Homem fazendo manutenção de extintores
Dicas Utilitários

Como Funciona a Manutenção de Extintores de Incêndio na Hiper Fire

Os extintores de incêndio são itens essenciais para controlar chamas. Embora não sirvam para apagar grandes incêndios em andamento, podem ajudar a evitar que se espalhem.

Por isso, esses equipamentos também precisam passar por manutenção periódica, assim como qualquer equipamento.

Afinal de contas, o extintor de incêndio é um item que mexe com segurança e, por isso, também merece uma atenção especial.

Pouco adianta ter um extintor de incêndio e, em uma emergência, não poder usar porque está com problema ou até mesmo porque não tem nenhum produto dentro dele.

Então, observar o prazo de validade dos extintores é sempre muito importante. Confira a seguir algumas dicas de manutenção de extintores fornecidas pela Hiper Fire Extintores.

Procedimentos para a manutenção dos extintores de incêndio

De acordo com especialistas, fazer a manutenção periódica e preventiva dos extintores vai ajudar até mesmo a aumentar a vida útil do produto.

Por isso, devemos, entre outras coisas, trocar as mangueiras, que podem rachar e até mesmo quebrar por conta da ação do tempo.

manutenção dos extintores de incêndio

Consequentemente, quando formos usar, teremos uma série de problemas para resolver e até mesmo colocar nossas vidas em risco. Então, primeiramente, temos que pensar na manutenção mensal dos nossos extintores de incêndio.

Neste caso, o chamado nível 1 de inspiração do extintor é algo que nós mesmos podemos fazer. Isso porque consistem na limpeza da superfície, normalmente com um pano umedecido.

Além disso, é neste momento que vamos também verificar aquelas mangueirinhas externas, se não têm rachaduras.

Contudo, quando fazemos essa limpeza mensal, respeitando a periodicidade, a tendência é realmente a mangueira se conservar por mais tempo.

Outra coisa super importante para a manutenção do extintor de incêndio é verificar o prazo de validade expedido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

Isso porque o extintor sempre tem um prazo de validade e, após passar esse prazo, precisa ser renovado.

Por que devemos verificar o prazo de validade do extintor

Agora, uma das principais razões para isso é que os produtos químicos dentro do extintor possuem um prazo de validade também. Desta maneira, depois de um determinado tempo, se não reabastecer, eles vão se ressecar.

prazo de validade dos extintores

Então, se eventualmente precisar usar o extintor, poderá não ter nenhuma substância, pois vai gerar ressecamento e até mesmo a evaporação do produto. Por isso é obrigatório verificar o prazo de validade e trocar periodicamente.

Inclusive, quando o extintor veicular era obrigatório, muitos motoristas tinham seus carros apreendidos pela fiscalização da polícia ou ao menos eram multados por conta do vencimento no extintor de incêndio.

Aliás, embora não seja mais um produto obrigatório, os especialistas orientam a ter, sempre que possível, um exemplar dentro do carro.

Outros níveis de manutenção

Mas, voltando a falar sobre a manutenção do extintor de incêndio, temos outras situações, como o nível 2, que exige um pouco mais de complexidade.

Segundo a Hiper Fire Extintores, uma empresa especializada em equipamentos de combate a incêndio, está manutenção deve ser realizada por equipe especializada em local apropriado.

“Os técnicos em manutenção desmontam o extintor para verificar a carga, examina se o cilindro do extintor precisa ser levado para um ensaio hidrostático, averigua o estado geral do recipiente para saber se precisa de uma nova pintura, entre outras manutenções.

Agora, temos o nível 3 de manutenção, que é aquela feita em um espaçamento maior, chegando aos cinco anos.

Ainda segundo a Hiper Fire, essa manutenção também necessita ser feita por profissionais especializados. Assim, vai garantir a maior segurança e durabilidade do material.

“A manutenção de extintores realizada de cinco em cinco anos, vale a partir da data de fabricação do extintor, ou da última vistoria ou ainda caso o extintor apresente algum tipo de corrosão no recipiente. Nesse momento, há a revisão completa do estado do extintor.

O procedimento de manutenção começa pela troca de todos os selos e rótulos, a tinta da superfície é toda removida para a realização de testes, onde será submetido a pressão, afim de avaliar sua resistência”, disse a empresa especializada.

Além disso, as normas registradas para extintores de incêndio são chamadas de NBR 12962, NBR 12962, NBR 13485.

Uso de extintores de incêndio

Contudo, é sempre bom lembrar que essas manutenções de extintores nunca devem ser consideradas apenas como algo de formalidade e que se pode deixar para depois.

Afinal de contas, é algo que vamos ter que sempre nos atentar, principalmente para quem é síndico e zelador de condomínios. Isso porque essa manutenção trata da nossa segurança e de nossas vidas.

Afinal de contas, é com o extintor que vamos conseguir controlar eventuais incêndios de pequenas proporções.

Além de garantir a nossa segurança e a de nossos familiares, também poderemos minimizar prejuízos materiais, que poderiam ser tanto no aspecto financeiro quanto emocional.

Desta maneira, não devemos nunca abrir mão dessa segurança, que é algo tão vital para o nosso dia a dia.

Os extintores de incêndio devem estar em todas as partes, ainda mais em condomínios. Esse produto, lançado no início do século 19, foi se aprimorando e ganhando cada vez mais qualidade.

Se precisa de uma empresa de confiança para realizar a recarga e manutenção de extintores, pode contar com a Hiper Fire, saiba mais acessando o site www. hiperfireextintores.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.