Como fazer compras online com segurança
Internet Segurança

Como fazer compras online com segurança

A grande maioria das pessoas, antes do alastramento do coronavírus, estavam habituadas a fazer suas compras no comércio tradicional, e a ideia de compras online era bem distante, pois muitas delas alegavam ter medo e serem enganadas.

De fato, isso ainda preocupa bastante, porém, tudo mudou e a nova realidade de comercialização nas vendas de portas de aço de enrolar automática passou a ser realizada por meio da internet.

Como lidar então com a segurança na navegação por lojas virtuais ainda desconhecidas, que oferecem tantas coisas, mas que de fato não proporcionam ao consumidor a veracidade dos seus produtos ou serviços?

Como saber se esse comércio é realmente verdadeiro e não passa de alguma loja fajuta, com o intuito apenas de se aproveitar da credibilidade dos clientes, beneficiando-se nas compras de películas film.

Todas essas perguntas passam pela cabeça de quem quer realizar compras online, justamente por não terem segurança de como identificar lojas fakes, que podem apenas estar tirando dinheiro das pessoas ainda muito ingênuas.

Porém, a novidade é que as compras pela internet podem sim, ser feitas com segurança, assim como também é possível identificar a veracidade das lojas virtuais, sem que se caia no “conto do vigário” na compra de sons automotivos, por exemplo. 

Como comprar na internet com segurança? 

Existe uma série de atitudes práticas que os consumidores e os comerciantes digitais podem adotar para que as fraudes possam ser evitadas no comércio eletrônico, garantindo segurança ao usufruir do conforto de comprar online, sem sair de casa.

Proteção do cartão de crédito

A seguir, a lista vai mostrar várias práticas que podem ser adotadas, para que sejam tomados todos os cuidados necessários no comércio eletrônico, tais como:

  • Não digitar dados do cartão de crédito em sites desconhecidos;
  • Não informar nenhum dado sigiloso como senhas, por exemplo;
  • Prestar atenção no produto ou serviço que está sendo vendido;
  • Realizar pagamentos por meio de intermediários;
  • Pague compras de persianas romanas com boletos;
  • Compare preços antes de comprar;
  • Identifique se o prazo de entrega é informado;
  • Informe-se da reputação da loja por meio de pesquisas;
  • Compre em lojas que oferecem vários recursos e informações;
  • Evite comprar em computadores públicos;
  • Tome cuidado com as garantias estendidas;
  • Cuidado com compras coletivas mesmo que ofereçam bons descontos.

As recomendações para a segurança nas compras online de squeezes personalizadas são diversas e todas elas devem ser adotadas com muita observação e cuidado, para que o consumidor não seja pego de surpresa no final.

Justamente, pelo fato de não precisar estar presente em uma loja, lidando com filas, a chance de poder pesquisar produtos ou serviços pela internet, faz com que o consumidor seja atraído por preços tentadores.

Portanto, sempre vale a pena comparar os preços dos produtos em lojas diferentes. Uma boa pesquisa é capaz de identificar se um produto pode ser encontrado por um valor menor. Milagres não existem, é fato. Então, valores muito baixos são suspeitos.

A loja virtual precisa informar claramente o prazo de entrega, ultrapassando 30 dias, pode indicar que o produto não está em estoque e que ele só será disponibilizado para o consumidor depois que a compra for efetuada. Não é bom esperar todo esse tempo.

A reputação da loja é essencial para deixar o consumidor de palete de madeira grande seguro ao comprar o produto. É recomendável se informar com outros consumidores a respeito de suas experiências com a loja, nem sempre são boas.

Dentre as práticas de segurança, saiba exatamente o que está sendo comprado, tendo ciência das características do produto, para que ele não venha diferente ou com falta de acessórios. Se isso ocorrer, o cliente tem o direito de reclamar e efetuar a troca.

Ao serem realizadas compras online é importante buscar lojas que tenham fotos detalhadas, descrições claras do produto e da própria loja em si, várias opções de pagamento e que estejam expostas, também, em redes sociais.

melhores sites para comprar celular

Uma precaução por parte dos consumidores, é não pagar nenhum valor adicional de garantia estendida de calha berço, por exemplo. 

Sendo assim, a garantia estendida é uma escolha do consumidor, mas algumas lojas tentam fazer venda casada e isso é ilegal.

Não é recomendável, também, gravar os dados do cartão de crédito, para futuras compras. A conta cadastrada no site pode ser invadida por terceiros, que acabam tendo a chance de efetuar compras em nome do consumidor.

Nunca deve-se fazer compras através de computadores públicos. Eles podem conter vírus, que conseguem capturar os dados do consumidor, como a senha do cartão de crédito, por exemplo.

Os sites para compras coletivas de tijolo baiano de 8 furos se tornaram muito populares. Mesmo que as ofertas e descontos do produto sejam interessantes, é importante estar atento se as lojas irão cumprir com o prometido.

Caso o consumidor receba informações ou ofertas de lojas desconhecidas, por e-mail, é melhor não realizar nenhuma compra. 

Afinal, se o cliente nunca visitou a loja, porque ela tem conhecimento do e-mail? Pode ser uma tentativa de golpe pela internet.

Como dito anteriormente, as práticas de segurança que devem ser adotadas pelos consumidores são muitas. 

Aos poucos, eles acabam se acostumando com elas, ficando cada vez mais alertas, para que não efetuem compras em qualquer site.

Mas então, como identificar se um site é falso?

Muitos sites falsos têm a habilidade de copiar empresas famosas, criando imitações praticamente idênticas, levando o consumidor a acreditar que está em um local oficial e que pode realizar suas compras com total segurança.

Porém, isso não é verdade. Pelo fato das páginas serem muito parecidas, quando o cliente for realizar as compras é preciso prestar muita atenção aos detalhes.

Como fazer meu site aparecer no google

Alguns detalhes nestas páginas podem indicar se o endereço é confiável ou se o site é falso. A lista abaixo mostra alguns pontos de alerta e algumas dicas para identificação da veracidade do site, por exemplo:

  • Pesquise o CNPJ da empresa na internet e veja se ela realmente existe;
  • Entre em contato com a empresa por telefone ou e-mail antes de comprar;
  • Procure por comentários ou recomendações do site nas redes sociais;
  • Identifique se na URL existe um cadeado ele atesta que o site é seguro;
  • As iniciais HTTPS no endereço indicam que os dados são protegidos;
  • O certificado de segurança mostra que a página é protegida contra hackers;
  • Verifique se os dados do fornecedor aparecem no site;
  • Textos cheios de erros ortográficos pode indicar que o site é falso;

Além disso, busque indicadores de segurança: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), procure pela Política de Privacidade, que lida com os dados dos clientes, e se a empresa tem um canal de SAC também é um indicador de segurança.

Direitos do Consumidor nas compras online

O Código de Defesa do Consumidor – CDC também cobre as vendas realizadas pela internet. O artigo 49 já considera que as pessoas que compram de forma online podem cancelar suas compras, mesmo que não tenham motivos para isso.

Código de Defesa do Consumidor nas compras online

Portanto, o consumidor tem o direito de solicitar o cancelamento da compra ou de um contrato de prestação de serviços, desde a entrega do produto ou da assinatura do contrato, no prazo de 7 dias.

Vale ressaltar que é sempre bom ter em mãos todos os dados da compra, como recibos, e-mails, dados do fornecedor, pagamento e documento que prove a data de entrega do produto. Isso facilita muito quando o cancelamento é solicitado.

Considerações finais

Portanto, com ou sem a pandemia, as compras realizadas pela internet ainda demandam cautela por parte dos consumidores.

Mesmo que atualmente elas estejam muito mais protegidas, inclusive pela lei, é recomendável que os clientes observem atentamente se estão realizando suas compras em lojas virtuais seguras, que não sejam falsas.

Algumas táticas aqui expostas são necessárias para que o consumidor não seja pego de surpresa, porque ele pode perder dinheiro e além disso, pode também deixar seus dados sigilosos expostos para que hackers realizem compras em seu nome.

Atualmente, é bem mais fácil identificar a segurança para efetivar compras pela internet, bem como constatar se a empresa realmente existe.

prevenir vazamento de dados

Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou até mesmo com depoimentos e comentários de outros compradores através das redes sociais.

Ter comodidade nas compras, por não ser necessário ir fisicamente até uma loja é muito bom, porém, mesmo que as pessoas estejam acostumadas com esse processo, ter cautela, observar e pesquisar nunca é demais.

Tudo isso acaba garantindo, também, que os consumidores peçam cancelamento e devolução dos produtos, direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, que atualizou as suas normas, cobrindo também o comércio eletrônico.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.