gerenciamento de redes com o protocolo SNMP
Hardware Tutoriais

Saiba como funciona o gerenciamento de redes com SNMP

SNMP é uma sigla em inglês que significa Simple Network Management Protocol, um protocolo padrão que serve para monitorar o gerenciamento de redes. O recurso existe desde 1988, e monitora o estado atual de equipamentos de redes.

Esse protocolo também modifica as configurações, permitindo que ferramentas de monitoramento possam trabalhar com soluções oferecidas por diferentes fabricantes.

Originalmente, o SNMP foi desenvolvido para routers e switches, mas acabou se expandindo para outros dispositivos, a exemplo de diversas marcas de impressoras e sistemas operacionais Windows e Linux.

Ele avisa o administrador por meio de alarmes visuais e ferramentas de comunicação comuns, como no caso do SMS ou e-mail.

protocolo SNMP

A tradução para seu nome em português é Protocolo Simples de Gerência de Rede, sendo um protocolo padrão da internet que gerencia dispositivos em redes IP.

Tendo em vista que a tecnologia está presente no dia a dia das organizações, é fundamental entender todos os conceitos que fazem parte de seu uso e o SNMP é um deles.

Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, o artigo vai mostrar o conceito de SNMP, como funciona seu gerenciamento, falar um pouco sobre sua importância e as vantagens de utilizá-lo.

Entendendo o conceito de SNMP

SNMP é o protocolo padrão para monitorar e gerenciar redes, na prática, é o protocolo mais usado para saber o que acontece em ativos de redes e serviços.

Quase todos os ativos de rede gerenciáveis são monitorados dessa forma é vários serviços utilizam o protocolo para gerenciamento, como no caso do Windows, Linux e máquinas virtuais Java, configurados por meio dele.

Protocolo-SNMP

A rede utilizada por um buffet tradicional pode contar com esse recurso que foi originalmente criado para facilitar o monitoramento e gerenciamento de redes.

Ele permite que uma ferramenta de gerenciamento possa trabalhar com produtos e serviços de variados fabricantes. Com esse protocolo, o elemento a ser monitorado ou gerenciado atua como agente.

Ou seja, quem consulta ou solicita modificações é o gerente, mas o agente tem a função de gerar alertas. Vários sistemas de monitoramento de redes, como no caso do HP OpenView suportam o SNMP nativamente para monitoramento e gerenciamento.

Ele pode usar alertas para gerar alarmes visuais ou ferramentas de comunicação por SMS e e-mail para avisar os profissionais responsáveis.

Quando é instalado no item que precisa ser gerenciado, traz uma tabela de informações que pode ser modificada ou consultada por meio do sistema gerente.

O responsável pelo trabalho consegue consultar o nível de tráfego de rede em uma porta de um switch ou qual é o estado da memória em uma máquina Java.

Dentro de uma empresa de instalação pia granito cozinha, a consulta pode ser feita desde que o gerente conheça as informações que podem ser obtidas por meio do agente SNMP.

Conexão Wi-fi mais veloz

A garantia fica por conta do uso de um recurso semelhante a um dicionário de dados que serve de base de informações de gerenciamento e um identificador único dentro deste recurso.

Conhecido como OID, é um dispositivo ou serviço que trabalha dentro de uma hierarquia inscrita em lana.org. É uma hierarquia que reserva pedaços da árvore para instituições e fabricantes que podem usar ou identificador em SNMP.

Como funciona seu gerenciamento

Existem duas maneiras de fazer o gerenciamento SNMP no dia a dia. Uma delas é por meio de um método conhecido como polling, em que o sistema de monitoramento se conecta ao dispositivo por meio da porta 161 e informa os OID que deseja acessar.

Este responde a informação de volta para o monitoramento e o administrador pode acessá-la. A outra forma é por meio de um método conhecido como notifying em que o dispositivo envia a mensagem com um OID por meio da porta 162.

O recurso é bastante usado por fabricantes de piso laminado colocado e as mensagens são conhecidas como traps, informes ou notificações, podendo ser acessadas igualmente.

Importância do SNMP

O SNMP é um dos protocolos mais usados E permite trabalhar com diferentes produtos e serviços, como:

  • Conexão;
  • Habilitação;
  • Arquitetura;
  • Dashboards.

Com base nisso, é possível ter uma ideia de sua importância. Supondo que a organização conte com 1000 dispositivos e seja necessário verificá-los todos os dias, esse trabalho acabaria se tornando uma tarefa dispendiosa.

O SNMP foi projetado para facilitar as coisas e ele utiliza um ou mais computadores administrativos, conhecidos como gerentes, para supervisionar grupos de máquinas em rede e outros dispositivos associados.

Simple Network Management Protocol

Quando um software está em execução constante, é conhecido como agente, e ele fornece todas as informações aos gerentes por meio do SNMP.

Dentro de um fabricante de aquecedor komeco ko 1200, os agentes criam variáveis por meio de dados e organizam essas variáveis em hierarquias.

As hierarquias, por sua vez, junto com alguns metadados podem informar tipos e descrições de variáveis, descritas por bases de informações de gerenciamento, bancos de dados virtuais hierárquicos e objetos de rede.

Vantagens do SNMP

O Simple Network Management Protocol traz muitas vantagens para as empresas, e uma delas é que, apesar de ser um protocolo de camada sete, consegue abstrair outras camadas da rede.

Isso permite que o gestor possa gerenciar um dispositivo que esteja fora da rede de origem, e pelo fato de consumir poucos recursos de processamento e rede, o protocolo rapidamente se disseminou.

Como resultado, foi possível fazer sua inclusão em equipamentos mais simples, como no caso de impressoras.

Esse recurso também é muito vantajoso para o gestor de um fabricante de pelicula para janela porque é possível localizar eventuais problemas e falhas na rede.

Por meio de um gerente SNMP, também é possível visualizar gráficos relacionados às estatísticas de tráfego, o nível de toner dentro da impressora, memórias de vários dispositivos e CPU.

É possível até mesmo verificar a quantidade de processos executados em um dado dispositivo que precisa ser analisado.

Além do gerenciador SNMP, é muito importante que cada dispositivo que será monitorado conte com agente SNMP, pois ele receberá as requisições do gerente e vai retornar com as informações necessárias.

Produtos e serviços que podem ser trabalhados

Como falado anteriormente, o protocolo SNMP pode ser trabalhado com diferentes produtos e serviços, sendo conexão, habilitação, arquitetura e dashboards. É interessante saber um pouco mais sobre eles para entender a aplicação.

rede VLAN em empresas

Quando se trata de protocolo SNMP, é muito importante lembrar que ele não é orientado por uma conexão e também não precisa de ações prévias ou posteriores às mensagens enviadas.

Isso acontece porque dentro de uma empresa de transporte fretado para funcionários, os equipamentos assumem a posição de ponta, como no caso de hubs, switches, roteadores e servidores de rede, por isso tem baixo poder de processamento.

Quanto à habilitação, o SNMP não pode ser instalado porque ele já vem de fábrica, no entanto, o usuário pode habilitá-lo.

Sua arquitetura trabalha com um manager e uma aplicação e funciona da mesma forma que um sistema de gerência de rede.

Isso significa que seu funcionamento acontece por meio de uma solução ou de alterações de configuração do status.

Mas um fabricante de letreiro luminoso para fachada pode aplicar o protocolo SNMP em ferramentas mais evoluídas que oferecem a opção de dashboards.

Estes são painéis visuais que apresentam indicadores e dados críticos que estão relacionados ao funcionamento da rede, emitindo informações em tempo real.

Por meio do protocolo SNMP é possível acessar as informações com mais facilidade e rapidez, independentemente do sistema e no momento em que alguma coisa estiver acontecendo.

Resumidamente, a função mais importante desse protocolo é facilitar a troca de informações de gerenciamento entre vários dispositivos da rede, algo que costuma ser feito por meio do fornecimento de informações relacionadas ao status dos elementos ativos.

Elas também tratam da rede e estatísticas relevantes sobre o funcionamento, como no caso de vazão, taxa de erros, uso, entre outros comuns.

Dentro de uma empresa de instalação de gerador a diesel, o protocolo consome poucos recursos de processamento e renda, podendo ser usado em máquinas mais simples.

Por conta disso, pode ser usado para monitorar a quantidade de processos executados em cada dispositivo, estatísticas de tráfego, informações sobre toner de impressoras e uso de memória dos dispositivos.

Considerações finais

O protocolo SNMP reúne uma grande quantidade de dados provenientes de vários dispositivos e permite colocar esses dados em contexto, assim fica mais fácil rastrear problemas e tomar decisões embasadas em dados concretos.

Este é o propósito do gerenciamento de rede e muitos administradores de sistema conseguem lucrar com a aplicação do SNMP para o monitoramento.

Para a companhia, adotar a ferramenta de monitoramento adequada ajuda a obter informações relevantes, o que ajuda o administrador da rede a monitorar e gerenciar tudo em tempo real e de maneira proativa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.