Como usar o LinkedIn para encontrar emprego
Carreira Empregos

Como usar o LinkedIn e ter uma rede completa de contatos profissionais?

Aprenda como usar o LinkedIn e criar uma rede de contatos profissionais que irão lhe ajuda a conseguir um vaga de emprego ou até mesmo mudar para um trabalho melhor.


Mesmo com mais de 600 milhões de usuários e sendo a maior rede social corporativa do mundo, a dúvida de como usar o LinkedIn ainda é recorrente em boa parte dos usuários. Isso porque a ferramenta disponibiliza diversas formas de acessos, interação e compartilhamento.

A principal dúvida sobre como funciona o LinkedIn e como utilizá-lo de forma a potencializar conexões profissionais ainda é recorrente em boa parte dos usuários.

Segundo dados da própria empresa, 45% dos profissionais que se cadastraram no LinkedIn preferem uma utilização mais simples e direta. Ou seja, um perfil que possa ser encontrado pelos RH’s das empresas e que gerem conteúdo restritamente profissional.

Neste artigo, você vai conhecer tudo o que pode fazer e como otimizar a utilização do Linkedin, não importa o segmento que você está inserido. Boa leitura!

LinkedIn como ferramenta profissional: o que você precisa saber

Lançado em 2003, o LinkedIn se tornou em pouco tempo a 3ª rede social mais popular, ao considerar o número de visitantes únicos por mês.

Ele fica atrás apenas do Twitter e do Facebook. Contudo, por possuir um conteúdo voltado para carreiras, ele se diferencia das outras redes sociais pelo tipo de conteúdo e de engajamento.

Para empresas, por exemplo, ele é uma ferramenta de marketing poderosa, e é utilizado para busca e contratação de funcionários.

Como criar seu perfil e o que não pode faltar nele

A primeira coisa que você precisa ter em mente para responder a pergunta sobre como usar o Linkedin é que ele não precisa ser necessariamente formal, mas deve ser pensado próximo ao que fazemos ao redigir um currículo.

Em outras palavras, você precisa considerar a sua área de atuação e as formas de comunicação e a partir disso, entender como irá interagir na plataforma. Por exemplo, se você é da área de Marketing ou Publicidade.

Como usar o LinkedIn

Em geral, há uma maior flexibilidade em conteúdos interativos, postagens bem humoradas e um perfil mais moderno. Porém, há setores como o administrativo e o jurídico que costumam exigir uma maior seriedade nas pautas.

Por isso, antes de criar ou alimentar o seu perfil, a pergunta que você precisa fazer é: como é o segmento onde estou ou onde irei procurar engajamento ou emprego?

Após isso, você está pronto para começar. A criação do perfil no LinkedIn é similar a de outras plataformas sociais. Você irá criar login, senha, cadastrar e-mail e escolher foto.

Capriche em um e-mail que transpareça profissionalismo (o ideal aqui é usar o mais próximo possível do nome real) e na imagem a ser utilizada. Abaixo, listamos 5 dicas essenciais para turbinar o seu perfil.

  1. URL personalizada para o seu perfil público

Ao criar uma URL personalizada, o seu perfil ficará muito mais simples e fácil de compartilhar. Para isso, basta clicar na página inicial e modificar a URL do seu perfil público no lado direito da tela.

  1.  Escolha uma foto para capa que converse com o seu interesse

Assim como o Facebook, o LinkedIn também permite personalizar a capa do perfil. A dica aqui é, esqueça uma imagem apenas bonita ou a foto do seu bichinho de estimação.

Dê preferência a algo que esteja intimamente relacionado a sua profissão ou segmento. Para a adição de foto, basta clicar em Perfil – Editar perfil e em seguida clicar em Adicionar imagem de fundo no topo da página.

Considere uma foto com menos de 8MB de tamanho e opte pela resolução 1400×425 pixels. Dessa forma, a exibição será correta e sem cortes.

  1. Como usar o LinkedIn para criar uma crachá de perfil

Aos usuários de sites pessoais ou blogs, é possível promover sua presença no LinkedIn vinculando ao seu perfil público um crachá de perfil. Para isso, em configurações, acesse a guia Badges.

  1. Aposte em links dedicados ao compartilhar em seu perfil público

Outro fator importante que irá tornar suas postagens muito mais atraentes é utilizar links de texto âncora dedicados.

Isso significa personalizar a imagem e o link antes de compartilhar. Por exemplo, caso você queira incluir um link do seu site, opte por personalizá-lo a partir do assunto que ele trata.

Ou seja, se seu site é sobre finanças, utilize esta palavra no link. Para fazer isso, é só acessar a edição do perfil e ir em Editar perfil na barra de navegação superior do site.

Em informações de contato, basta clicar no ícone do lápis e selecionar Outro no menu suspenso.

  1. Utilize palavras-chaves para ser encontrado de maneira mais fácil

Palavras-chaves são os termos que os usuários da Internet digitam para procurar algum assunto. E o LinkedIn permite que você possa colocar as que considerar mais relevantes em seu perfil público, de modo a ser encontrado mais facilmente.

Para colocá-las, basta usar o # juntamente ao termo escolhido. Apenas tome cuidado para não exagerar. Use apenas palavras-chaves que realmente representem o que você quer ou como pretende ser encontrado.

Como usar o LinkedIn para procurar emprego ou encontrar vagas

Segundo dados do próprio LinkedIn, 64% das pessoas que estão na plataforma costumam ser encontradas por empresas através da busca. Por isso, os itens elencados acima se tornam tão importantes. Após finalizá-los, é hora de saber como usar o LinkedIn para posicionar o seu perfil público.

A primeira dica é que o LinkedIn transforma todas as informações que você alimentou nele em um currículo inicial, no formato de PDF. Para saber o passo a passo de como extraí-lo, é só clicar aqui.

Vagas de emprego no LinkedIn

É possível exportar até 200 currículos por mês, inclusive o seu, com as modificações que quiser fazer. Por isso, quanto mais completo seu perfil estiver, maiores serão as chances de você conseguir uma entrevista de emprego.

Mas se seu interesse é procurar postagens com anúncios de emprego, você pode utilizar a Pesquisa avançada do LinkedIn. Para isso, basta estar logado e filtrar as características principais como setor, localidade, empresa, função e até mesmo nível de experiência.

A partir destas buscas, o próprio algoritmo do LinkedIn começará a te dar sugestões semelhantes quando uma vaga nova surgir na plataforma.

Porque você deve pedir indicações a seus amigos

Desde 2012, uma das principais funções de quem quer saber como usar o LinkedIn é solicitar recomendações de usuários da plataforma.

Lembra os antigos testimoniais que existiam no Orkut, onde uma pessoa falava bem da outra? Pois é, as recomendações seriam a mesma coisa , porém, com cunho profissional.

Em outras palavras, é o momento de um chefe, um amigo de trabalho ou mesmo do seu convívio pessoal, falar um pouco sobre como você é no trabalho. E até mesmo aptidões que você tem e podem se encaixar em uma vaga diferente da que você possui.

perfil de destaque no Linkedin

Apesar de não ser possível garantir que suas conexões do LinkedIn vão recomendá-lo, há táticas bem interessantes para estimular o preenchimento destas aptidões.

A primeira é você mesmo elencar quais competências considera como seu diferencial e deixá-las disponíveis para que os seus contatos comentem sobre elas.

Como usar o LinkedIn para ser encontrado pelas empresas?

Primeiramente, para ser encontrado pelos outros no LinkedIn, você precisa ter o perfil aberto e permitir que os outros vejam que você também os visualiza.

Para isso, basta visitar Configurações, ir em Controle de privacidade e verificar se “Seu nome e título (recomendado)” está marcado.

Com estas informações iniciais, você terá compreendido as principais dúvidas de como usar o Linkedin como uma ferramenta útil e eficiente para contatos profissionais.

Para mais dúvidas, a própria plataforma disponibiliza um FAQ com as informações mais relevantes dos usuários, que pode ser acessada após o login no LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.