inflação impacta consumo
Atualidades Finanças

Como a inflação impacta consumo de fim de ano

Quer entender mais como a inflação impacta no consumo do fim de 2021? Preparamos esse artigo especial para que você consiga organizar suas contas durante a crise!


Vista por alguns como vilã, a inflação sempre desperta a atenção da população brasileira. Porque o controle sobre o seu índice de preços é importante para o desenvolvimento econômico, sendo o principal canal de direcionamento do dinheiro para produção e consumo no país. 

O grande empecilho da inflação é que ela atua diretamente no aumento dos preços, pressionando o orçamento das famílias, ainda mais porque ela impacta na taxa básica de juros.  

Isso quer dizer que o poder de compra dos brasileiros está bem menor em comparação aos outros anos. E mesmo que eventos como a Black Friday e o Natal sejam ótimos para o comércio, é bem provável que as vendas caiam muito em comparação aos outros anos.

Quer entender mais como a inflação impactará no consumo do fim de 2021? Confira esse artigo que preparamos para que você consiga organizar contas na crise!

Aumento da inflação

Por conta da pandemia de Covid-19, a ideia era que a inflação seria algo temporário e que seria normalizado com o tempo. Porém, fato é que já convivemos com uma inflação expressiva e que persistirá pelos próximos meses. 

Para se ter uma ideia, a alta nos preços é uma preocupação global, atingindo economias mais estáveis como os Estados Unidos. Na América Latina, o Brasil é o terceiro país com a maior inflação, só atrás da Argentina e do Haiti.

Impactos no orçamento das famílias

Com o recorrente e intenso aumento de preços de produtos básicos, a sociedade não consegue acompanhar o poder de compra para suprir os seus desejos de consumo. 

Sabendo que os rendimentos das pessoas em boa parte não estão atrelados a esses ajustes periódicos, temos aqui uma menor capacidade de compra das famílias brasileiras.

Tecnologias mudam as Experiências de compras

Essa corrosão financeira prejudica o ciclo da economia, ainda que com a mesma quantidade de dinheiro de antes, não se consegue mais comprar os itens básicos para suprir as suas principais necessidades.

Compras de fim de ano: quais as perspectivas?

Por conta desse aumento na inflação, além das taxas de juros estarem mais altas, a pergunta que fica é quais são as perspectivas do comércio para as compras de Natal?

Retomada das atividades

Graças ao empenho da população em vacinar-se, houve uma diminuição drástica no número de infectados pela Covid. Consequentemente, os governos locais estão, pouco a pouco, liberando as atividades com pouquíssimas restrições.

Como resultado, o comércio voltou a ficar aquecido e em alguns setores ligados aos serviços estão com vagas de trabalho. A grande vantagem é que aqueles que estavam desempregados poderão voltar a trabalhar e consumir, também.

Efeito pandemia

Já setores que sofreram grandes impactos como o de eventos e o de turismo, ainda estão pouco a pouco tentando se adaptar à nova realidade. 

Algumas empresas operadoras de viagem, por exemplo, estão fazendo promoções para que a população volte a viajar.

Como aproveitar compras de fim de ano sem sair do orçamento

Ainda com aumento da inflação, existem formas de fazer as compras de fim de ano sem perder o seu planejamento financeiro.

Aproveite o momento para buscar presentes para todos sem comprometer suas finanças na crise. Para isso, siga as seguintes dicas para não prejudicar o seu orçamento. 

Liste os itens que precisa

Antes de sair às compras, para não sair do seu planejamento financeiro, faça uma lista de tudo o que você pretende comprar. Através de um conhecimento prévio, será mais fácil você evitar gastar com supérfluos! 

Por conta dos sentimentos de final de ano, é normal que certas emoções fiquem à flor da pele e a gente acabe gastando mais do que deveria, sem contar as compras que são realizadas apenas por impulso.  

Mantenha-se fiel a essa lista de compras, você conseguirá organizar contas na crise! 

Defina um teto de gastos

Para não comprometer suas finanças na crise, é de extrema necessidade ressaltar a importância de delimitar um valor máximo para gastar com as compras de Natal. 

Porque, ainda que apareça uma oportunidade tentadora, você irá recorrer ao seu planejamento financeiro para que ele seja seu guia de não sair do seu orçamento previamente estabelecido.

Priorize promoções

Antes do Natal, existe a famosa ação de vendas, a Black Friday. Essa é uma grande oportunidade para ficar de olho em algum item que você esteja pensando comprar nas festas. 

Procure sempre fazer pesquisas, usando os diversos sites de comparação da internet. Os valores dos produtos podem variar consideravelmente de uma loja para outra. 

Estratégias para aumentar as vendas

É sempre bom ressaltar a importância de priorizar uma promoção já que dessa forma, você conseguirá manter o objetivo do seu planejamento financeiro.

Aproveite o cartão de crédito com cautela

O famoso cartão de crédito pode ter diversos benefícios, como a possibilidade de parcelar as compras, acumular milhas e até cashback em algumas lojas. 

Mas atente-se para que o uso dele esteja dentro do planejado, além de sempre ter o valor total da compra disponível antes de parcelar. Dessa forma é possível evitar dívidas e estresse financeiro.

Aproveite sem dívidas

Sim, é possível caprichar nas compras de fim de ano sem comprometer o seu planejamento financeiro! Dessa forma, o ano novo começa com o pé direito e longe das dívidas.

Você concorda com todas as dicas acima? Deixe nos comentários abaixo para que possamos saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.