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Cartório Digital: Saiba como reconhecer firma online

O cartório digital, assim como vários outros segmentos do mercado, é a versão digitalizada e evoluída dos serviços oferecidos pelos cartórios. Com isso, eles passam a trabalhar em sintonia com as demandas, expectativas e anseios da sociedade.

Seu conceito é muito interessante e promete trazer muitos benefícios, principalmente em relação à praticidade na hora de realizar ações na internet, e a tendência é que continue crescendo ao longo dos anos.

O conceito de cartório digital nada mais é do que uma plataforma online para que as pessoas possam realizar serviços cartoriais, por meio de recursos e certificação de arquivos e documentos eletrônicos na internet.

Tudo acontece por meio do mesmo reconhecimento e autenticidade oferecidos pelos cartórios físicos, mas de maneira muito mais ágil. Isso só é possível graças à tecnologia blockchain, que conta com uma base de dados compartilhada.

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Teoricamente, o blockchain é totalmente inviolável, portanto, as pessoas não têm a necessidade de se locomover e nem enfrentar filas para ter acesso aos serviços de que precisam.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do acesso ao cartório digital e mostrar um passo a passo do que você precisa fazer para reconhecer firma online.

Importância do acesso ao cartório digital

Sabendo qual é o conceito de cartório digital, vamos conhecer um pouco mais sobre as vantagens que justificam sua importância para os usuários. dentre os principais benefícios estão:

  • Mais economia;
  • Os processos práticos;
  • Várias formas de pagamento;
  • Simulações facilitadas;
  • Sustentabilidade;
  • Acessibilidade.

Ter acesso ao cartório digital é importante porque isso representa uma boa economia de tempo e dinheiro.

A modalidade online elimina trâmites e etapas que costumam ser dispendiosos, tanto em relação ao tempo quanto do ponto de vista financeiro.

Uma empresa de aferição de instrumentos consegue reduzir os custos necessários com registro, tendo em vista que cópias autenticadas e reconhecimento pessoal de firma não são necessários.

O usuário não precisa ir e vir do cartório várias vezes para ter suas necessidades atendidas, algo que otimiza os processos e possibilita que as tarefas sejam realizadas rapidamente, sem colocar a segurança em risco.

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Muitas pessoas já tiveram problemas com a celeridade comum dentro dos cartórios físicos, principalmente quando se trata de imóveis. Por outro lado, ao acessar o cartório virtual, fica muito mais fácil elevar o desempenho.

Com apenas alguns cliques, os usuários podem saber como está o andamento de suas solicitações, e pelo fato de tudo ser feito no ambiente virtual, fica mais fácil identificar etapas e quanto tempo falta para que os documentos fiquem prontos.

A burocracia também diminui, algo que costumava ser muito comum nos processos cartoriais. O cartório digital mudou esse cenário e trouxe muito mais facilidade para as pessoas, inclusive variando as formas de pagamento.

Uma empresa de impermeabilização de cadeiras estofadas pode pagar pelos processos de várias maneiras, inclusive com cartão de crédito.

É uma forma de ajudar na hora de captar um cliente, tomar uma decisão de compra, oferecer algum diferencial ou fazer vendas por meio de um cartório digital.

Outra facilidade é poder simular os valores dos serviços que você precisa fazer no cartório, facilitando na hora de comparar preços e encontrar formas de pagamento mais acessíveis para você, e tudo isso sem precisar sair de casa.

Todas essas facilidades estão fazendo com que essas plataformas conquistem cada vez mais pessoas. O usuário pode simular os custos de seus documentos e as ações necessárias para os trâmites que deseja.

A partir do momento em que você tiver as respostas em mãos, pode tomar decisões rápidas e assertivas. Usar os cartórios digitais também é uma forma de agir com sustentabilidade e consciência ambiental.

Hoje em dia, as pessoas podem digitalizar diferentes tipos de documentos, reduzindo a necessidade de impressões e o uso de papel.

Sem falar no fato de que uma empresa de esquadrias de PVC sob medida consegue gastar menos dinheiro e deslocamento.

Nesse contexto, menos recursos naturais são utilizados, sem prejudicar a autenticidade e a segurança dos processos.

A logística também se torna muito mais fácil e eficiente, pois elimina a necessidade de usar combustível.

Por fim, mas não menos importante, os cartórios digitais são mais acessíveis a todos, pois é possível emitir uma série de papeladas, que antigamente seriam extremamente burocráticas e trabalhosas.

Para as pessoas físicas, esse tipo de cartório é acessível porque facilita o dia a dia, eliminando qualquer necessidade de locomoção.

Como reconhecer firma online?

O reconhecimento de firma garante a autenticidade de assinaturas presentes em um documento. Trata-se de um processo que traz mais segurança e é muito importante para várias necessidades, como a compra de imóveis e veículos.

Quando um fabricante de ferragem para assento sanitário adquire um imóvel para expandir suas atividades, precisa reconhecer firma. Justamente por isso, estamos falando de um dos serviços mais requisitados nos cartórios brasileiros.

O reconhecimento presencial pode ser feito por meio de semelhança ou autenticidade. Na primeira opção, é necessário comparar a assinatura do documento com a assinatura presente na ficha de firma do signatário.

Como reconhecer firma online

Quanto ao reconhecimento por autenticidade, a assinatura é realizada junto à presença de um tabelião. Esse procedimento também pode ser realizado na internet, e para isso, é necessário seguir um passo a passo.

A primeira coisa que você precisa fazer é adquirir um certificado digital no total. Para emiti-lo, basta acessar o portal do e-notariado, preencher o formulário com todas as suas informações e enviar uma foto.

Este certificado será usado como identificação nos cartórios digitais. Depois disso, é necessário criar um fluxo de assinaturas e depois clicar na opção “Crie seus fluxos”.

O representante de uma empresa de bateria para caminhão deve instalar o componente de assinatura digital, clicando na opção “Instalar”.

Você vai acessar o sistema utilizando o certificado que criou anteriormente e deve enviar o documento que precisa de firma reconhecida. Mas, não se esqueça de indicar quem deve assinar o documento.

Depois disso, o pagamento pode ser realizado via Pix, cartão de débito ou diretamente pela plataforma. O valor cobrado costuma ser o mesmo pelo reconhecimento presencial por semelhança, e varia de estado para estado.

Todas as pessoas envolvidas no processo precisam assinar o documento utilizando seus certificados digitais. É assim que os cartórios emissores vão providenciar o reconhecimento das assinaturas.

O documento reconhecido fica disponível em um prazo de 30 dias, e o intercâmbio de dados trabalha com base em criptografia para reforçar a segurança do serviço.

Outros serviços oferecidos pelos Cartórios Digitais

Além do reconhecimento de firma, uma empresa de assistência para notebook pode contar com outros serviços oferecidos pelo cartório digital.

Um deles é a procuração com firma reconhecida, uma possibilidade importante para vários segmentos do mercado.

A procuração é um documento legal e relevante, que serve para transferir alguém o poder de responder por outra pessoa.

Para que esse documento tenha validade, precisa contar com todas as informações necessárias, como os poderes delegados, a finalidade e o prazo de validade da procuração.

Tudo isso precisa ser preenchido do jeito certo para facilitar a conferência e ter a mesma validade do documento emitido em um cartório físico.

Registro eletrônico de Imóveis

Outro procedimento muito comum no Brasil é a solicitação de certidões, e um fabricante de cortinas columbia pode fazer isso virtualmente em um cartório digital.

O mercado imobiliário consegue emitir certidões negativas em questões de horas ou minutos, e de modo geral, esse documento ajuda a comprovar alguma coisa, como existência ou inexistência de dívidas, titularidade civil de indivíduos, entre outros.

O registro de prontuário de funcionário também é outro serviço oferecido pelos cartórios digitais, um documento fundamental para as empresas e seus colaboradores.

Isso porque ele reúne dados relevantes que precisam ser registrados e podem ser utilizados para esclarecimentos ou pendências judiciais.

O registro de prontuário precisa contar com documentos organizados referentes ao trabalhador, como o tempo de permanência, xerox da carteira de trabalho, entre outros.

Por fim, os cartórios digitais também oferecem serviços para matrículas de imóveis, um tipo de CPF ou certidão de nascimento emitido para casas, apartamentos e outros tipos de propriedades.

Uma empresa de entrega de documentos está acostumada a lidar com esse documento que serve para individualizar a unidade e diferenciá-la de outras semelhantes.

Ele consta informações sobre a localização, qualificação do proprietário, transações realizadas, metragem total, averbações, existência de ações judiciais, entre outros.

Considerações finais

Portanto, o cartório digital veio para facilitar a vida das pessoas de muitas maneiras, como podemos ver ao longo deste artigo.

Assim como vários outros setores do mercado, os cartórios também se modernizaram e o propósito é trazer mais facilidades para o dia a dia dos usuários, sempre preservando a segurança dos documentos emitidos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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