Cartucho queimado, amentar durabilidade do cartucho
Eletrônicos Utilitários

Como descobrir se o cartucho da impressora está queimado

O cartucho da impressora está queimado? Se a impressora insisti em não reconhecer o cartucho, há grandes chances do cartucho está queimado. Saiba como descobrir.


Dentre as causas mais comuns da queima do cartucho podemos listar a oscilação de energia, a falta de tinta e a umidade, pois podem danificar o circuito do componente.

Outra causa simples é o fim da vida útil do cartucho, afinal, eles não duram eternamente.

Mas, antes de ficar chateado e sair substituindo o cartucho por um novo, saiba que ainda há esperanças! Veja alguns procedimentos simples para confirmar se o seu cartucho está realmente queimado.

Verifique a compatibilidade do cartucho com a impressora

A primeira coisa a se fazer é ter certeza de que o cartucho instalado é o apropriado para a impressora.

Você pode fazer isso através do manual da máquina ou pelo site do seu fabricante, onde poderá procurar a identificação do cartucho na lista de suprimentos compatíveis.

Limpe os contatos do cartucho

Às vezes, alguma sujeira nos contatos do cartucho ou do carro de impressão pode atrapalhar sua leitura, assim testar a eficácia de uma limpeza é muito interessante.

Abra a tampa da impressora e, com o carrinho parado, retire o cartucho. Com o auxílio de uma haste de algodão (cotonete) ou outro tecido macio (que não solte fiapos) umedecidos com água destilada, limpe os contatos do cartucho.

cartucho da impressora está queimado

Desligue a impressora da tomada e, com o auxílio do mesmo material citado anteriormente, limpe os contatos do carro de impressão. Espere secar por ao menos 10 minutos antes de ligar a impressora e testar o cartucho.

Importante: Não deixe o cartucho mais de 30 minutos fora da máquina para evitar o ressecamento da tinta.

Reinstale o software da impressora

Desinstalar e reinstalar o software da impressora em seu computador e testar novamente o reconhecimento do cartucho é mais um recurso interessante.

Você pode fazer isso com o auxílio do disco de instalação que acompanha a impressora, mas caso não o tenha em mãos, pode fazer o download do instalador pelo site do fabricante.

Use um testador de cartuchos

Caso nenhuma das alternativas acima traga bons resultados, o jeito é testar o cartucho. O testador de cartuchos é um aparelho desenvolvido justamente para verificar o funcionamento do cartucho.

Comprá-lo é recomendado apenas para quem está disposto a pagar algo em torno de R$200 para sanar suspeitas frequentes de possíveis queimas de cartuchos.

Do contrário, buscar a verificação com alguém que já possua o equipamento ou com alguma empresa que recicle cartuchos é uma boa alternativa.

Com a confirmação de que o cartucho está queimado, sua substituição por um cartucho novo é a única saída.

Caso o cartucho esteja funcionando, o problema está na sua impressora. Leve-a a uma assistência técnica, explique sua situação e boa sorte!

3 thoughts on “Como descobrir se o cartucho da impressora está queimado

  1. Gastar 200 reais para testar se o cartucho está queimado ou não? Com certeza isso é uma piada de mal gosto.
    Solução simples, vá aonde se recarrega cartucho e peça para testar a funcionalidaded dele.

  2. Estamos em, 2022 e hoje o maior desafio para quem faz a recarga dos cartuchos como o consumidor que compra um cartucho de impressora reciclado a fiz de economizar e: A proteção de cartuchos.
    Alguns fabricantes de impressoras como a hp por exemplo, esta inserindo no software de sistema de suas impressoras, essa proteção.
    Como a proteção de cartuchos funciona. O consumidor compra a impressora, faz a instalação e a mesma ativa a proteção do cartucho. Esse cartucho vai ser utilizado pelo consumidor normalmente, porém se ele vender esse cartucho vazio ou recarregar ele e colocar em outra impressora. O mesmo não funciona. O cartucho so vai funcionar na impressora em que ele foi instalado.

  3. Eu recarrego cartuchos e toner ha muitos anos. Ja ate cartucho original queimar por causa da tomada por não ter aterramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.