Compliance de TI nas empresas
Negócios Segurança

Compliance em TI: como manter sua empresa em segurança?

A compliance em TI entra em cena quando se trata de segurança de processos relacionados ao setor de Tecnologia da Informação de um negócio.

A TI é capaz de oferecer um suporte para a organização em relação a todo e qualquer tipo de operação que tenha algo a ver com tecnologia.

Um setor de TI preparado e altamente qualificado deve oferecer segurança de dados, as melhores práticas informacionais e ajudar em decisões estratégicas do negócio que vende adesivo para stand, por exemplo. 

Por isso, a compliance em TI deve ser o que fortalece um negócio e garante a ele uma segurança de dados alta, se ajustando às leis brasileiras e evitando problemas judiciais.

Com isso em mente, o presente artigo explicará o que é compliance em TI, falará sobre a sua importância para a segurança da informação e, por fim, listará as melhores práticas de compliance executadas nos dias de hoje.

Entendendo o que é compliance em TI

Em uma tradução mais livre para a língua portuguesa, a palavra compliance pode ser entendida como “conformidade”.

A ideia da compliance é garantir que a empresa que trabalha com motoboy entrega de documentos cumpra corretamente com todas as leis, normas e regulamentos para adotar melhores práticas.

O que é compliance em TI

Isso significa que a organização, independentemente do segmento em que atua, deve agir de acordo com as regras já estabelecidas em seu mercado.

Essa e muitas outras práticas ajudam a tornar a empresa mais segura, mais inovadora e evita a chegada de multas e sanções.

Da mesma maneira, a empresa assegura e mantém uma posição mais ética e estratégica, aumentando a sua vantagem competitiva diante a concorrência. Já na área de TI, a compliance pode atuar de uma maneira mais abrangente que o normal.

Além de se atentar a inovações na área da tecnologia que podem passar por cima de alguma lei, também cuida da segurança de dados e tudo relacionado a isso.

Nesses casos é possível citar as políticas de acesso e até mesmo o uso se tecnologias que podem ajudar a evitar fraudes, por exemplo. 

É possível falar sobre o monitoramento de e-mails que é de total e completa responsabilidade da empresa que fabrica cartão magnético personalizado, assim como determina o judiciário.

Portanto, o compliance se tornou uma das maiores bases da governança corporativa, mas na área de TI ajuda mais ainda a planejar e controlar questões tecnológicas.

Sua importância para a segurança da informação

A segurança das informações desde sempre foi uma constante preocupação dos gestores na área da tecnologia da informação.

Isso mesmo que auditorias internas e externas sejam realizadas constantemente para que eles saibam se os processos da empresa que trabalha com comunicação visual para carros estão em conformidade.

usar o score de cibersegurança nas empresas

Portanto, a compliance é algo de grande importância para garantir que as políticas de segurança da empresa estejam sendo levadas a sério.

Graças a essa metodologia o trabalho e as atividades da empresa como um todo podem ser realizadas de maneira mais tranquila e despreocupada.

Até porque, um trabalho de compliance bem empregado sempre tem como aliada a segurança digital e a proteção de dados corporativos.

Para entender mais essa importância, é possível notar que quando se fala sobre soluções de segurança digital que a compliance aborda, não se trata somente de softwares usados na empresa de entrega de malotes, por exemplo. 

A estratégia como um todo deve ser pensada para garantir que as informações se mantenham seguras sem que a realização do trabalho dos colaboradores seja atrapalhada no dia a dia.

Melhores práticas de compliance executadas hoje

Nos dias de hoje, as empresas que não se preocupam com questões que envolvem a conformidade na área de TI estão fadadas a terem muitos problemas.

Já as empresas que optam por adotar programas relacionados à compliance em TI devem ser cuidadosas e fazer planejamentos antes de tudo.

Para uma compliance efetiva na empresa que vende painel de led cozinha, um código de conduta deve ser muito bem definido.

compliance em TI

Isso porque ele ajuda a criar um propósito mais certo para o programa e a definição das expectativas relacionadas ao comportamento que os colaboradores e os parceiros do negócio devem ter.

Para entender melhor sobre como aplicar a compliance de TI em uma empresa, é possível conhecer a seguir as melhores e mais executadas práticas nos dias de hoje, são elas:

  1. Programa de compliance

A aplicação de certas regras é fundamental, ainda mais depois que possíveis problemas relacionados à conformidade e suas regras surgem.

Portanto, é necessário estabelecer um programa de forma clara e capacitar as pessoas para que elas entendam os problemas que podem surgir e saibam como agir diante deles.

Isso claro, sempre mantendo uma posição, e políticas com padrões que sejam pertinentes a maneira de agir da empresa que faz lapidação de piso, por exemplo. 

Os profissionais da área de compliance juntamente com o corpo diretivo devem sempre fazer uma avaliação regular sobre a eficácia das ações, medidas e regras adotadas.

Essas ações podem parecer complicar a vida dos funcionários, mas na verdade elas servem para minimizar os riscos para todo o negócio, o que torna o programa de compliance essencial e sujeito a reavaliação periódica.

  1. Avaliações regulares

A compliance além de tudo envolve o gerenciamento de alguns riscos, até porque a criação de programas eficazes são fundamentais para a identificação de áreas de conformidade que levam risco para a empresa.

Depois de identificar essas áreas e os problemas que elas podem levar, os esforços devem ser concentrados em chegar neles de maneira mais eficaz.

ferramentas para gestão de projetos

É fundamental também que o negócio se atente para as regulamentações tanto estaduais quanto federais, assim como os padrões do setor que ele está ligado.

Isso é extremamente necessário, até porque na área de TI, tudo está em uma evolução constante, assim como:

  • Os processos;
  • As regras;
  • As ações;
  • As funcionalidades.

Portanto, para evitar o risco da falta de conformidade, é preciso fazer avaliações periódicas, seja uma vez ou até duas vezes ao ano.

O processo de avaliação deve ser formal, sendo assim, a atitude ajuda a organização a ser muito mais proativa em relação a prevenção e a violação da compliance em TI.

  1. Profissionais específicos para o projeto

Delegar a responsabilidade de gerenciamento do programa de compliance de TI no dia a dia do negócio pode ser algo muito positivo e levar a retornos incríveis.

Dependendo do tamanho da organização, é possível colocar uma pessoa responsável pelo projeto, ou até criar um setor para cuidar somente dessa questão.

Os responsáveis devem ter a liberdade e a autoridade para fazer com que as regras sejam cumpridas e responsabilizar os colaboradores da empresa que faz serviço de guarda de segurança.

Ou seja, eles têm a obrigação de fazer com que os colaboradores realizem as ações necessárias, até porque a segurança da empresa é o que está em jogo nesse caso.

  1. Lideranças em ação

Independentemente do tamanho da organização, a implementação de um compliance de TI que seja sólido nunca irá depender somente de sua execução. 

Os gestores e líderes devem estar de acordo com as regras que devem ser adotadas em questões mais gerais.

gestão de projetos de TI nas empresas

Isso envolve crachás de identificação que são deixados em qualquer lugar, senhas compartilhadas entre funcionários e acesso a sistemas que são deixados abertos na hora do almoço ou da pausa.

Além de questões mais específicas como a proibição de uso de equipamentos e dispositivos pessoais acessando as redes locais e únicas da empresa.

Essas abordagens relacionadas a conformidade empresarial podem levar um novo tipo de cultura para o local de trabalho, onde a integridade é mais valorizada, além da conduta ética de todos que estão na empresa.

Para que o programa adotado tenha um funcionamento de 100%, os líderes e gestores devem ser os primeiros a seguirem as regras estabelecidas como exemplo para todos os demais.

Isso porque eles devem ser como um incentivo para que o comportamento ético se torne algo normal dentro da organização.

Portanto, eles devem sempre abordar a importância da compliance em TI e incentivar a participação dos funcionários no projeto.

Claro que, sempre enfatizando que punições por relatar maus comportamentos não serão punidas, até porque comportamentos ilegais e antiéticos no dia a dia são um grande problema em qualquer empresa.

Considerações finais

Como visto no decorrer deste artigo, é fundamental entender do que se trata a compliance em TI e adotar essa prática o mais rápido possível em uma empresa.

Isso porque as últimas legislações que falam sobre proteção e armazenamento de dados podem ser o ideal para aumentar a segurança da organização.

Além disso, todo negócio deve estar sempre atrás de atualizações em relação a processos novos que surgem no mercado em que atua.

Esses processos como o de compliance em TI, mesmo que estejam mais exigentes a cada dia, se tornam parte fundamental para a área de tecnologia de uma corporação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.