Comprar fonte do Notebook
Eletrônicos Hardware

Como comprar a fonte correta para o seu notebook?

Para analisar qual fonte comprar para o seu notebook, é necessário considerar algumas informações para validar corretamente a compatibilidade. Por isso, neste texto iremos te ajudar a tomar essa decisão e ter a melhor experiência de compra.

O que são fontes de notebook?

Antes de falarmos em como comprar uma fonte para o seu notebook, explicaremos o que é esse produto.

As fontes de notebook são tecnicamente conhecidas como carregador do notebook, porém podem ser encontradas também como adaptador de energia, adaptador AC, AC Adapter, entre outros.

Comprar fonte do Notebook barata

A principal função das fontes em aparelhos eletrônicos é de fornecer energia, transformando a corrente elétrica alternada (AC) em corrente contínua. Para que o funcionamento seja correto, cada modelo possui uma quantidade específica de energia.

Como escolher a fonte correta para o meu notebook?

Para realizar a compra de uma fonte para o seu notebook, é necessário verificar algumas informações, como: Marca e modelo do notebook, Partnumber, Tensão (Voltagem), Corrente (Amperagem) e encaixe do plug. Logo em seguida falaremos com mais detalhes para te ajudar neste processo.

  • Verifique informações na fonte

Todas as informações que você precisará identificar para a compra correta da sua fonte está exatamente na etiqueta dela.

Procure pela palavra OUTPUT, nela vão constar a maioria dos dados que você precisa, como Voltagem (V), amperagem (A) e o símbolo do plug, que indica a polaridade.

Caso você não tenha a sua fonte original, poderá verificar essas informações na etiqueta do seu notebook onde estiver escrito INPUT.

  • Encontre o Partnumber

Sabe aquele código com números e letras que cada modelo de notebook tem para identificar a sua peça? Então, nesta etiqueta o Partnumber também vai estar sinalizado.

  • Verifique Tensão e Corrente – conhecidos também como Voltagem e Amperagem

Essas são informações extremamente importantes para você se atentar. A corrente (A) deve ser igual ou maior do que a sua fonte original.

Caso você opte por uma fonte com a corrente maior, não tem problema nenhum, pois ela será compatível e não estará sobrecarregando componentes internos.

Pelo mesmo motivo de cuidado com as peças e até mesmo com o seu notebook, a tensão (V) deve ser exatamente igual.

Comprar fonte do Notebook original

Uma curiosidade que gostaríamos de acrescentar é que em alguns lugares a corrente pode estar representada pelas letras mA (mili amperes), essa informação nada mais é de que esta unidade foi dividida por mil, ou seja, 500mA é a mesma informação que 0,5A.

  • Encaixe do plug

Para você ter certeza quais são as medidas exatas do plug da sua fonte, o indicado é utilizar um paquímetro ou uma régua comum para que seja verificado o diâmetro das dimensões externas e internas do conector.

Também verifique se tem uma espécie de agulha no centro do diâmetro interno, esse também é um detalhe importante na hora da compra. E lembre-se, se o padrão não for idêntico à sua fonte original, você não conseguirá conectar ao seu notebook.

  • Polaridade

Para identificar qual é a polaridade da sua fonte, busque próximo à informação de tensão o final com o + ou -.

Normalmente ele é representado por um desenho com um C no meio e os sinais de + e – nos lados. Se o sinal + estiver do lado direito a polaridade desta fonte é positiva, já estiver com – será negativa.

4 Problemas comuns que causam aquecimento do carregador de notebook

Você já deve ter tido alguma experiência com a fonte do seu notebook estar aquecendo demais ou até mesmo não ter o conhecimento para identificar se ela queimou ou não.

Comprar fonte do Notebook

Abaixo listamos alguns problemas comuns que causam aquecimento e que poderão te ajudar a identificar a causa do problema.

1. Fonte com potência errada

Conforme mencionamos no tópico sobre Tensão e Corrente, a corrente deve sempre ser igual ou superior à fonte original, caso contrário ela pode estar sobrecarregada, causando superaquecendo e até mesmo queimar.

Também vale frisar que não tem problema comprar uma fonte paralela, desde que você verifique todas as informações para que ela seja compatível com a sua original, e que o local de compra seja de procedência.

2. Processador sobrecarregado

Se você utiliza programas e jogos muito pesados, eles automaticamente irão demandar ainda mais do processador, o que pode ocasionar o aquecimento do seu notebook ou até mesmo da fonte.

Aqui vale uma atenção caso o aparelho esteja esquentando muito, pois pode ser por vários motivos, mas também pode ser somente a falta da manutenção do cooler, a limpeza e troca da pasta térmica do processador. Caso ainda continue esquentando, o ideal é realizar a substituição da fonte do seu notebook.

3. Uso da fonte de maneira inadequada

Muitos já sabem que não deve ser utilizado o notebook em cima da cama, sofás, almofadas, cobertores, tudo que aqueça e obstrua o ar do aparelho. Para a fonte também é necessário esta regra, pois ela também precisa dissipar calor. Portanto, utilize ela no chão ou em uma superfície dura.

4. Bateria com defeito

Pode acontecer de pensarmos que o problema está na fonte do notebook, porém, pode ser que o defeito seja na bateria. Por isso, deve seja verificado se não há necessidade de troca, em média a vida útil de uma bateria é por volta de dois anos de uso constante.

Então, gostou das dicas de como comprar uma fonte para o seu notebook?


Autora: Karoline Teotonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.