Daniel Hoe, diretor de Marketing da Salesforce para América Latina dá dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego e tirar bons ensinamentos dessa experiência.
Em mais de 15 anos de carreira, já participei de dezenas de entrevistas de emprego, muitas como contratante e outras tantas como candidato à vaga.
Com base nessas experiências, sei que o nervosismo pode ser um fator decisivo para avançar ou não na seleção.
Para ajudar os futuros entrevistados, reuni sete dicas para reduzir o estresse e aumentar a confiança durante e após uma entrevista de emprego.
Todas partem de um princípio comum: trate o entrevistador como um cliente interessado em obter mais detalhes sobre o seu produto: você!
1. Pesquise sobre quem irá te entrevistar e o que a empresa faz
Faça uma pesquisa sobre o perfil do entrevistador: interesses, trajetória na empresa, formação acadêmica etc. Use as redes sociais como fonte e também conhecidos em comum (se houver).
Seu estresse diminui e sua confiança aumenta se você sabe com quem irá conversar e o que a companhia faz. Aliás, estude muito bem a atividade da empresa, entenda como ela apoia seus clientes e seus desafios.
Esteja preparado para responder duas perguntas fundamentais: por que quer vir trabalhar aqui? Como esta oportunidade se alinha ao seu plano de carreira?
2. Quebre o gelo
Com certeza surge uma forte apreensão ao entrar em uma sala com alguém que tem o poder de determinar algo tão importante na sua vida.
Contudo, saiba: quem entrevista também está tenso, porque levar alguém novo para a empresa pode ou não funcionar, e isso depende da escolha dele.
Conhecer alguns detalhes pessoais e profissionais sobre as pessoas da empresa, como o time do coração ou a cidade natal, pode ser ótimo para quebrar o gelo e iniciar a conversa de forma amigável.
3. Saiba vender o seu peixe
Não importa se você será entrevistado para o cargo de estagiário ou de diretor, provavelmente a primeira pergunta que te farão será “Me conte mais sobre você”, mas esse momento não deve ser um monólogo cansativo de 5 minutos.
O ideal é fazer uma breve introdução sobre você, com foco em suas melhores habilidades e sucessos relacionados à posição que você busca, de modo que o entrevistador tenha vontade de te conhecer melhor.
4. Ensaie suas melhores histórias
As pessoas se sentem mais à vontade quando estão contando histórias, mas pode ser difícil lembrar daquelas que resumam suas experiências durante uma entrevista.
Por isso, pense e selecione com antecedência oito ou dez histórias mais impactantes sobre seus sucessos pessoais e no trabalho.
E treine contá-las para amigos e familiares, assim você se sentirá mais confiante na entrevista. Quando for contar suas histórias, foque em três pontos: Qual era o desafio enfrentado pela empresa? O que você fez? Qual foi o resultado alcançado?
5. Faça uma lista de perguntas realmente úteis
Em uma entrevista de emprego não se deve apenas responder, mas também perguntar. Infelizmente, muitos candidatos fazem perguntas superficiais e que não acrescentam muito (senão, nada) para a conversa.
Para se destacar, prepare questões inteligentes e leve-as para a entrevista. Nessa hora o entrevistador irá perceber que você realmente se interessa pela vaga e que se preparou para a entrevista.
6. Ouça – e não tenha medo do silêncio
Ao longo da sua carreira, você vai perceber que é muito mais importante ouvir do que falar. Seja no trabalho ou numa entrevista de emprego, nenhum silêncio é constrangedor.
Aliás, falar demais pode demonstrar excesso de nervosismo ou insegurança – além de aumentar o seu risco de dizer o que não devia.
7. Tenha paciência, mas não desapareça do mapa
Após a entrevista, aguarde o retorno com calma e toque sua vida. Mas não suma! Contate o recrutador ou um dos entrevistadores da seleção vez ou outra para dar um “olá”, compartilhar uma informação que possa ser relevante para a rotina profissional dele ou enviar alguma atualização relevante sobre sua vida, como a conquista de uma certificação relacionada ao cargo desejado.