Como Digitalizar sua empresa
Negócios Produtividade

O que é preciso para digitalizar a sua empresa?

Digitalizar empresas é um processo essencial na busca de competitividade, na redução dos custos, otimização do tempo e redução de burocracias.


Ter um site e um serviço de host à disposição é importante, mas hoje em dia, na era do consumo e do consumidor digital, é essencial também em ir além de apenas possuir um site. É necessário digitalizar a sua empresa.

Diante do avanço da internet e de vários canais online, era apenas uma questão de tempo para que a transformação digital assumisse de vez o seu lugar ao sol.

Sendo assim, no contexto da pandemia provocada pelo Coronavírus, em que pequenas e grandes empresas foram prejudicadas, a digitalização deixou de ser uma opção e se tornou uma questão de adaptação.

Digitalizar empresas se tornou a solução para vários aspectos de um negócio, tanto na parte de atendimento quanto na execução das atividades. Mas afinal, o que é preciso para digitalizar a sua empresa?

Para saber mais sobre esse assunto, nesse texto você vai encontrar os seguintes tópicos:

● O que é transformação digital?
● Como promover a digitalização da sua empresa
● Os benefícios da transformação digital


Digitalizar Empresas
Digitalizar Empresas é uma forma de ganhar competitividade no negócio.

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

A digitalização, também chamada de transformação digital, é a solução para que os gestores usem a tecnologia a serviço das suas respectivas empresas.

O fato é que por meio da digitalização se torna possível obter resultados que otimizam os seus processos e proporcionam um bom atendimento aos clientes.

A transformação digital vai além de ter uma hospedagem de site, pois serve para reestruturar a empresa, permitindo que a tecnologia atue em vários setores do negócio, proporcionando mais benefícios e gerando resultados satisfatórios.

Diante da digitalização, é possível melhorar continuamente os serviços e, especialmente, o atendimento ao cliente, que sempre preza por uma boa experiência na hora de ser atendido.

Ciente de que a transformação digital apresenta vários aspectos em uma organização, confira a seguir algumas características mais comuns desse processo.


A ADOÇÃO DO HOME OFFICE

O Trabalho à Distância, que também pode ser chamado de Home Office, é uma das facetas da digitalização ajudando na produtividade das empresas. Por meio desse regime de trabalho, os colaboradores podem realizar as suas atividades sem sair de casa.

Desse modo, é possível poupar uma série de recursos da empresa. Além disso, diante de ferramentas como o Trello, o Skype e o Microsoft Teams, é possível gerenciar os funcionários, estipular tarefas e até efetuar reuniões online.


A UTILIZAÇÃO DE CHATBOTS

Especialmente durante o período de pandemia, em que o comércio eletrônico deu um salto gigantesco, se tornou importante encontrar maneiras para atender os clientes de um modo mais eficiente. Nesse contexto os chatbots aparecem como uma solução.

Eles consistem em softwares baseados em recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning que são capazes de responder várias perguntas dos clientes. Tal recurso é essencial para manter sempre o atendimento do e-commerce “de portas abertas”.


O USO DE SOFTWARES DE GESTÃO

Os softwares de gestão corporativa são elementos importantes na transformação digital de um negócio. Por meio deles o empreendedor poderá efetuar uma série de ações importantes no gerenciamento da empresa.

Poderá controlar o fluxo de caixa, monitorar o estoque, emitir boletos, notas fiscais, enfim, várias práticas relevantes na condução do negócio.

Alguns dos melhores softwares de gestão hoje em dia são o Conta Azul, o Nibo, o QuickBooks e o Granatum.

Digitalizar Empresas
Quais os benefícios de Digitalizar Empresas?

COMO PROMOVER A DIGITALIZAÇÃO DA SUA EMPRESA?

A digitalização é um processo constante, pois lida com tecnologia, que é algo que sempre passa por mudanças e evoluções. É por essa razão que o gestor não pode acreditar que a transformação digital é um trabalho com início, meio e fim.

Para promover uma digitalização bem sucedida do seu negócio, é fundamental que o gestor sempre se mantenha atualizado em relação às novas tecnologias, novas metodologias e recursos capazes de melhorar o seu negócio em vários níveis.

Sendo assim, não é um equívoco afirmar que a transformação digital do seu negócio é o caminho ideal para o gestor se adaptar ao atual cenário. Por isso, para assegurar uma transformação digital eficiente, confira a seguir algumas dicas.

MUDE A CULTURA DA SUA EMPRESA

Quando se fala em transformação digital, o foco não é apenas no uso de softwares e máquinas, mas é também na mudança de paradigma cultural do negócio.

Por isso, é necessário criar uma nova mentalidade na sua equipe de colaboradores, os preparando para o novo contexto por meio de treinamentos e orientações.


ESTABELECER UM WORKPLACE

Criar um workplace é uma excelente maneira para organizar todas as atividades do seu negócio.

O workplace consiste em um ambiente online onde é possível documentar ações, armazenar relatórios, analisar dados e ter em ordem as principais informações sobre o seu negócio.

Criar um espaço para reunir a sua empresa online permite manter as operações devidamente organizadas e o seu negócio mais preparado para o cenário digital.


UTILIZE AS FERRAMENTAS ADEQUADAS

Atualmente, diante da Cloud Computing (Computação em Nuvem), você tem a possibilidade de escolher vários softwares que viabilizam a digitalização do seu negócio das mais variadas formas.

Google Drive, Trello, Dropbox são algumas delas. Elas não apenas tornam possível a realização do Home Office, como também permitem armazenar arquivos na nuvem, economizando em infraestrutura e impressão de papel.


VALORIZE A EXPERIÊNCIA DOS SEUS CLIENTES

O cliente sempre foi o foco do seu negócio. Na era da digitalização a situação não é diferente. Portanto, quando se fala em transformação digital, é fundamental adotar recursos que viabilizam um atendimento de qualidade.

Hoje em dia é possível utilizar ferramentas de Big Data que permitem obter um conhecimento mais aprofundado do seu público de consumidores, tornando mais fácil a elaboração das suas estratégias.

Posto isso, as estratégias de Marketing não apontam mais os seus holofotes apenas para o retorno financeiro, mas sim, visualizam a satisfação do consumidor. Ou seja, o principal intuito é facilitar o processo de compra.

Logo, os gestores necessitam adequar o seu negócio para gerar mais valor para o público-alvo. O modo como o produto ou serviço é apresentado para o cliente deve ser muito bem analisado e planejado.

Não é por acaso que hoje em dia muito se fala na UX, a User Experience (Experiência do Usuário). Ela consiste em um conjunto de práticas que facilitam aos clientes interagirem em aplicativos, blogs, lojas online e qualquer outro tipo de ambiente virtual.

Um exemplo disso é promover uma boa Experiência do Usuário na hora que ele acessar o seu site, e-commerce ou outro canal digital referente ao seu negócio.

Digitalizar Empresas ajuda na redução dos custos e reduz a burocracia

Agora não adianta olhar para trás, o caminho é o futuro e a transformação digital chegou para ficar

Diante do atual contexto, em que o consumo é digital e os clientes cada vez mais utilizam ferramentas digitais, é compreensível que um negócio, seja de pequeno ou grande porte, tenha que se adaptar a essa nova realidade.

A digitalização estabelece para o seu negócio as mais diversas vantagens, facilitando a interação com os clientes, captando leads com mais eficiência e tornando o seu negócio ainda mais competitivo.

Sendo assim, além de um bom serviço de hospedagem de sites, é fundamental mergulhar fundo na digitalização e trazer de uma vez por todas o seu negócio para o século XXI.

E aí, gostou do conteúdo? Que tal colocar essas ações em prática?


4 thoughts on “O que é preciso para digitalizar a sua empresa?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.