Fazer exercícios, revisões, ver filmes, comer bem e até descansar! Com essas dicas para você não esquecer o que estuda você vai fixar todo o conteúdo!
Fazer exercícios, revisões, ver filmes, comer bem e até tirar aquele cochilo revigorante depois do almoço. Essas dicas para você não esquecer o que estuda vão deixar a sua rotina mais saudável e melhorar os resultados das provas e vestibulares.
Confira a lista de dicas para estudo produtivo que o Responde Aí preparou e saiba como fixar um conteúdo na memória para não dar aquele “branco” no meio da prova.
1. Faça muitos exercícios!
Quando você quer ficar bom em alguma coisa, praticar bastante é a melhor maneira para se aproximar à perfeição. Para você entender a matéria e não esquecer o que estuda, não há nada melhor do que praticar, e praticar muito!
Quanto mais exercícios feitos, maior será a facilidade para dominar o tema e memorizar os conceitos e lógicas por trás do assunto.
Quer decorar as principais fórmulas de Cálculo? Faça muitos exercícios e entenda o raciocínio feito para chegar até os resultados.
Portanto, é preciso dedicar bastante tempo em livros e apostilas para deixar o estudo mais produtivo e não esquecer o conteúdo, principalmente daquelas disciplinas que você tem mais dificuldade.
2. Faça revisões com frequência
Na primeira dica acima, você já percebeu a importância de fazer exercícios para memorizar os estudos. Agora imagine que você é um atleta e está há um mês sem treinar. Para retomar o rendimento anterior, é preciso voltar à rotina de treinos, certo?
A mesma lógica se aplica aos estudos. Se você fica um tempo sem rever o assunto, a tendência é que ele fique “esquecido” na sua memória e seja mais difícil resolver as questões. Assim surge a importância de fazer revisões periódicas do conteúdo.
Tem aquela prova marcada somente para o final do semestre? Não deixe os estudos ao longo dos meses na gaveta. Faça revisões mensais dos assuntos abordados e chegue à prova final preparado e com tudo memorizado.
3. Evite apenas decorar o assunto
Com tantas fórmulas nas disciplinas e nos cursos das Ciências Exatas, é uma tentação apenas decorar as variantes para resolver as questões da prova. Mas nem sempre somente decorar formas será eficaz para os estudos.
É melhor entender as lógicas que existem por trás das fórmulas e o porquê dela existir do que simplesmente decorar. Assim, caso você não tenha todas as fórmulas memorizadas, ao menos você saberá o caminho para chegar ao resultado.
4. Mesmo assim, macetes para decorar fórmulas podem funcionar
Na dica acima, você viu que é importante não apenas decorar as fórmulas. Mas nem sempre isso é possível, principalmente quando são muitas matérias para estudar e não falta muito tempo para o dia da prova.
É muito provável que você tenha aproveitado de macetes e trocadilhos para decorar equações da física, como a famosa “fórmula do sorvetão” (S = S0 + v0 . t + a . t²/2) para calcular o espaço no MUV.
Assim como frases prontas para lembrar quais são os elementos que compõem cada coluna da Tabela Periódica. Todas muito efetivas para não “dar branco” nas provas!
5. Tenha uma rotina de atividades físicas
As atividades físicas fazem bem para a sua memória! Não acredita? Um estudo realizado desde 2012 por um grupo de cientistas de instituições como a Faculdade de Medicina de Harvard mostra que atividades físicas melhoram a saúde e a função dos neurônios.
Em experimentos realizados em ratos, os cientistas descobriram que os exercícios físicos produzem um hormônio que melhora o pensamento e a memória dos animais saudáveis e até com doenças semelhantes ao Alzheimer. E agora, qual a sua desculpa para fazer atividades?
Mas antes de sair para dar uma corrida no seu bairro, veja as últimas dicas para você não esquecer o que estuda!
6. Boa alimentação traz boas notas
Está com fome? Se você caprichar na sua alimentação poderá perceber muitos benefícios nos seus estudos, como fixar um conteúdo na memória com mais facilidade.
Diversos estudos mostram que há muitos alimentos que trazem substâncias que podem melhorar a memória, por diversas razões. Veja a lista de alguns deles e inclua nas suas refeições para um estudo mais produtivo:
- Abacate
- Azeite de Oliva
- Brócolis
- Cacau e Chocolate
- Chá
- Espinafre
- Nozes
- Ovo
- Peixes
- Entre outros alimentos
7. Envolva os estudos com filmes e documentários
Filmes, séries e documentários são ótimas companhias para o lazer em momentos com amigos e família. Mas esse entretenimento também pode ser uma boa ferramenta para os estudos e é uma das dicas para não esquecer o que estuda na faculdade.
Há muitos conteúdos sobre diversos assuntos que podem ter conexão com o que você está estudando. É uma forma divertida de se envolver com os temas vistos em salas de aula.
8. Descanse!
Assim como muita dedicação faz parte das dicas para você não esquecer o que estuda, descansar de todo o esforço vai fazer bem para essa memorização e o desempenho nas provas.
Isso porque é consenso científico que o cérebro precisa de descanso para que as memórias sejam guardadas.
Boas noites de sono e até pausas para sonecas no meio do dia são grandes aliadas para que o cérebro tenha tempo de guardar tantas informações que são recebidas no dia a dia. Portanto não deixe o descanso de lado, ele vai ser importante para a sua memória!
9. Tire suas dúvidas sempre que necessário!
Dúvidas sobre um assunto são comuns em todas as matérias, mesmo nas mais fáceis, até as mais difíceis.
É muito importante não levar dúvidas para casa. Pergunte ao professor, questione aos colegas, consulte as apostilas e aproveite as ferramentas da internet que estão por aqui para te ajudar!