A coleta de dados é uma atividade projetada para capturar conteúdo significativo gerado por ferramentas, sites e públicos em suas interações.
Essa é uma prática essencial para a realização de análises comportamentais e de preferências que permitirá desenvolver campanhas de marketing mais precisas e vender mais produtos ou serviços.
A informação é valiosa para as empresas de manutenção de empilhadeira a combustão entenderem seus públicos, mercados e resultados internos. Então, para dominar esse conhecimento, é preciso começar com a coleta e análise de dados.
Os dados e informações coletadas são uma fonte muito rica para ajudar as empresas a terem sucesso nas suas estratégias de negócio.
Para usar os dados com sucesso, é preciso realizar uma coleta produtiva e estratégica, porém, não basta apenas capturar as informações necessárias. É preciso também saber onde procurar, como estruturar os dados para análises precisas e como usá-los.
Além desse plano, é necessário definir quais ferramentas serão utilizadas para coletar e depois analisar os dados coletados. Essa é uma das partes fundamentais para qualquer estratégia de marketing de sucesso.
Mas para que tudo seja feito corretamente, é preciso entender os conceitos da coleta de dados, qual a sua importância e como escolher as ferramentas certas para isso.
Qual o conceito da coleta de dados?
Coleta de dados é um processo direcionado para captar conteúdo estratégico de ferramentas de análise, formulários e outros tipos de softwares que contenham essas informações.
Esse processo é projetado para garantir que uma loja de suspensão automotiva, por exemplo, tenha um entendimento profundo do setor, do mercado, da percepção do consumidor e dos resultados do desempenho geral dos negócios.
Embora a coleta de dados possa parecer uma atividade notável, é uma atividade empresarial rotineira e que é muito útil quando bem feita.
Atualmente, em qualquer segmento de atuação, os dados são considerados um ativo extremamente valioso, pois traduzem resultados de negócios e percepções externas de produtos, serviços e marcas.
No mundo digital, os dados são onipresentes e são gerados por simples interações entre consumidores e páginas da web de uma empresa, como as que trabalham com fotos profissionais masculinas ou qualquer outro setor de mercado.
Inclusive, com todos esses dados de navegação que são gerados, também existem aqueles que vem de interações com posts das redes sociais, respostas de campanhas de e-mail marketing e outras diversas possibilidades.
Com essas práticas atuais sendo cada vez mais utilizadas, qualquer tipo de resposta e ação gera dados que, para uma empresa de decoração que faça sala de jantar planejada, são um método muito eficaz para entender como os potenciais clientes agem e o que desejam.
Na verdade, esse tipo de coleta de dados pode ajudar qualquer segmento de negócio a compreender melhor como seus clientes pensam e agem diante de suas campanhas de marketing e com isso, as empresas podem se adaptar para atender novas demandas.
Por isso, a coleta de dados é uma forma muito eficiente de reunir conteúdos e analisar as interações com eles para transformar as informações extraídas em um direcionamento estratégico para a criação de novas ações e campanhas de marketing.
Como as ferramentas de coleta de dados funcionam?
Como o nome sugere, o trabalho realizado pelas ferramentas de coleta de dados em rede está focado em acelerar a computação de grandes quantidades de informações complexas.
Na prática, basta o usuário especificar o site de onde obterá as informações e deixar a ferramenta fazer todo o trabalho repetitivo.
Embora muitos acreditem que isso só pode ser usado para divulgar informações confidenciais, empresas de todos os setores conseguiram automatizar a coleta de dados em:
- E-commerce;
- Campanhas de marketing;
- Redes sociais;
- Estratégias de SEO;
- Pesquisas de mercado;
- Testes de acessibilidade em sites.
Devido a internet ser um mar azul em relação a informações públicas sobre qualquer tipo de assunto, e com isso, uma ferramenta de coleta de dados pode auxiliar na captação dessas informações para ajudar até uma oficina que atua com revisão de carros Chevrolet,
Como escolher uma ferramenta de coleta de dados?
As ferramentas de coleta e visualização de dados também são amplamente utilizadas para identificar correlações e padrões de desempenho, garantindo uma visão macro do negócio.
Além disso, por meio da interação de grandes quantidades de dados complexos, a análise preditiva pode ser realizada nas empresas.
Em outras palavras, fatos atuais e históricos podem ser acessados para observar tendências e fazer previsões.
Como existem várias ferramentas que oferecem essa opção, é necessário estar atento a algumas questões que demonstram a eficácia da técnica, não só isso, mas também a análise das informações. Alguns fatores de influência são:
As fontes de dados
Antes de escolher a própria ferramenta, as empresas precisam avaliar a melhor forma de armazenar os dados, seja em seus próprios servidores ou na nuvem.
Atualmente, a última opção é considerada a mais eficiente, pois não requer equipamento próprio. E, se algo der errado com a empresa, os dados estarão protegidos.
Depois disso, é necessário investigar as principais fontes de dados a serem analisadas, Os dados podem vir de seus próprios sistemas, mídias sociais, CRM, planilhas, entre outras fontes.
Essas ferramentas ainda podem aceitar formatos como números, tabelas e gráficos, facilitando a compreensão dos dados para uso nas diversas campanhas de marketing.
Ao realizar essas investigações, tudo o que é preciso fazer é escolher uma plataforma compatível que suporte as conexões necessárias e leia as várias fontes de dados usadas.
Transformação dos dados
É importante saber a quantidade de dados para organizar e avaliar se vai ser processado na própria ferramenta, ou se já está construído corretamente. Basta conectá-los desta forma e facilitar a visualização.
O ideal é ter uma ferramenta que capture os dados, realize essa transformação e crie visualizações rapidamente. Quando tudo está unificado, o processo se torna muito mais rápido e preciso.
Explorar e analisar dos dados
Para saber se uma determinada ferramenta de visualização de dados é ideal, é necessário entender sua importância para uma empresa.
Seja para detalhar informações e usá-las para tomada de decisões ou apenas para monitoramento administrativo. Isso pode eliminar algumas opções, pois cada opção fornece campos e funções diferentes.
Existem versões mais simples que permitem o acesso à informação em diversos formatos e uma breve análise de históricos e tendências.
Outros tendem a ter uma compreensão mais profunda do conteúdo. Por outro lado, os mais sofisticados podem usar suas próprias estatísticas e conhecimentos para prever métricas.
Outro fator que deve ser considerado é o número e o tipo de gráficos disponíveis. É importante escolher um formato que melhor se adapte à compreensão do negócio.
Facilidade para o uso
É essencial que a ferramenta de visualização de dados escolhida conte com recursos fáceis de usar e uma interface amigável. Afinal, nem sempre os usuários são técnicos e especialistas em Tecnologia da Informação.
Portanto, se o objetivo de uma loja de alimentos pet busca é atender uma demanda de petisco para limpar dentes de gato, precisa se certificar que os vendedores tenham acesso a todas as informações
Então, o recurso deve ser simples, intuitivo e pensado para pessoas com quaisquer níveis de habilidade conseguirem acessar sem problemas e poderem interpretar os dados de maneira simples.
Quais os tipos de coleta de dados?
A coleta de dados é muito relevante para uma série de segmentos empresariais que pode alavancar muitos os resultados obtidos em suas campanhas de marketing, porém, existem diversos métodos de coleta de dados.
É preciso identificar quais os melhores métodos para realizar essa coleta de dados da forma correta antes de iniciar as estratégias empresariais, portanto, alguns dos principais tipos de de coleta de dados são:
Coleta de dados primários
Dados primários são as informações atuais que são coletadas para um uso específico. Todos os dados que foram coletados anteriormente não são levados em consideração quando um novo projeto começa.
Para exemplificar, uma clínica veterinária pode coletar dados para saber qual a quantidade de exame 4dx cachorro foi feito em um determinado mês e avaliar a necessidade de melhorar os procedimentos para o futuro.
Coleta de dados secundários
Os métodos secundários de coleta de dados são utilizados para analisar informações que já foram usadas no passado. Com isso, é possível obter dados de fontes internas, quanto externas da empresa.
Esses métodos secundários de coleta de dados também podem ter técnicas quantitativas e qualitativas que estarão prontamente disponíveis e são bem mais econômicos e rápidos se comparado com os dados primários.
Coleta de dados quantitativos
Os métodos quantitativos usam ferramentas estatísticas, e o objetivo do pesquisador é contar fatos e eventos, qualquer que seja o raciocínio por trás desses números.
Esses métodos de coleta de dados são mais adequados para previsões de longo prazo porque são extremamente confiáveis e têm subjetividade mínima.
Coleta de dados qualitativos
Os métodos qualitativos se referem às palavras, sons, emoções, cores e outros diversos elementos que não são quantificáveis.
Essas técnicas são usadas principalmente em pesquisas online para captar dados de públicos interessados em um determinado serviço, como ultrassom de gato preço ou produtos de qualquer tipo, para avaliar as preferências, experiências e opiniões.
Considerações finais
A coleta de dados é um processo fundamental para qualquer empresa que deseja aprender mais sobre seu público-alvo a ponto de ser capaz de prever certos cenários baseado em informações relevantes.
Com uma boa coleta e análise dos dados coletados, os resultados de campanhas de marketing e outras ações podem trazer muitos resultados a longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.