Atualmente o número de pessoas investindo em seu próprio negócio tem ferventado o universo do e-commerce.
O termo significa comércio eletrônico e se refere às vendas na internet, onde um fabricante ou revendedor anuncia e vende seus produtos ou serviços através de sua própria plataforma.
É um processo de compra e venda, feito através dos meios virtuais, ou seja, é um tipo de negócio totalmente digital.
Embora às vezes haja confusão entre o e-commerce e a loja virtual, vale lembrar que se trata de coisas diferentes.
A loja virtual é apenas o meio onde as vendas são realizadas. Já o e-commerce pode ser caracterizado pela exposição da marca, como nas redes sociais e blogs, por exemplo.
Para ter sucesso, o e-commerce precisa estar bem posicionado nas buscas em sites de pesquisa. Para isso é importante que ele ofereça uma experiência agradável de navegação, uma compra com total segurança e fazer com que aquele consumidor volte.
É fundamental que a sua loja tenha um domínio registrado, a jornada de compra precisa ser fácil e esse consumidor precisa ter muitas opções de acordo com a sua preferência.
Investir em logística é importante para quem quer se manter vivo no mercado virtual. As famosas marcas investem muito em fretes mais baratos com prazos de entrega mais curto, por isso é preciso agilidade, cumprimento dos prazos e praticidade.
O uso das redes sociais também têm grande impacto no sucesso do negócio, pois promovem a interação com o consumidor, além da promoção de seus produtos.
São inúmeros os motivos que levaram o e-commerce a tamanho crescimento. Tanto consumidor quanto vendedor tem muitas vantagens com esse modelo de negócio. Conheça algumas:
- Menos custo com comissão;
- Não paga aluguel;
- Nao paga salario;
- Praticidade;
- Preços mais baratos;
- Compras a qualquer hora;
- Comparação de preços.
Essas são somente alguns dos exemplos de vantagens, pois a presença online de um empreendimento.
Entenda o papel do SEO
É preciso determinar quais as melhores estratégias para atrair visitantes ao seu site, esse é o ponto onde o SEO (Search Engine Optimization) se torna essencial.
Com as estratégias de SEO é possível divulgar o seu e-commerce, atrair os visitantes mais qualificados e sem precisar ter gastos com isso.
A internet se tornou a maior vitrine mundial, são inúmeras as pessoas que procuram pelos serviços ou produtos que a sua empresa oferece. Isso significa que, se a empresa tem um tráfego qualificado, as chances de ser encontrada são maiores.
As técnicas de SEO foram criadas para fazer com que os robôs dos sites de busca, coloque o seu site no topo do ranking da busca, graças a essas estratégias e, para isso, é necessário que o foco esteja no usuário.
Esses robôs, chamamos de algoritmos, e eles valorizam e ranqueiam os sites conforme a experiência do usuário.
As estratégias focam em palavras-chaves no funil de vendas, título da página, heading tags, imagem, descrição dos produtos, URL de fácil compreensão e linkagem interna, por exemplo.
Tudo isso para que quando um usuário pesquisar por uma palavra-chave específica como, crm gratis, máscara descartável ou até mesmo sandália de salto azul, ela possa encontrar as páginas com o conteúdo mais relevante.
Por isso, a importância de conhecer as estratégias e saber mensurar os dados do seu negócio, é importante entender quais são as métricas.
Fazer um monitoramento regularmente será fundamental para entender o que precisa ser ajustado a partir do que está dando certo ou não.
Existem algumas métricas mais relevantes a serem avaliadas constantemente:
- Tráfego do site;
- Visitantes relevantes
- De onde estão vindo;
- Quantos compraram;
- Quantidade de avaliações;
- Carrinhos abandonados;
- Tempo de resposta;
- Competitividade.
Todas as métricas podem ser analisadas a partir de ferramentas online, das quais são acessadas no próprio site ou através de programas e aplicativos especificamente criados com esse intuito. Por exemplo, ferramentas como crm, ERP e até BI – Business Intelligence.
A importância do Customer Success no e-commerce
O Customer Success ou do CS nada mais é do que uma estratégia para melhorar a experiência do cliente. Contudo, seu objetivo secundário é fidelizar o cliente e consequentemente trazer mais clientes para a sua carteira.
Já vimos anteriormente que o Google leva em consideração as páginas que mais promovem uma boa experiência, respeitando as boas normas e contribuindo com conteúdos relevantes para o usuário.
Acontece que, de nada adianta ter um bom e-commerce que consiga atrair os clientes, se o seu processo comercial não puder retê-lo. Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina.
Quando um cliente se interessa por um produto seu ou por seu conteúdo, é preciso traçar um caminho para que ele consuma o seu produto e o fidelize. Para isso, é preciso estudar toda a jornada de compra e garantir que tudo ocorra da melhor forma.
Uma empresa de software, por exemplo, além de oferecer uma amostra de crm online gratis, ela precisa mostrar ao usuário como usá-la e usufruir ao máximo da ferramenta, pois somente assim o usuário poderá apresentar interesse em fechar e comprar a ferramenta.
E é exatamente esse o papel do CS dentro de uma empresa, entender como proporcionar a melhor experiência e auxiliar o cliente em sua jornada.
No entanto, para facilitar esse processo de acompanhamento e visualização, tanto das estratégias de SEO, quanto de vendas e CS, existem ferramentas como ERP, BI e CRM.
Conheça hoje um pouquinho sobre o CRM.
Conheça a ferramenta CRM
O CRM é uma ótima opção que auxilia no atendimento e revolucionou a experiência do cliente. Seu conceito é centrado totalmente nele, armazenando informações pessoais e seus pontos de contato com a empresa.
A organização consegue disparar seus resultados contando com a praticidade da ferramenta e os dados que ela fornece. Dessa forma, com os sistemas de crm gratuitos há ganho de tempo e economia nos custos, o que gera um trabalho com maior foco e produtividade.
Além de otimizar funções, ele permite monitorar o desenvolvimento da equipe e acompanhar todo o processo das vendas. As informações são preciosas e contribuem para uma abordagem eficiente que auxilia nas estratégias das empresas.
Essa ferramenta abrange muito mais do que uma lista de contatos. Ele proporciona durabilidade entre as partes e entrega uma experiência positiva durante todo o processo de venda.
Essas informações são armazenadas, o que garante um trabalho otimizado e objetivo para o vendedor. Quando o cliente nota que esse vendedor conhece suas preferências, nasce um vínculo que faz esse consumidor se tornar um eterno defensor da marca.
Por serem tão eficientes em otimização, estão crescendo dentro das empresas por também serem fáceis de implementar. Seu objetivo é otimizar tarefas que consomem um tempo que pode ser direcionado ao cliente.
Quanto mais informações relevantes sobre o potencial cliente, maiores são as chances de conversão dele, além de conseguir uma performance melhor da equipe.
Ter um setor comercial crm – comercial com expertise em gestão de relacionamento com o cliente, pode ser o primeiro passo para alavancar os resultados do seu e-commerce e se destacar nos mecanismos de busca.