Como limpar a Televisão com os produtos certos.
Dicas Eletrônicos

Como limpar a tela da sua TV sem danificar o aparelho

Como deixar a tela da sua TV completamente limpa usando os produtos corretos e sem danificar o aparelho. Aprenda a limpar a tela da TV com segurança.


Se você possui uma TV de qualquer modelo, seja uma TV de 8K com dissipação de calor, uma TV 4K moderna ou uma HDTV antiga, uma coisa é certa: ela ficará infestada de poeira e sujeiras domésticas e possivelmente até de marcas corporais, como manchas de dedos e você precisará saber como limpar a tela da sua TV.

Se você está aqui, pesquisando como limpar a tela da sua TV, então preparamos algumas dicas úteis que irão te ajudar nesse processo.

Mas antes de segui-lo com uma garrafa de álcool e uma escova de limpeza, você deve saber como limpar sua televisão sem causar danos permanentes e efetivamente torná-la inútil (dica: definitivamente não use uma escova de limpeza). 

Alguns fabricantes sugerem o uso de produtos de limpeza personalizados para retocar a tela, mas estes geralmente são tão desnecessários quanto caros.

Em vez de gastar seu dinheiro suado por uma poção sem brilho, sugerimos que você faça sua própria solução de limpeza. 

Usando uma mistura simples e acessível de ingredientes comprados em lojas, incluindo água destilada e álcool isopropílico, o método detalhado abaixo é a maneira mais barata de limpar a sua televisão – e com a mesma importância, ele faz um trabalho fantástico.

O que você precisará

  • Dois pedaços de pano macio e sem fiapos (de preferência microfibra)
  • Água destilada
  • Álcool isopropílico
  • Copo medidor

Limpando a tela da TV

A primeira coisa que você precisa fazer é desligar a televisão e garantir que ela tenha um tempo para esfriar os seus componentes internos. 

Aguarde até que não esteja mais quente antes de continuar com as etapas a seguir. Não faça a limpeza com a TV ligada ou ainda quente, caso contrário você poderá causar algum dano ao equipamento.

Quando pelo toque sentir que o equipamento estiver frio, limpe o pó da tela para remover partículas de sujeira com um pano macio e sem fiapos para remover a poeira residual. 

Se você não conseguir ver nenhuma mancha visível após terminar de limpar o pó, pare aqui.

Limpara a tela da TV

Se a tela ainda estiver coberta de sujeira, geralmente manchas ou impressões digitais é hora de preparar o seu lote de solução de limpeza.

Primeiro, misture o álcool isopropílico com água usando um copo medidor, garantindo que a solução seja partes iguais de água e álcool. Se você não tiver um copo medidor, tente usar um copo para medir quantidades antes de misturar. 

De qualquer forma, verifique se você não está exagerando no álcool – a solução resultante não deve ser mais do que meio álcool ou pode manchar a tela.

Em seguida, mergulhe o pano em sua solução recém misturada e aperte-o para remover o excesso de umidade. O ideal é que o pano de limpeza esteja úmido, mas não molhado. Depois, passe cuidadosamente o pano úmido na tela. 

Finalmente, use o segundo pano sem fiapos para secar a tela. Não deixe nenhuma umidade – você vai querer que esteja completamente seco antes de ligar a TV novamente.

Dicas adicionais para limpar a tela da sua TV

  • Se o painel da sua TV dificultar a limpeza dos cantos e perto das bordas da tela, use um cotonete umedecido com sua solução para chegar às áreas mais difíceis de alcançar.
  • Verifique se você está usando o produto químico certo. Não use álcool etílico, acetona, tolueno, ácido etílico, amônia ou cloreto de metila – apenas álcool isopropílico.
  • Sempre use um pano limpo, pois partículas duras podem ficar presas nas fibras do tecido e deixar arranhões indesejados.
  • Verifique se o pano de limpeza está úmido, não molhado. Você não quer que as gotas escorram pela tela a cada limpeza.
  • Não use Windex ou outros limpadores de vidro! As referidas soluções geralmente contêm amônia e danificam a tela da sua TV.
  • Não use toalhas de papel; eles deixam para trás pequenos pedaços de papel que podem atrapalhar sua exibição.

Seguindo essas dicas, a sua TV estará completamente limpa das sujeiras do dia a dia e pronta para ser usada novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.