rankear um site no Google
Internet Negócios

Como rankear um site no Google em 4 etapas

Você acabou de criar um site ou mesmo já tem um, e quer saber como rankear um site no Google para que os internautas possam encontrá-lo?

Levando em conta que 91% dos internautas não passam da primeira página no Google e que o primeiro resultado gera mais de 30% dos cliques, separamos aqui 4 etapas para fazer seu site aparecer na primeira página, e quem sabe, na primeira posição.

Como funciona o Google?

Antes de saber como rankear um site no Google, e aparecer na primeira página, é importante entender o funcionamento do Google, que basicamente é em 4 etapas:

Em primeiro lugar, os robôs de exploração do Google, os Google bots, escaneiam as páginas, de URL em URL.

Depois, eles transmitem todas as informações escaneadas, isto é, o conteúdo das páginas, ao motor de indexação do Google.

posicionamento do seu site no Google

Nessa etapa, seu site é indexado no Google, e aparece nos resultados de pesquisa.

Muitas pessoas confundem ranqueado com indexado. Não é porque seu site não é bem ranqueado que não é indexado pelo mecanismo de pesquisa.

Na terceira etapa, graças aos seus algoritmos, o Google atribui uma nota de pertinência a cada uma das páginas indexadas.

E na quarta e última etapa, com base nessas notas, o Google classifica os resultados de pesquisa, do mais pertinente ao menos pertinente.

Portanto, se você deseja ser visível na internet, deve trabalhar sua estratégia de SEO para se posicionar na primeira página de resultados do Google.

Como rankear um site no Google em 4 etapas

Para facilitar seu trabalho de como rankear um site no Google, separamos em 4 etapas:

1. Escolher bem as palavras-chaves

Para se posicionar bem nos mecanismos de pesquisa e rankear seu site, você deve, antes de tudo, definir suas palavras-chaves estratégicas.

As palavras-chaves estratégicas são os termos que descrevem sua atividade, seus produtos, serviços, e as palavras utilizadas por sua audiência ao fazer uma pesquisa no Google.

Procurar Palavras-chaves - Dicas de SEO

Para isso, é importante conhecer a fundo sua atividade, o conteúdo dos seus concorrentes, a maneira como seus clientes se comunicam nas redes sociais…

E aqui vai uma dica: para ranquear bem seu site, é necessário selecionar palavras-chaves únicas, e melhor, expressões.

Em média, uma pesquisa no Google comporta 4 palavras.

Depois que você definiu as palavras-chaves pertinentes à sua atividade, faça uma pesquisa com essas palavras e veja o número de resultados que aparece.

2. Otimize seu conteúdo para a internet

Escrever um conteúdo otimizado para a internet e assim, rankear seu site não é complicado, mas existem algumas práticas a respeitar:

  • Estruture seu texto com títulos e parágrafos curtos;
  • Repita sutilmente suas palavras-chaves;
  • Organize seu texto (com subtítulos, por exemplo).

Para posicionar seu site nas primeiras posições, você deve oferecer um conteúdo que responda às questões que sua audiência faz.

3. Usar links ajudar rankear um site no Google

Outra estratégia de como rankear um site no Google é a utilização de backlinks, pois são considerados pelo Google como uma recomendação de seu conteúdo.

Existem dois tipos de links: os links internos e os externos.

diferenciar um backlink tóxico de backlinks de qualidade

Os links internos são fáceis de gerar porque só dependem de você. Portanto, pense em criar links entre suas páginas.

Já os links externos, é um pouco mais complicado, e a dica é adquirir backlinks pagos, que são links de outros sites apontando para o seu.

Isso mostra ao Google que vale a pena recomendar seu site para os usuários.

4. Otimize a estrutura do seu site

Nessa etapa, você deve adicionar as palavras-chaves em locais estratégicos, como na meta descrição, títulos, subtítulos…

Se as suas palavras aparecerem nesses locais, você aumentará, sem dúvida, sua nota de pertinência e melhorará seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

E não se esqueça das URLs, pois devem conter a palavra-chave sobre a qual você quer posicionar.

Considerações finais

Se você colocar em prática essas 4 etapas de como rankear um site no Google, talvez até mesmo alcance o primeiro lugar.

Apenas saiba que esse trabalho é contínuo. Por isso, analise cada uma de suas ações, verifique regularmente seu posicionamento e sobretudo, continue a criar conteúdo de qualidade que gerem backlinks!

Além disso, os algoritmos do Google estão sempre evoluindo e mudando, portanto, é importante se atualizar e adaptar seu conteúdo para continuar atraindo mais visitantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.