Inteligência artificial e analise de risco de crédito
Finanças Segurança

Análise de risco de crédito: como a IA pode ajudar nisso? 

A inteligência artificial tem evoluído e feito uma verdadeira revolução em diversos setores da economia e isso inclui a análise de risco de crédito.

Seja para reduzir os riscos de inadimplência, obter consumer insights ou para personalizar a oferta de produtos de crédito, a tecnologia com certeza vem como aliada. 

Como a IA pode ajudar nisso? É o que você vai descobrir a seguir. Mas, primeiro, entenda um pouco mais sobre o que é análise de risco de crédito. 

O que é a Análise de risco de crédito? 

A análise de risco de crédito determina se uma pessoa ou empresa tende a cumprir suas obrigações financeiras. Essa avaliação ajuda empresas que fornecem crédito a decidirem se a oferta deve ser feita, qual o risco disso e até mesmo os juros que poderão ser aplicados em caso de atraso. 

O que é a Análise de risco de crédito

Através dessa análise precisa, você consegue sair da mera intuição e fundamentar as decisões e concessões de crédito em informações concretas e seguras. Para isso, é necessário considerar o ciclo de crédito, histórico financeiro e uma variedade de outros elementos, como: 

  • restrições no nome; 
  • perfil de crédito; 
  • documentos; 
  • comportamento financeiro; 
  • análise patrimonial; 
  • histórico de pagamentos; 
  • dentre outros. 

Dá para perceber que são muitas informações que precisam ser processadas de forma rápida, não é mesmo? 

E quando se busca esses dados de pessoas não bancarizadas — ou seja, que não usam os serviços bancários tradicionais – o que é muito comum na América Latina, a avaliação fica ainda mais complexa. 

É aí que entra a inteligência artificial e conceitos como Machine Learning e Big Data. Pronto para se aprofundar mais no significado destes termos? 

O que é Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial é a capacidade que uma máquina ou software tem de reconhecer padrões e realizar atividades humanas de forma autônoma. Para isso, muitos sistemas utilizam o chamado Big Data

O que é Big Data? 

Big data, traduzindo literalmente do inglês, significa grande dado. Trata-se de um número expressivo de informações que precisam ser processadas e armazenadas rapidamente. Esse procedimento serve para direcionar empresas na tomada de decisões. 

Com o auxílio do Big Data, em vez de uma pessoa avaliar manualmente cada dado, a IA faz isso por ela. 

A partir dessa análise, surge outro conceito importante para a Inteligência artificial: o Machine Learning

Big Data Analytics

O que é o Machine Learning? 

O termo refere-se, literalmente, ao aprendizado de máquina. Basicamente, são programados alguns robôs (bots ou algoritmos) que vão aprender com os padrões que encontram no Big Data

No caso da análise de risco, esses bots vão verificar o padrão de ação de pessoas com dados semelhantes e entender que elas poderão agir de forma parecida. Esse aprendizado não acaba. Ele é constante e avalia, inclusive, mudanças e padrões de comportamento. 

Como a IA pode ajudar na análise de risco de crédito? 

Você com certeza não quer correr riscos desnecessários. Assim como as previsões climáticas, há também como antecipar riscos de crédito. E ferramentas com IA, como o 1datapipe, são grandes parceiras nesse sentido. 

Veja algumas vantagens de usar ferramentas e sistemas de inteligência artificial na análise de risco de crédito: 

  • 1 – Processamento de grandes volumes de dados 

Como você viu anteriormente, uma das maiores funções da IA é automatizar processos complexos, como a análise de dados. Essa tecnologia permite que a avaliação do histórico financeiro e comportamental do solicitante seja mais rápida e precisa, livre de fatores subjetivos. 

  • 2 – Identificação de padrões complexos 

Existem padrões que um olho humano demora para reconhecer, mas que uma máquina consegue perceber facilmente. Ao usar IA, você pode usar o tempo que gastaria tentando estabelecer esses padrões em outra atividade mais relevante e que dependa da subjetividade humana. 

  • 3 – Análise de dados não-estruturados 

.Nem sempre os dados estão separados em planilhas ou em bancos unificados. Muitas vezes, essas informações podem estar em formatos não-estruturados, como textos ou imagens. A IA é capaz de processar e interpretar esses tipos de dados. 

monitoramento de dados nas empresas

  • 4 – Previsão do futuro 

Não é como se a IA tirasse tudo de uma bola de cristal. Na verdade, ela trabalha com funções matemáticas que podem ser aplicadas a dados soltos. Isso é chamado de modelos preditivos

Basicamente, é a previsão do futuro por meio de probabilidade e estatística. A IA pode construir modelos preditivos complexos que levam em consideração uma imensidão de variáveis para prever o risco de crédito de um indivíduo ou empresa. 

  • 5 – Constante atualização 

A IA está em constante atualização e isso é uma vantagem e tanto na análise de risco de crédito. Assim, é possível monitorar e atualizar continuamente os perfis de risco de clientes, adaptando-se às mudanças nas condições financeiras e econômicas. É um “funcionário” que vai trabalhar 24h/dia e sem descanso para avaliar seu cliente. 

  • 6 – Reduzir subjetividades 

Novamente a subjetividade entra em questão aqui. A IA é uma ferramenta puramente racional e baseada em fatores objetivos.

Desde que programada corretamente, ela pode ajudar a minimizar preconceitos inconscientes que podem influenciar as decisões de concessão de crédito, promovendo uma abordagem mais objetiva e justa. 

  • 7 – Detectar fraudes 

Já pensou conseguir identificar rapidamente padrões indicativos de atividade fraudulenta? Com a IA, isso é possível. Assim, você consegue proteger sua empresa contra potenciais perdas provenientes de golpes. 

  • 8 – Otimização da operação 

O erro humano é reduzido com a Inteligência artificial e você consegue otimizar as habilidades de seus colaboradores, poupando-os de tarefas repetitivas e que podem facilmente serem automatizadas. 

Lembre-se, tempo é dinheiro e o uso da inteligência artificial vai fazer com que você otimize seu tempo

Portanto, a IA desempenha um papel fundamental no aprimoramento da análise de risco de crédito. Com ela, você tem uma abordagem mais precisa, objetiva e eficiente. 

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.