Os clubes de assinaturas pela internet é uma das grandes tendências para o futuro e promete mudar a forma como consumimos diversos produtos. Veja como montar o seu clube de assinaturas online.
A pandemia de covid-19 trouxe profundas transformações para os negócios, sejam eles físicos ou digitais.
Novos modelos surgiram para garantir que as medidas de isolamento social não impactassem ainda mais a rentabilidade das empresas, sobretudo as do varejo.
Nesse sentido, a melhor alternativa que surge em meio ao avanço do novo coronavírus e à digitalização forçada dos canais de venda e de relacionamento é a criação de clubes de assinatura.
Esse conceito tem como principal vantagem o modelo de receitas recorrentes, garantindo mais segurança à empresa e mais comodidade ao consumidor (que recebe seus itens preferidos na periodicidade escolhida e no conforto de sua casa).
Hoje, já são mais de 4 mil clubes on-line no Brasil – e o número tende a crescer ainda mais em 2021. Mas, antes de aderir a essa onda e aproveitar suas vantagens, é preciso tomar uma série de cuidados. Confira as principais dicas:
1 – REFORÇO EM TECNOLOGIA
Vender em clube de assinatura tem particularidades distintas em relação a uma transação tradicional em uma loja virtual.
É preciso encontrar uma solução robusta que dê conta de gerar e despachar os pedidos no prazo e nas condições que o consumidor escolheu.

Portanto, o primeiro passo é buscar parceiros de tecnologia capazes de automatizar e trazer mais eficiência a esse processo com recursos próprios para esse modelo de negócio.
Assim a loja consegue otimizar mais pedidos e melhorar a experiência de seu usuário ao reduzir qualquer risco na operação.
2 – CONTROLE FINANCEIRO
Buscar boas soluções tecnológicas também ajuda a resolver um segundo ponto que merece atenção na hora de montar um negócio online: a gestão financeira.
Sim, há uma vantagem grande em ter receita recorrente em vez de vendas individuais em um cenário de incerteza econômica provocado pela pandemia de covid-19.
Entretanto, há questões burocráticas e operacionais que precisam ser respeitadas. É necessário, por exemplo, emitir as notas fiscais a cada envio do produto ao cliente e controlar essas cobranças recorrentes, debitando o valor no dia certo para evitar ruídos na comunicação.
3 – PERFIS DE COMPRAS DIFERENCIADOS
Os clubes de assinaturas evoluíram a tal ponto que as empresas criam planos e perfis de compra diferenciados.
Um consumidor que assina um serviço de entrega de vinhos, por exemplo, pode optar por receber apenas produtos de maior valor por uma quantia a mais.
Ou então clubes de livros que adotam entregas de obras inéditas ou clássicos já publicados – tudo de acordo com o gosto do cliente.
Portanto, essa estratégia precisa estar alinhada e planejada para enviar sempre os produtos corretos para cada um de seus assinantes.
4 – ANÁLISE DE SEGMENTOS
Além da parte tecnológica e da análise do perfil dos consumidores, é importante que o empreendedor faça uma investigação criteriosa sobre o segmento em que atua.
Os produtos e serviços que disponibiliza ao consumidor têm apelo para recompra periódica? Há interesse das pessoas em receberem essas encomendas a partir de um único pedido? As respostas a dessas perguntas irão nortear todas as etapas de consolidação do negócio.

Afinal, há segmentos com maior apelo para compras recorrentes, como alimentos, adegas, bebidas e farmácias, e outros que conseguem engajar pela experiência, como livros e cosméticos.
Talvez a saída seja incluir novos produtos no portfólio para atender a esse nicho. No segmento de bebidas, o hidromel está ganhando cada vez mais destaque no Brasil.
5 – CURADORIA E INFORMAÇÕES
Por fim, o empreendedor que imaginar que o relacionamento com o consumidor termina na entrega do produto está muito enganado. Na verdade, é justamente o contrário.
Os clubes de assinaturas se notabilizam por manterem continuamente um contato próximo de seus usuários, possibilitando que essa interação traga mais dados que possam aperfeiçoar o serviço como um todo.
Para isso, é preciso ir além do pedido e entregar valor em cada encomenda, seja com brindes e itens exclusivos ou com a oferta de infoprodutos como revistas, livros, entre outros que complementam o produto adquirido.
Artigo escrito por: Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para e-commerce e clubes de assinatura.