Uma landing page bem estruturada é responsável pelo sucesso de um negócio, sem dúvida alguma.
No entanto, se ela não possuir uma estrutura suficiente, há grandes chances de não ser levada a sério pelo público que a acessa.
Por isso, com algumas dicas, a sua construção será forte, assertiva e chamará a atenção dos visitantes.
O ideal é que a técnica de call to action não seja deixada de lado na hora de criar uma página. É por meio dela que haverá uma maior atratividade e, consequentemente, uma grande curiosidade por parte dos visitantes. Aproveite este artigo para explorar dicas relevantes para a sua página.
O que é landing page?
Em uma tradução literal do termo, landing page significa “página de aterrissagem”. Isso significa que ela é o local onde o visitante “aterrissa” para obter alguma informação ou para adquirir um produto.
Em seu sentido original, o termo era usado para definir uma página onde o usuário precisava passar para ter acesso a um outro site.

De uma maneira geral, os elementos contidos neste tipo de página são bem menos volumosos do que os de um site comum.
No entanto, essa estratégia é feita de modo propositivo, tendo em vista que o único objetivo da página de vendas é gerar uma conversão e, consequentemente, disseminar a popularidade de uma empresa.
Dicas para ter uma landing page de sucesso
Ainda que consiga um elemento extremamente fácil de criar, é necessário se atentar a alguns detalhes para garantir que a conversão da página de destino seja um verdadeiro sucesso. Por isso, confira, abaixo, as principais dicas para permitir que a página da sua empresa tenha mais acessos.
1. Não se inscreva
O mundo da internet acabou permitindo o acesso aos mais variados tipos de informação em um estalar de dedos.
Sendo assim, os usuários estão acostumados a acessar um site e realizar o consumo desejado em poucos minutos e, em alguns casos, em poucos segundos. Por isso, uma das dicas para a página de destino mais importante é: não se inscrever.
O ideal é que haja um CTA claro e original esperando os visitantes, uma frase capaz de resumir tudo o que a empresa deseja falar e oferecer para os usuários. A simples inclusão de “Compre agora” em um botão destacado na página fará toda a diferença.
Antes de mais nada, o objetivo mais relevante para o site deve ser definido, o que permitirá que a conversão siga por um caminho lógico.
A landing page tem como objetivo trazer informações expressas, diretas e claras para os consumidores. Maiores detalhamentos devem ficar a carga das outras páginas do site.
2. Saiba engajar pelo visual
Para os usuários que têm pressão, o ideal é saber fazer um engajamento a partir do visual, que é o primeiro elemento com o qual eles entrarão em contato.
Além disso, é por meio desse elemento que se torna possível direcionar toda a atenção do usuário para o botão de CTA, que deve estar bem posicionado.

No entanto, é válido dizer que uma página completamente em branco, com um botão brilhando no meio dela, não terá a menor visível.
Outros elementos precisarão ser trabalhados, visando uma maior qualidade para que os visitantes se interessem pelo conteúdo exposto.
Alguns dos elementos que servem como suporte para a página são:
- O nome da empresa ou do produto ao lado de sua descrição;
- Os depoimentos de outros usuários que já compraram com a sua marca;
- Uma imagem que traga impacto e que tenha relação com o produto ou serviço oferecido.
3. Use textos para garantir a conversão
Os textos também constituem a parte visual de um site e, por isso, precisam ser escolhidos de maneira cautelosa, visando garantir uma maior confiança por parte do consumidor. Por isso, o ideal é utilizar a parte escrita de uma landing page para gerar conversão de modo inteligente e prático.
É válido lembrar que as informações, embora resumidas, devem conter um significado completo e trazer pontos relevantes para os usuários.
Dessa maneira, utilizando pouco tempo de seu acesso, ele poderá saber do que aquele conteúdo em específico se trata, gerando interesse e facilitando o seu processo de aquisição.
No entanto, é importante dizer que, para conseguir ter uma boa página de destino, com força para atrair e converter clientes, será necessário focar os esforços na mão de um redator competente.
O profissional deve entender quais são as necessidades do consumidor e usar isso a seu favor no processo de conversão.
4. Aproveite todo o espaço da tela
Um dos grandes erros cometidos pela maior parte das páginas é não aproveitar, ao máximo, o espaço oferecido na tela.
Assim, ao conseguir otimizar o espaço e utilizá-lo de forma estratégica, o visitante poderá se sentir ainda mais atraído a comprar, especialmente se o local de sua compra for acolhedor e aparentemente seguro.
O ideal, antes de realizar esse aproveitamento, é escolher a quantidade de informação necessária para a sua página.
Só assim também haverá a possibilidade de decidir em qual local o CTA será melhor aproveitado. Na maior parte das vezes, o lógico é usar essa informação em uma parte que esteja imediatamente visível.
5. Adicione os menores detalhes
Na hora de realizar a conversão em seu site, é importante levar em consideração todos os detalhes, desde os menores até os maiores.

Por isso, ao construir a página, valorize ícones úteis e pequenos textos que poderão ser os responsáveis por atrair o visitante a fazer uma compra seguindo ou em direção ao site principal.
Alguns elementos podem ser considerados ao criar uma página de embarque . São eles:
- Tamanho : é importante levar em consideração todos os elementos da página e o quão espaçoso será o CTA para chamar a atenção dos visitantes;
- Cores : as cores precisam ser contrastantes e complementares, garantindo que os usuários visualizem bem a ideia que deseja passar;
- Símbolos : os símbolos poderão ser os melhores amigos das páginas de destino , especialmente as setas, que guiarão os usuários até o seu objetivo;
- Formato : é válido considerar os formatos para garantir uma melhor harmonização da página. O ideal é conversar com o designer para saber se a proposta da empresa combina melhor com ângulos curvos ou retos;
- Espaços vazios : os espaços vazios não devem ser deixados de lado, garantindo um direcionamento da visão do público.
Títulos e legendas em páginas de destino
Para finalizar este artigo, o tópico de títulos e subtítulos não poderia ser ignorado. Eles são os primeiros contatos que um usuário fará com a sua página e, por isso, precisam ser claros e objetivos a fim de fornecer um entendimento, logo de cara, do que aquela landing page se trata e qual o seu principal objetivo.
O ideal é que esse tipo de elemento seja trabalhado de forma concisa, levando em consideração a necessidade da atratividade.
Se concebidos da maneira correta, os usuários que passarem pela página irão considerar a possibilidade de fechar uma compra ou buscar por mais conteúdo.
Aproveite as dicas de como criar uma landing page poderosa para aumentar a sua taxa de conversão.