Atualidades Noticias

Conheça tudo sobre o dia Mundial do IPv6.

No último dia 06 de junho de 2012, foi comemorado em todo mundo o dia do IPv6, nesse dia milhões de site e empresas começaram a trocar seus endereços de rede, aderindo um novo protocolo de endereçamento.

A intenção é se tudo correr bem, essa mudança será imperceptível mas necessária para todos os usuários de internet e redes locais.


Mas o que é IPv6?

É o novo protocolo de endereçamento de rede, que irá substituir o atual modelo IPv4. Toda máquina ao se conectar na internet recebe uma combinação de números chamado IP, que serve para identifica-lá na rede, semelhante como ocorre em linhas telefônicas.


Por que a Mudança?

O sistema antigo ou seja a versão IPv4 suportava apenas 4.3 bilhões de combinações de endereços possíveis. Esse número pode parecer enorme, mais o certo é que eles estão se esgotando rapidamente.

Os últimos lotes restantes já foram separados por continente e em alguns desses não estão mais disponíveis.


E o IPv6 também pode acabar?

Na teoria sim. O novo protocolo suporta até “340 trilhões de trilhões de trilhões” de combinações de endereço ou seja é um numero finito e tende a acabar um dia, só que levando em consideração o tempo necessário para se esgotar o endereço antigo, o IPv6 deve durar por muitas décadas.


Só existem 7 bilhões de pessoas na terra, então pra que tanto IP?

O acesso a rede mundial de computadores tem crescido fortemente nos últimos anos, e hoje inúmeros dispositivos tem a capacidade de se conectar a internet e a tendência é aumentar.

No futuro especula-se que até eletrodomésticos como geladeira, televisores, sistemas de eletricidade e outros irão se juntar aos Smartphone, tablets e PCs. Uma vez conectados todos esses aparelhos precisarão de um endereço IP.


E o que fazer diante dessa mudança? E a internet vai mudar?

Ao menos que você seja um administrador de redes ou trabalha na área de TI, você não deve se preocupar.

Vários especialistas da área tratam essa mudança como o novo Bug do Milênio, mas as empresas envolvidas esperam que tudo ocorra nos bastidores sem causar grandes problemas aos usuários.

Grandes empresas e portais da internet como IBM, Google, Yahoo, Microsoft e Facebook estão efetuando essas mudanças nesse exato momento e você nem está percebendo nada.


E o que significa o dia Mundial do IPv6?

O dia 06/06/2012 foi escolhido no ano passado para representar essa data simbólica e para que as empresas envolvidas conseguisse implantar o protocolo com segurança e ao mesmo tempo divulgar a importância e a necessidade dessa mudança.

Se você gostou deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.