Métricas de SEO
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Métricas de SEO: O que é e como trabalhar com elas

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas utilizadas para otimização de blogs, sites e páginas da web visando melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Para saber se as técnicas estão dando certo, é necessário utilizar algumas métricas de SEO para analisar os resultados.

O Google e outros buscadores têm um papel importante na rotina das pessoas, que utilizam este recurso diariamente para pesquisar informações, sanar dúvidas ou mesmo verificar novos produtos e serviços.

Isso exige respostas rápidas da plataforma e, cada vez mais, a forma de exibição dos resultados leva diversos parâmetros em consideração, de modo a exibir a melhor resposta e experiência aos usuários nas primeiras posições.

Por conta disso, as empresas estão sempre buscando formas de se destacarem na primeira página nos resultados de busca

Afinal, estima-se que no Brasil ao menos 65% dos usuários não passam para a segunda página de resultados, reduzindo o alcance e oportunidades de negócio. É nesse momento que as estratégias de SEO entram em ação.

O SEO é uma poderosa ferramenta que ajuda no reconhecimento e fortalecimento da marca nos canais digitais, possibilitando atrair e construir um bom relacionamento com os potenciais clientes, tornando a marca especialista, ou seja, uma autoridade na área de atuação.

Para conquistar os objetivos da empresa, é necessário entender a importância e técnicas do SEO, assim será mais fácil utilizar as métricas e trabalhar com elas rumo ao sucesso dos negócios.

A relevância das Métricas do SEO

Antes de entender a relevância das métricas de SEO é necessário entender o conceito. 

Basicamente, o SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que permitem otimizar as páginas na web, melhorando o posicionamento orgânico nos buscadores.

Na prática, isso significa que o SEO é uma ferramenta que permite que o site ou blog se torne mais visível e atrativo, bem como promove uma melhor navegabilidade de página. Isso gera mais tráfego e oportunidades de conversão de leads.

Principais Técnicas de SEO para Blog

Assim, ao compreender o conceito é mais fácil reconhecer a importância da técnica. 

Atualmente, os consumidores estão sempre conectados e boa parte dos processos de compra passam pelos buscadores, desde uma pesquisa sobre placa de ACM preço” até a aquisição de um produto de necessidade diária, como alimentos.

Para se destacar no mercado, alcançando o público para ter sucesso, é necessário estar bem ranqueado nos buscadores. Quanto melhor o ranqueamento, maiores as chances de ter um bom tráfego.

Sendo assim, as estratégias de SEO visam melhorar o posicionamento de modo eficiente, proporcionando um tráfego interessante para o seu site. 

As marcas que tomam a iniciativa de investir nas técnicas de SEO podem ter mais espaço no mercado e reconhecimento por parte do público.

A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” é muito pertinente nos processos modernos de compra. 

Por isso investir em SEO pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, seja ele voltado para o serviço de fornecimento de torres de resfriamento de água ou para a venda de material escolar.

Como começar?

Após entender a importância do SEO, os empreendedores podem se perguntar como podem começar a investir nessa estratégia.

O SEO é composto por diferentes recursos, ou seja, não existe uma única maneira de conseguir bons resultados e ficar em primeiro lugar nas buscas orgânicas do Google. No entanto, para otimizar os resultados, o ideal é que um conjunto de ações seja aplicado.

Dicas SEO para melhorar textos para o Google

Um fator importante é estar sempre se atualizando, porque a experiência do usuário e as diretrizes de otimização estão sempre evoluindo e sendo aprimorados. Isso é fundamental pois esses aspectos são a base para um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Para bons resultados, as empresas podem adotar as seguintes dicas:

  1. Definição de palavras-chave

Para ser bem ranqueado no Google é importante escolher boas palavras-chave. 

Apostar em termos relacionados ao segmento e sugeridos pelos mecanismos de busca é uma excelente maneira dos usuários encontrarem o seu negócio.

  1. Elaboração de conteúdos de qualidade

A qualidade do conteúdo é um ponto fundamental para conquistar os primeiros lugares no posicionamento orgânico do Google

Materiais bem elaborados com vídeos, imagens e widgets ajudam muito neste processo, otimizando a experiência e aumentando o tempo de permanência na página.

Conteúdos relevantes são a base do SEO, por isso dedicar tempo para criar materiais interessantes são formas de uma fábrica de portão de alambrado, por exemplo, obter bons resultados.

  1. Determine uma hierarquia para os conteúdos

Ordenar os conteúdos de acordo com uma hierarquia das informações, ou seja, considerando o nível de importância e a ordenação da estrutura é fundamental para criar um sentido lógico e para que algoritmo e internauta identifiquem os “pedaços” do texto.

Tendo isso em vista, a ação é um jeito bastante efetivo de organizar os materiais e conquistar boas posições no Google, melhorando a experiência de leitura e consumo de conteúdos para os usuários.

  1. Atenção ao tempo de resposta do site

O tempo de resposta das páginas é um detalhe importante, pois está diretamente relacionado ao posicionamento no Google e a permanência dos usuários no site. 

Uma página lenta gera uma péssima experiência ao cliente, que tende a abandonar o site e procurar por outras opções – o que significa uma oportunidade de relacionamento perdida. 

Além disso, o buscador entende a perda de valor, algo que não favorece o ranqueamento, visto que é criado um índice de rejeição.

criar backlinks de qualidade

Por esse motivo, ao disponibilizar um material de produtoras de filmes em um conteúdo, de modo a agregar valor ao conteúdo, é crucial garantir que o arquivo não pese demais a página e que ele carregue rapidamente para a devida visualização e retenção do usuário.

  1. Crie URLs amigáveis

A URL é um elemento importante no posicionamento de um site. 

Deste modo, utilizar palavras-chave dentro da URL pode ajudar no processo de indexação e ranqueamento. 

URLs amigáveis são mais fáceis de ler e memorizar, algo que ajuda a gerar mais tráfego ao site da empresa de diferentes segmentos.

Para se ter uma ideia prática dessa diretriz, no caso de uma administração de condomínios em São Paulo uma URL amigável possível seria: www.nomedaempresa.com.br/administracao-condomínio-SP. 

  1. Links internos

Os links internos facilitam a navegação dos usuários para materiais complementares, além de ajudar o Google a entender o quão relevante é o seu site e as redes de valor criadas, otimizando a indexação. 

O uso desses links faz parte de uma boa estratégia de SEO e amplia a permanência dos internautas no site.

Cabe ressaltar neste ponto que, além dos links internos, também é possível realizar redirecionamentos externos, desde que os conteúdos linkados agreguem valor à experiência.

Aqui há o emprego da relevância para outros domínios, mas pode atuar como uma troca de valor, visto que as menções agregam autoridade.

Como medir os resultados e Métricas de SEO?

Ao colocar todas as estratégias em prática, as empresas precisam realizar a mensuração dos resultados para saber o que está ou não dando certo.

O SEO é considerado desafiador e realmente é, pois demanda atenção a alguns aspectos técnicos, como a configuração da página e a constante produção de conteúdo. Contudo, é uma prática bastante benéfica para o negócio, desde que devidamente aplicada e acompanhada.

e-commerce na primeira página

Mas, afinal, como saber quais estratégias são as melhores e se elas estão trazendo os resultados esperados para atingir o objetivo da marca

A resposta para isso é simples: acompanhando e mensurando os resultados e dados.

Essa é uma resposta que vale para negócios de diversas áreas, seja para escritórios contábeis ou uma empresa que vende salgados para festa.

Quais métricas de SEO devem ser analisadas?

As métricas de sessões orgânicas são as mais importantes de serem avaliadas, pois estão diretamente ligadas ao trabalho de SEO, que consiste em se posicionar bem no Google, proporcionando respostas de qualidade aos usuários e tráfego orgânico.

O tráfego é dividido por sessões, por isso é importante acompanhar a evolução das sessões orgânicas. 

É possível ter uma visão do crescimento por meio do Google Analytics.

As sessões são como uma macro métrica, que mostra apenas sazonalidades, como o índice de acessos no período de 6 meses.

Trata-se de uma métrica quantitativa, mas que necessita ser desmembrada para melhor compreensão dos resultados. Assim, também é preciso transformá-la em métricas qualitativas.

Nesse sentido, é possível fazer uma análise das principais páginas de destino orgânicas. Ou seja, quais conteúdos os usuários acessaram, e quais os principais temas que levam os usuários ao seu site por meio do Google.

Trafego orgânico no Google X Trafego Pago

Além disso, essa análise permite entender quais são os materiais que estão posicionados no buscador, permitindo identificar o poder de atração de um conteúdo sobre varicocele tratamento ou se o público tem preferência por temas menos técnicos e em formato de dicas, como “3 exercícios para fazer diariamente e melhor a saúde”.

Assim, consegue-se definir como os materiais produzidos contribuem para o tráfego gerado e até mesmo quais são mais indicados nos pontos de conversão do funil de vendas.

Outra possibilidade é analisar as métricas de qualidade do tráfego, processo que pode ser feito a partir da duração média por sessão, taxa de rejeição e taxa de conversão das páginas de destino.

Métricas pré-clique

O Google Analytics possui uma visão pós-clique, ou seja, das navegações que acontecem utilizando o GSC (Google Search Console) e mostra como é a navegação dos usuários nos resultados de busca antes de clicar em um site.

Por exemplo, é possível identificar quantas pessoas, após a pesquisa sobre seu tema de atuação, acessaram a página, em que tipo de dispositivo estavam (celular ou desktop), tempo de permanência e se acessaram outros materiais.

Visualizações e Cliques - Dicas de SEO

Sendo assim, fazer o cadastro do seu site, seja ele de garrafa personalizada com nome ou de dicas para adestramento de pets, no GSC é essencial para as estratégias e métricas de SEO e devida indexação e análise da qualidade do site.

Considerando o comportamento dos usuários e o funil, o processo de conversão seria a base do funil. As sessões orgânicas e as análises das páginas de destino orgânicas ocupam a parte intermediária do funil. Já as métricas pré-clique se encontram no topo do funil.

As principais métricas de SEO analisadas são:

  • Número de cliques;
  • Alcance e conversão;
  • Volume de impressões (número de vezes que o site aparece nas buscas);
  • CTR (Taxa de impressões/cliques);
  • Posição média dos resultados.

O interessante dessas métricas é o acompanhamento que pode ser feito por palavras-chave ou páginas, otimizando as estratégias.

Calcular o ROI: porque é tão importante?

O ROI (Retorno Sobre Investimentos) do SEO é fundamental para entender se as estratégias para uma empresa de serviços de conexão remota, por exemplo, estão obtendo resultados positivos.

Os principais ganhos ao calcular o ROI consistem em:

  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Permite apresentar resultados interessantes;
  • Possibilita ganhar mais capital;
  • Melhora os investimentos em SEO;
  • Aumenta as chances de se tornar uma autoridade no mercado.

Preparação para realizar o cálculo

Antes de calcular o ROI, é necessário se preparar para garantir que os dados coletados e o trabalho serão bem executados.

Assim, o processo é dividido em 4 etapas:

  1. Entenda a relevância em ter um bom ROI de SEO

O SEO não se resume apenas em conquistar um bom tráfego ou aumentar o tempo de duração dos acessos.

O foco é aumentar as conversões por meio de ações que qualificam o site e criar um relacionamento de confiança com os potenciais clientes a partir de conteúdos de valor. 

Com relação ao primeiro aspecto, ter altas conversões se relaciona a um bom ROI de SEO.

Aqui, é importante identificar os custos e trabalhos despendidos para atrair e converter os usuários para avaliar se a conversão realmente está sendo efetiva ou se alguma estratégia precisa ser adequada.

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As principais conversões a serem consideradas são conquistar dados de contato e transformar os leads em clientes efetivos. 

A evolução desse trajeto pode ser feito por download de materiais de qualidade, assinatura de newsletter, contatos mais próximos para cotação, ou a venda de produtos/serviços.

  1. Defina e organize os KPIs de SEO que serão acompanhados

A escolha de bons KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) é importante para realizar uma análise clara e que traga uma boa base de confiança.

Os KPIs vão além das métricas de SEO, algo que possibilita entender o desempenho de modo aprofundado e encontrar problemas que de outra maneira talvez não fossem possíveis de identificar. Assim, ambos devem ser conciliados, visto que atuam na análise macro e micro dos resultados.

Com isso, os KPIs permitem realizar ajustes que não exigem grandes esforços, mas que podem gerar excelentes melhorias.

  1. Escolha um período razoável antes de iniciar os cálculos

O SEO, assim como outras estratégias de marketing digital, não gera resultados da noite para o dia. 

É necessário tempo para a ação de otimização maturar e gerar ganhos. Para avaliar o desenvolvimento, é possível realizar um acompanhamento mensal.

Ter consciência de que alguns recursos do SEO levam meses para gerar resultado é fundamental para manter a prática antes de desistir do posicionamento. Tempo e paciência são o segredo do sucesso.

  1. Tenha metas realistas

Ser realista e com os pés no chão é importante para crescer progressivamente. 

Um trabalho com SEO exige paciência, determinação e continuidade, ou seja, as ações devem ser feitas com constância para gerar ganhos positivos.

Portanto, investir no SEO com boas estratégias e saber utilizar as métricas com inteligência é o caminho para ter autoridade, ótimo ranqueamento, otimização das páginas e sucesso nos negócios. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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