Como remover malware
Antivirus Smartphones

Como remover malware e vírus do seu Celular Android?

Assim como seu computador, seu Smartphone Android pode ser vítima de malware. Isso torna o sistema lento e cria falhas que dificultam o uso do aparelho. Então veja como remover malware e vírus do seu celular.


Se você fez o download de um aplicativo infectado ou visitou um site com vírus, você pode executar algumas etapas para remover o malware e proteger seu celular no futuro.

O primeiro passo é encontrar o malware no seu aparelho. Orientaremos você sobre como fazer isso e forneceremos algumas opções para aplicativos de proteção e antivírus que você pode usar para restaurar a saúde do seu telefone e mantê-lo seguro durante o uso.


1 – DESLIGUE ATÉ DESCOBRIR OS DETALHES DO PROBLEMA


Celular desligado com carregador

Quando tiver certeza de que seu celular está sendo atacado por malware, mantenha o botão liga/desliga pressionado e desligue-o totalmente. Isso pode não impedir que o malware cause danos, mas pode impedir que o problema piore e interromper as tentativas de malware em andamento é uma ótima recomendação para evitar maiores consequências ao seu dispositivo.

Desligar o aparelho também dá tempo para pensar e pesquisar. Você conhece o aplicativo infectado específico que trouxe malware para o seu dispositivo? Você sabe que outros tipos de software podem ter baixado sem o seu consentimento?

Caso contrário, acesse outro dispositivo e procure pelos sintomas que o seu celular está apresentando, assim como é bom pesquisar sobre os novos aplicativos que você baixou recentemente para tentar localizar um eventual problema. Se você não conseguir encontrar o aplicativo na raiz do problema, não poderá removê-lo.

Se sua pesquisa não mostrar nada, ligue o celular novamente e pule para a etapa 5 deste tutorial. Aplicativos anti-malware podem ajudar a identificar o que está causando seus problemas e podem até remover o software infectado. No entanto, isso também exigirá restaurar o acesso do celular à Internet novamente, o que envolve algum risco.


2 – MUDE PARA O MODO DE SEGURANÇA


Como remover malware

Quando você ligar novamente o dispositivo é importante isolar o aplicativo problemático, mude para o modo de segurança primeiro. Isso ajudará a limitar o dano que o aplicativo infectado pode causar.

Para a maioria dos dispositivos Android, quando o aparelho estiver ligado, você pode alternar para o modo de segurança pressionando o botão liga/desliga por alguns segundos, depois disso vai aparecer as opções Desligar ou Reiniciar, pressione por alguns segundos a opção Desligar e na tela seguinte vai dar a possibilidade de você entrar no modo de segurança do aparelho.

Isso deve trazer algumas opções de carregamento do sistema, incluindo a opção Reinicializar no modo de segurança. Escolha este modo e aguarde a reinicialização do telefone antes de continuar.

Se não conseguir encontrar um modo de segurança, ative o modo avião para cortar o dispositivo de qualquer rede. Geralmente, você pode encontrar essa opção na parte superior da tela das notificações.

Nota: Se você não conseguir descobrir o que está causando o seu problema de malware, mesmo depois de baixar um aplicativo de segurança, não é recomendado continuar usando o aparelho.

Peça ajuda a um profissional ou pode verificar a possibilidade de limpar/ resetar todo o celular. Essa é uma boa estratégia, principalmente se o malware que invadiu o seu dispositivo está bloqueando a suas ações.

O lado negativo de resetar todo o celular, é que o aparelho será redefinido com as configurações de fábrica, e você perderá todos os seus dados, arquivos e aplicativos instalados e após a solução do problema vai precisar habilitar todas as funções do dispositivo novamente.


3 – ENCONTRE O APLICATIVO COM PROBLEMAS


aplicativos no celular

Acesse Configurações no seu dispositivo Android. As configurações normalmente têm um ícone em forma de engrenagem, mas isso depende do tema do seu aparelho, pesquise pelo nome se você tiver dificuldades para encontrar o local certo.

Em Configurações, role até ver a seção Aplicativos. Procure uma lista de todos os seus aplicativos atuais – pode ser necessário escolher o Gerenciador de Aplicativos para localizar a lista completa. Uma vez lá, role até encontrar o aplicativo infectado.

Selecione o aplicativo, e isso deve trazer opções para Desinstalar, Forçar fechamento ou Forçar parada (geralmente não é possível desinstalar os aplicativos padrões, apenas podemos desativa-los, mas é improvável que esses aplicativos estejam infectados ou sejam os causadores de problemas desse tipo. Mas verifique tudo, nada é impossível.


4 – EXCLUIR O APLICATIVO INFECTADO E OUTROS ARQUIVOS SUSPEITOS


Como remover malware

Se você conseguiu localizar o aplicativo e tem certeza que ele é o causador do seu problema. Então basta escolher Desinstalar, e seu dispositivo Android deve remover o aplicativo em questão.

Também é uma boa ideia revisar sua lista de aplicativos e desinstalar outros downloads suspeitos – se você não costuma consultar sua lista de apps com frequência, poderá se surpreender com algumas das coisas estranhas que seu dispositivo possui.

Em alguns casos, você não pode desinstalar o aplicativo e a opção em si não estará lá – você verá a opção Desativar. Alguns dos malwares ou ransomwares mais inteligentes visitam as configurações do administrador e implementam um bloqueio especial para evitar que o proprietário do celular possa desinstalar esses apps .

Felizmente, muitas vezes é fácil de corrigir. Volte ao menu Configurações original e role para baixo até localizar a opção Bloquear tela e segurança (ou uma seção correspondente semelhante).

No menu Segurança, procure uma seção que diz “Administradores do dispositivo”. Pode ser necessário visitar “Outras configurações de segurança” primeiro, dependendo de como o menu de segurança está configurado. Em Administradores do dispositivo, você poderá habilitar a capacidade de remover malware do Android.


5 – INSTALE ALGUMA PROTEÇÃO CONTRA VÍRUS E MALWARE


Como remover malware

Todo dispositivo Android merece proteção, tendo em vista que por diversas razões esse sistema é mais vulnerável. Há vários aplicativos de segurança que você pode baixar para ajudar a proteger seu celular, verificar se há vírus e se livrar de arquivos indesejados e de qualquer software potencialmente infectado.

Quando terminar de excluir manualmente o aplicativo problemático, faça o download de um programa de segurança para ajudar a resolver problemas futuros. Com um aplicativo de proteção instalado no seu celular você estará mais seguro e fica mais fácil detectar qualquer ameaça ao seu aparelho.

Há muitas opções nesse campo: Experimente softwares como Safe Security, Avast Antivirus ou AVG Antivirus que estão disponíveis na Google Play Store ou consulte outras recomendações de segurança e antivírus para Android.

Embora pareça óbvio, também é uma boa ideia manter seu dispositivo Android e todos os aplicativos instalados constantemente atualizados. Esquecer de atualizar é um dos principais fatores que podem deixar os telefones Android mais vulneráveis ao ataque de vírus.


3 thoughts on “Como remover malware e vírus do seu Celular Android?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.