, arranhões ou mesmo trincas que possam surgir na tela após uma queda.

Nesse caso, a escolha comum e inteligente, é proteger o celular com uma capa de proteção e uma película para a tela para evitar que ele quebre quando cair inevitavelmente.

Proteger o celular com capas e películas?
Como cuidar bem do celular usando capas e películas?

Os reparos na tela geralmente custam caro e podem não ficar “mil maravilhas” além disso ficar olhando e passando o dedo na tela trincada do celular pode fazer com que você decida comprar logo um novo aparelho, mesmo que você tenha adquirido o último há pouco tempo.

Você não precisa gastar muito dinheiro para comprar a capa mais cara, mas ter esse tipo de proteção no seu celular certamente ajudará a prolongar sua vida útil. Sem mencionar, que muitos usuários vão além e ao invés da capa, usam um estojo que envolve todo o aparelho, o que dá maior proteção contra ameaças e incidentes físicos.

MANTENHA A TELA E AS ENTRADAS LIMPAS

Mesmo se você usar um estojo, reserve alguns minutos de vez em quando para limpar qualquer fiapo ou sujeira na entrada do carregador, na área do microfone, na grade do alto-falante e na entrada de fone de ouvido, se o seu telefone tiver um. Você pode usar um palito ou cotonete para remover as impurezas desses locais.

Limpar as entradas do celular
Como cuidar bem do celular limpando suas portas de entrada?

A tela, o fundo e as bordas podem ser limpas com panos levemente umedecidos com soluções apropriadas pra esse tipo de limpeza. O álcool isopropílico pode ser usado como solução para remover sujeiras da tela.

Limpar manchas da tela e do foco da câmera permite registrar e observar fotos e imagens mais nítidas e ao final você terá um aparelho que dá vontade de continuar usando.

EVITE O SUPERAQUECIMENTO DA BATERIA

Existem vários mitos que envolvem a bateria do celular, mas é verdade que o superaquecimento da bateria pode ser muito prejudicial a vida útil do seu aparelho.

Recentemente, vimos vários outros mitos e descobrimos a verdade sobre cada um deles. Por exemplo, o carregamento rápido não vai prejudicar a bateria nem um pouco, mas deixar o celular carregar 100% e zerar toda a carga da bateria rotineiramente são ações que podem contribuir para a sua degradação mais rápida.

Seu celular também durará mais se você evitar colocar o dispositivo em situações em que a bateria possa superaquecer, como deixá-lo exposto à luz direta do sol se estiver em um dia quente ou executar vários aplicativos ao mesmo tempo.

Como impedir o superaquecimento da bateria do celular

Nas situações em que o celular fica muito quente ele pode desligar sozinho como uma forma de proteção do sistema, mas isso estressa a bateria, e se essa ocorrência for frequente pode contribuir para uma vida útil mais curta.

Comece a cuidar da bateria do celular no dia em que desembalar o aparelho e você terá pelo menos 2 anos a posse de um dispositivo saudável e funcional enquanto a bateria ainda estiver capacidade de carga. 

SUBSTITUA A BATERIA COM DEFEITO AO INVÉS DE TROCAR TODO CELULAR

Mesmo que você tenha feito tudo de acordo com as instruções, ainda pode se deparar com uma bateria que, com o tempo, se recusa a manter uma carga. Em vez de substituir o celular inteiro, substitua apenas a bateria. 

Geralmente, essa manutenção é simples e econômica e pode adicionar mais alguns meses ou até anos à vida geral do seu telefone. 

Seria mais fácil se a maioria dos aparelhos ainda fosse fabricada com baterias removíveis, como nos velhos tempos, mas, em vez disso, a maioria dos celulares vem com baterias incorporadas que exigem desmontar o telefone para substituí-las.  

Se você é conhecedor de tecnologia, corajoso o suficiente, e possui as ferramentas adequadas, pode tentar substituir as baterias dos celulares Android ou do iPhone por conta própria.

Como trocar a bateria do celular?
Como trocar a bateria do celular?

Agora se você não sabe nem por onde começar, recomendo parar por aqui, e procurar um serviço autorizado. Trocar a bateria do celular não é algo complexo, mas corre o risco de danificar partes internas do dispositivo, principalmente quebrar a tela durante a abertura do aparelho.

Como alternativa, os usuários do iPhone podem agendar uma visita na Apple Store e os usuários do Android podem usar um serviço de reparo certificado de terceiros que vai depender do fabricante do Smartphone. Outra alternativa é levar o seu aparelho em uma assistência técnica que você conhece e confia.

FAÇA BACKUP DO SEU CELULAR REGULARMENTE

Possui um iPhone? Verifique se o backup do iCloud está ativado, abrindo o aplicativo Configurações. Em seguida, toque no seu nome na parte superior da tela, seguido de iCloud > iCloud Backup e verifique se a chave está na posição Ligado

O backup regular dos dados armazenados no celular não fará nada para prolongar a vida útil do aparelho, mas garantirá que, na hora de se despedir do telefone definitivamente, todos os seus contatos, fotos, vídeos e configurações personalizadas estarão prontos para migrar, para que você não precise recomeçar do zero.

Como fazer Backup do celular
Como fazer Backup do celular e cuidar bem do seu aparelho?

O processo para proprietários de Android varia de acordo com quem fabrica seu dispositivo, mas geralmente, você pode abrir o aplicativo Configurações e acessar Google > Backup. Alguns fabricantes de dispositivos, como a Samsung, oferecem seu próprio serviço de backup, além do Google.

A maneira mais fácil de encontrar o serviço de backup em nuvem automático do seu dispositivo é abrir o aplicativo Configurações e usar a caixa de pesquisa na parte superior para procurar “Backup”.

Essas foram algumas dicas básicas mas muito úteis para uma boa conservação e uso do seu celular. E você caro leitor o que faz para conservar e manter o bom funcionamento do seu aparelho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.