Como evitar a Cyber Falha Humana nas Empresas
Dicas Segurança

Cyber Falha Humana – Como se proteger de um Ataque de Hackers?

A Cyber Falha Humana é uma das principais causas de vulnerabilidades nos sistemas informatizados. Veja o que fazer para diminuir a possibilidade de uma invasão nos sistemas.


Cozinheiro que confundiu o prato. Piloto que cometeu uma falha no voo. Erro médico. Você se lembra de algum caso e qual foi o pior resultado?

Muitos desses problemas podem ser evitados com experiência e orientação corretas, inclusive quando falamos de cibersegurança de empresas, cujos “pilotos” dos sistemas são seus funcionários.

Alguns comportamentos humanos podem gerar falhas de segurança da informação nas empresas, abrindo brechas para ciberataques.

Como acontece a Cyber Falha Humana?

A tecnologia é algo que abre diversas possibilidades para as pessoas e as empresas, mas devemos tomar certos cuidados para evitar transtornos e prejuízos no mundo digital.

Sabe aquela mensagem de e-mail que, mesmo não sendo para você, dá uma curiosidade de ver o que tem no anexo? Pois é, eu não sei porque não abro, mas muitos fazem isso.

E aquele link que te mandaram dizendo ser algo que você quer muito? Cuidado com isso, nem sempre é tão difícil descobrir do que você gosta.

O fato é que, uma vez cometido o erro, este pode levar a estação de trabalho a ficar infectada por malware e se espalhar por toda uma organização.

O ransomware, por exemplo, é um tipo de malware que criptografa (embaralha) os dados de seus arquivos e aos quais sua estação tem acesso e exige uma fiança para decriptografá-los.

Ou seja, é um sequestro de dados. Consegue ver o quanto isto é prejudicial tanto do lado financeiro quanto de reputação para uma empresa?

Cyber Falha Humana - Evitar ataques hackers

Os botnets são outro tipo de malware que costumam se espalhar por outras estações, servidores e dispositivos ligados à internet.

Sua atuação é para tornar estes dispositivos em escravos para ações de comando remoto. Ou seja, usar seus recursos de processamento e memória para fins de ciberataques.

Também não queremos este tipo de software em nossos dispositivos, concorda?

É uma batalha sem fim, com sempre novas ameaças surgindo, como doenças que precisamos tratar. Hoje temos recursos para tentar minimizá-las, mas também precisamos pensar na prevenção.

E é neste ponto que entra a conscientização dos usuários da empresa. Note que, assim como campanhas de saúde física, precisamos de campanhas para saúde digital.

Campanhas de segurança da informação devem mostrar como a curiosidade, ingenuidade e outros comportamentos descuidados podem ser prejudiciais.

Uma sugestão seria criar mensagens de e-mail com remetentes aleatórios e links não maliciosos, mas quando clicados, levassem às mensagens de alerta sobre o que o usuário acabara de fazer, abordando assuntos como ameaças e seus impactos para o negócio.

Outra ação, mais simples, seria organizar palestras e treinamentos, presenciais ou virtuais, sobre o assunto. O importante é conscientizar!

Escrito por: André Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.